quarta-feira, 23 de julho de 2008

Secretário de Educação responde questionamentos da população

No Alerta Geral desta terça-feira, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Sebastião Maciel teve a oportunidade de responder aos questionamentos que vinham sendo feitos pela população - especialmente da zona rural - sobre as escolas sem aulas, devido às demissões dos contratados da prefeitura.

O Secretário explicou a situação dos contratatos, que foram demitidos em virtude do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Trabalho. As demissões foram por força de lei, e não se pode voltar atrás.

Maciel também expôs a realidade sobre o concurso público e os problemas que haviam, desde o edital (publicado na gestão anterior) até à aplicação da prova prática.

Ouça a entrevista na íntegra.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Convite aos representantes dos partidos e coligações

A Rádio Santa Cruz, através de seu departamento de jornalismo, convida os representantes das diversas coligações e partidos que disputam a eleição majoritária de 2008, para uma reunião a acontecer no dia 1° do agosto de 2008, às 18h no auditório do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus.

Na oportunidade, serão discutidos os parâmetros e regras que nortearão os debates promovidos pela emissora nos próximos dias 29 de agosto e 26 de setembro.

Desde já, agradecemos sua atenção e presença.

Departamento de Jornalismo
Rádio Santa Cruz - AM - 1090 KHz.


Este foi o teor do convite enviado aos diversos meios de comunicação da cidade (jornais, rádios, blogs, etc) bem como diretamente em mãos dos representantes dos partidos e coligações políticas envlvidos na eleição majoritária. Esperamos que os debates sejam limpos na sua forma e esclarecedores no seu conteúdo, para que a população de Ilhéus tenha certeza do que estará fazendo, ao votar no dia 5 de outubro.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Troféu Jornalista Otávio Moura é entregue na Feijoada da CDL de Ilhéus

Após a escolha inovadora - utilizando questionários respondidos por pessoas que integram a mídia local - a CDL de Ilhéus divulgou os vencedores do Troféu Otávio Moura, na VII edição do "Feijão Companheiro", que aconteceu sábado (19/07) na belíssima Cabana do Mirante.
Prestigiada pela sociedade ilheense, a CDL promoveu um evento de primeira linha, onde não apenas entregou os prêmios, mas proporcionou interação e integração entre comerciantes, políticos e profissionais da comunicação.


Os homenageados foram:

TV/ Retransmissora - TV Santa Cruz

Rádio AM/FM - Rádio AM Santa Cruz

Site de informações - http://www.r2cpress.com.br/
Jornalistas - Valério de Magalhães e Jonildo Glória

Radialista - Gil Gomes

Programa de Rádio - Alerta Geral

Agência de Comunicação - M21

Fotógrafo - Clodoaldo Ribeiro



sexta-feira, 11 de julho de 2008

Palanque eletrônico V


Dr. Ruy Carvalho, candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PT na coligação Acelera Ilhéus é o último entrevistado nesta primeira rodada de "Palanque eletrônico" no Alerta Geral.


Ilheense de nascimento, médico, Secretário de Saúde de 1982 a 1986, vereador eleito em 1988, candidato a prefeito em 2004 e a deputado estadual em 2006. Assumiu a presidência do Hospital Geral Luiz Viana Filho em 2007, de onde se afastou por força da Lei Eleitoral para disputar a prefeitura de Ilhéus.


A maior questão na entrevista do candidato do PT foi a coligação com o PP. "Vale tudo para chegar ao poder?" Dr. Ruy responde firmemente que não, que não é venal, mas que politicamente falando segue a liderança do presidente Lula e do governador Wagner. Assim, chamado pelo governador para lhe mostrar a necessidade de espírito público, para deixar acontecer o grande projeto de resgate de Ilhéus, se absteve de se achar auto-suficiente, e concordou com as conversações da governadoria, executiva estadual do PT e executiva municipal do PT, "numa negociação feita às claras, à luz do dia". "Divididos, a enganação iria ganhar" e para evitar um segundo erro, deixar de lado questões pessoais e querelas antigas, sem, no entanto levantar qualquer dúvida sobre a integridade e o caráter dos integrantes desta chapa, o candidato acredita que esta foi a melhor opção para o bem de Ilhéus.


Dr. Ruy afirma categorigamente o apoio do governador Jacques Wagner à coligação Acelera Ilhéus, e diz não ter qualquer dúvida sobre o fato de Wagner subir em seu palanque. "O governador tem candidato, e ele sabe disso. O candidato dele é Dr. Ruy do PT, coligado ao PP."
O candidato respondeu a perguntas feitas pelos ouvintes acerca de seus projetos, especialmente na área rural e na área da saúde. Segundo Ruy, seu primeiro ato de impacto se eleito, será tornar o município adimplente, para que não perca mais os montantes gigantescos de verbas que têm sido desviadas da cidade por conta dos débitos que "não são de prefeito, mas do município, e serão honrados."
.
******************
.
.
**************************

Palanque eletrônico IV

Estava agendado para esta quinta-feira, dia 10 de julho, o candidato pelo PSB, Newton Lima, através da coligação "É Mais Ilhéus". No entanto, apesar de contactado com antecedência através da produção do Alerta Geral, e confirmado na manhã de quinta-feira, o candidato não compareceu.



O Presidente do PSB, Magno Lavigne esteve nos estúdios da emissora, para justificar a ausência de Newton Lima, dizendo que ele estava "no interior", e "ficou ilhado, por conta da chuva". Como a proposta da emissora era a oportunidade de expor as propostas de governo de cada candidato, não caberia a fala de Magno Lavigne, ainda que como presidente do PSB.



A emissora e o Alerta Geral esperam que nas próximas oportunidades o candidato se faça presente para que o eleitor ilheense tenha o máximo de informação para fazer sua escolha no próximo dia 5 de outubro.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Palanque eletrônico III

O Alerta Geral desta quarta-feira, dia 09 de julho recebeu o candidato a prefeito pelo PR, Carlos Machado Andrade Filho, popularmente conhecido como Cacá Colchões. Administrador de Empresas com habilitação em finanças, e técnico em contabilidade, Cacá é comerciante em Ilhéus e tem como vice em sua chapa o comerciário Eduardo Lima, ligado ao Sindicato dos Comerciários de Ilhéus.

O PR sai sozinho, sem coligação com nenhum outro partido. Perguntado: "confia em quê?" Cacá responde que confia primeiramente em Deus e depois na sua experiência de urna, com 16.985 votos em Ilhéus, para deputado federal, como um fato histórico, a maior votação que Ilhéus deu a um deputado federal.

Cacá diz não ter conseguido coligar-se com outras agremiações partidárias por não poder oferecer contra-partidas financeiras bem como motivos ideológicos, dos quais não abre mão. Mas admite a possibilidade de abrir mão de sua candidatura em favor do candidato do DEM, se for o caso de que pesquisas demonstrarem que vale à pena uma junção das duas candidaturas na reta final.

O PR está lançando sete candidatos a vereador, precisando de 1.100 votos cada um para eleger um candidato, e para minimizar esta dificuldade, Cacá espera o voto de legenda. Espera também que, se eleito, tenha o apoio de vereadores de outros partidos para governar.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.

***************

.

***************

terça-feira, 8 de julho de 2008

Palanque eletrônico II


Nesta terça feira o candidato do partido Democratas, Dr. Antônio Carlos Espírito Santo foi o entrevistado do Alerta Geral. Nascido em Camamu, veio morar em ilhéus em 1970, já como médico. Recebeu o título de Cidadão Ilheense e a Comenda de São Jorge dos Ilhéus em 2003.

Durante 6 anos foi diretor-presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, onde fez uma administração que deixou o Abrigo reformado e pronto para receber 100 idosos. Já foi presidente do Rotary Clube de Ilhéus, e atualmente além do seu consultório, atende idosos no NAE - Núcleo de Assistência Especializada. Dá plantão na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho, na UTI do Hospital São José e na Casa de Saúde São Jorge, prestando há 38 anos relevantes serviços médicos à nossa cidade. Há 13 anos é especialista em Geriatria, e o único da região.

Candidato pelo DEM, esta é a primeira vez que se filia a um partido político, mas se considera um político, sim, apesar de não ter experiência política, "como todos que começaram um dia", mas se considera experiente em administração, com uma gestão participativa, como a que realizou no Abrigo.

Diz não ter feito alianças com outros partidos por falta de sintonia ideológica. Considera que apenas o candidato Cacá Colchões se afinaria ideologicamente, e não aceitou "lotear a prefeitura e fazer mau uso do que é do povo, antes mesmo de ser eleito".

Dr. Espírito Santo afirma não temer governar a cidade sem ter maioria na Câmara, pois crê que, independente de sigla, a Câmara terá maturidade para agir de acordo com os interesses da cidade.
************
.
***************
O entrevistado de amanhã, quarta-feira, é o candidato pelo PR, Carlos Machado, popularmente conhecido como Cacá Colchões.

Opinião - 8 de julho - O rádio e seu papel na política

Elias Reis em seu editorial desta terça-feira comentou sobre o rádio e seu valor de informação e formação para com seus ouvintes. Reafirmou que o comunicador não tem o direito de manipular a notícia, e que, aqui na Santa Cruz a proposta é dar ao seu público fiel a oportunidade de conhecer o que acontece na região e, no momento, as propostas políticas dos diversos candidatos.

Ouça o comentário aqui.


***********

***********

Palanque eletrônico I

O candidato da coligação Trabalho e Transparência, formada pelo PSOL e pelo PDT não compareceu ao estúdio da Rádio Santa Cruz nesta segunda-feira. O representante da coligação e vice-presidente do PSOL ilheense, Edson Ferramenta, procurou a produção do Alerta Geral por volta das 11:30h, comunicando que problemas pessoais levaram o candidato André Luiz a se ausentar da cidade, não podendo assim participar do programa.



Infelizmente, para esta rodada de entrevistas, que segue até a próxima sexta-feira, os ouvintes da Santa Cruz e os leitores deste blog serão privados da oportunidade de ouvir as propostas de governo do candidato André Luiz.



O entrevistado de hoje será o candidato do DEM, Dr. Espírito Santo, e os ouvintes podem participar fazendo perguntas pelos telefones 3634-5521 e 3634-5157.



Lembramos aos ouvintes que as entrevistas girarão em torno das propostas e projetos de governo de cada candidato, não devendo, então, direcionar as perguntas como ataques pessoais a qualquer um dos entrevistados ou de seus adversários políticos. Tendo esse cuidado, as perguntas passarão por uma triagem da produção do programa, para que possamos ter um espaço aberto e limpo, onde se discutam idéias de uma maneira adulta e disciplinada.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Opinião - 7 de julho - O cristão e a política


No Alerta Geral desta segunda-feira, o radialista Elias Reis comentou sobre o papel do cristão (seja católico ou evangélico) na política, tomando como base o exemplo de Jesus Cristo, que foi o maior político que já existiu, lutando pela justiça social e se colocando em defesa dos pobres.


Elias cobra de quem se diz cristão, uma postura, seja ela qual for, exceto a de ficar "em cima do muro". Como o próprio Jesus disse: "seja frio ou quente, mas não morno, para que não seja vomitado da minha boca." O cristão que se envolve com a política, seja como candidato a algum cargo eletivo ou seja como eleitor, participante ativo do processo democrático, não deve ser criticado. Pelo contrário, deve ser estimulado a se envolver, fazendo a "boa política", limpa, coerente e não corrompida .


**************

PALANQUE ELETRÔNICO

A Rádio Santa Cruz promove, a partir de HOJE no programa Alerta Geral o Palanque Eletrônico, onde os candidatos a prefeito terão a oportunidade de expor suas propostas em entrevista com os radialistas Jota Carlos e Elias Reis.

Veja a nossa agenda:

Segunda - 07/07 - André Luís - PSOL
Terça - 08/07 - Dr. Espírito Santo - DEM
Quarta - 09/07 - Cacá Colchões - PR
Quinta - 10/07 - Newton Lima - PSB
Sexta - 11/07 - Dr. Ruy Carvalho - PT

Vai perder???

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Vereador Joabs Ribeiro no Alerta Geral


Elias Reis e Jota Carlos receberam no Alerta Geral desta sexta-feira o vereador e advogado Joabs Ribeiro, para falar sobre as implicações da Resolução 021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que veio derrubar as modificações feitas pela Câmara Municipal de Ilhéus (e Itabuna e várias outras cidades) que aumentavam o número de cadeiras nas respectivas Casas.


O cerne da questão consiste em que o art, 29 inciso 4, alínea a da Constituição Federal (CF) que diz que as cidades com até um milhão de habitantes podem ter entre 9 e 21 vereadores, e faculta aos municípios e estados, para de forma residual decidirem o número de cadeiras. Cabe assim, segundo o vereador, ao município, normatizar e definir como Lei Complementar, o que foi feito durante o mês passado, definindo as vagas em 17.


A opinião de Joabs é que os partidos e coligações continuem fazendo suas contas como se fossem 17 vagas na Câmara, pois apesar de, segundo a Lei em vigor, serem diplomados apenas 13, a União dos Vereadores do Brasil está agindo, fazendo pressão para que o Congresso Nacional vote a PEC 333, e assim os quatro primeiros suplentes são "candidatíssimos a assumir".


**********

Opinião - 4 de julho - A matemática da política

O Alerta Geral recebe, a partir de hoje, a colaboração do radialista Elias Reis. O comentário de hoje foi sobre a "matemática da política".

Com o retorno do número de vagas a 13, na Câmara Municipal de Ilhéus, as coisas mudam de figura... e as coligações que faziam contas de eleger três, quatro ou até cinco vereadores, precisam refazer suas contas.

Também é preciso tomar cuidado com o salto alto e o grito de "já ganhou" antes dos votos computados. É bom lembrar de exemplos passados, como o de Paulo Souto, nas últimas eleições, quando as pesquisas de boca-de-urna davam sua vitória no primeiro turno, e o que aconteceu foi a vitória de Jacques Wagner já no primeiro turno.

Ouça aqui o comentário de Elias Reis.


*******

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Opinião - 3 de julho - Câmara aprova MP da Ferrovia 334

Na última sexta-feira, antecedendo o recesso parlamentar, a Câmara Federal aprovou a Medida Provisória (MP) 427/2008, relatada pelo deputado Jaime Martins (PR-MG), que que altera o Plano Nacional de Viação (PNV) para incluir novas ferrovias e ampliar o traçado de outras já existentes. Entre elas, está a que liga Ilhéus à cidade de Alvorada, no estado do Tocantins, passando por Brumado, Iboptirama e Luís Eduardo Magalhães.

Jota Carlos comenta a aprovação da MP e as necessidades da nossa cidade na área dos transportes: aeroporto, Porto Sul e todo o complexo viário a ser implantado.

Ouça aqui.



***********

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Nova voz no Alerta Geral


Desde a última segunda-feira, dia 30 de junho, o Alerta Geral está sob o comando do radialista Jota Carlos. Gil Gomes, que teve sua candidatura a vereador pelo PP homologada na convenção do dia 29 de junho, se afastou dos microfones, cumprindo a determinação da Lei Eleitoral.

Jota Carlos conta com todo apoio da equipe da Santa Cruz, com a produção de Anabel Cavalcanti, e os repórteres Raimundo Jackson, Ivonete Vasconcelos, Bira Madureira, Oscar Valente e Walter Santos, assim como o pessoal da técnica: Brito Júnior e Edmundo Santos.






Ao amigo Jota, nossas boas vindas, desejando que esses meses sejam de sucesso para todos nós!


*****