quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Debate político em Ilhéus e em Salvador. Este ano haverá fujão???

Por Elias Reis


No último dia 18 de agosto, a Rádio Sociedade da Bahia, através do seu departamento de jornalismo (leia-se, Alessandro Isabel e Sra. Sheila Pereira - (71) 3486-3272/ 3210/ 3211/ 3212), enviou para todos os candidatos à prefeito da cidade de Ilhéus, convites para participarem de debate político no próximo dia 10 de setembro. Leia com exclusividade abaixo íntegra do texto/convite:

“A Rádio Sociedade da Bahia 740 AM, a maior emissora da rádio do Norte / Nordeste, vem através deste comunicado, convidar os candidatos à prefeitura da cidade de Ilhéus a participarem do debate que acontece no estúdio principal da rádio.

A Rádio Sociedade vem realizando ao longo dos últimos meses uma série de entrevistas (individuais) e debates com as principais prefeituras do estado, apresentando, até o momento, 100% de confirmações por parte dos prefeituráveis.

Realizamos entrevistas com as prefeituras de Salvador, Lauro de
Freitas, Camaçari, Simões Filho, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Candeias e Dias D'avila. Com estas cidades iremos concluir com os debates que ocorrem durante todo o mês de setembro, incluindo a cidade de Ilhéus.

O Debate com os candidatos à prefeitura de Ilhéus acontece no dia 10 de Setembro de 2008 (Segunda-feira), às 08 horas da manhã, tendo como mediador o radialista e apresentador José Eduardo (Bocão). A confirmação para a participação do candidato à prefeitura de Ilhéus no debate da Rádio Sociedade, (...), deve ser enviada pelo candidato ou responsável, devidamente assinada no prazo de 2 (dois)
dias úteis, após a recebimento deste e-mail. O fax da é rádio (71) 3486-3214.

Sem esta confirmação o candidato está dispensando a participação no debate e não terá uma segunda oportunidade. Certo de que os candidatos estão cientes da importância do debate da Rádio Sociedade, esperamos uma resposta favorável”.


Com regras pré-estabelecidas não existe o porquê de se faltar. É um momento para se discutir no campo das idéias, das propostas e projetos para uma cidade melhor. O debate é talvez, o espaço mais democrático num processo político onde o sujeito principal é o eleitor.

Majoritariamente não existe nada decidido em Ilhéus, e o debate é a oportunidade para se traçar as idéias e mostrar competência e conhecimento das causas e pontos cruciais que passa o município: Educação, saúde, emprego, transporte alternativo, lazer, turismo sustentável, desenvolvimento e qualidade de vida.


“O debate político é algo essencial num regime democrático
e somente os covardes e inaptos fogem”.

(Ciro Gomes, Dep. Federal-CE).

Em 2004 Ilhéus viveu um episódio lastimável, quando na ânsia de querer mudar por mudar, terminou dando passos para trás. O candidato do PMDB foi uma ‘febre’ e até mesmo a sua ausência no debate, naquela oportunidade, foi considerado, pelos cegos políticos, como algo louvável. Deu-no-que-deu! Ilhéus mergulhou no marasmo, na inércia e na falta de visão político-administrativa. Literalmente foi a terra dos caranquejos.

Neste pleito, não só a Sociedade da Bahia, mas, principalmente a Rádio Santa Cruz de Ilhéus, realizará debate no intuito explicitamente de fortalecer a democracia, objetivando colaborar para o discernimento das propostas dos candidatos, visando tão somente aos eleitores, na escolha certa e consciente do seu candidato.

Conhecendo a postura de todos os postulantes à prefeitura de Ilhéus (Dr. Ruy, Dr. Espírito Santo, Cacá Colchões, André Luis e Newton Lima), percebemos que a situação é outra e creio ainda, que nenhum dos nobres candidatos vai querer passar a ser tachado de Fujão II. Todos estão preparados e são conhecedores dos reais problemas da cidade, portanto, não há o que temer.

Aliás, lembro-me da frase que mais encaixa para um fujão, que foi dita em 2004 pelo então candidato a prefeito pelo PSTU em Ilhéus, Magno Lavigne, em referência ao candidato Valderico Reis “Não participar de um debate democrático nada mais é do que fugir das responsabilidades e não ter propostas. Além do medo e da frouxidão, é um verdadeiro desrespeito aos munícipes. Chega de aventureiro!”.

Como coordenador do debate naquela ocasião, lembro-me também das justificativas dos “amiguinhos” ligados à Valderico Reis: “Vardé está bem nas pesquisas e não precisa participar de nenhum debate. Vardé não é bom de oratória, conhece quase nada de administração pública, ainda não têm projetos definidos e esse debate pode queimá-lo”.

Resultado: A inabilidade torrou Ilhéus!

Até semana que vêm saberemos se teremos ou não um novo fujão.

E, se surgir, já temos o título definido para o próximo artigo: Fujão II.

Nenhum comentário: