quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Gás Natural: Um novo caminho

A Bahiagás, empresa mista onde são acionistas o governo do estado, a Petrobrás e a japonesa Mitsui Gás, promoveu hoje uma palestra de esclarecimento à imprensa, e representantes da sociedade civil organizada na cidade de Itabuna, sobre a vinda do GASENE - Gasoduto Sudeste-Nordeste à nossa região, oferecendo também um delicioso almoço na Churrascaria Los Pampas.

O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães falou com exclusividade à repórter Ivonete Vasconcelos sobre o projeto do gasoduto, que em 940 Km atravessa o litoral da Bahia, de Mucuri a Catu. Com um investimento de 130 milhões de reais, Davidson enxerga este momento como um novo "círculo virtuoso" para a economia da região, comparado ao que aconteceu na década de 50, com a criação da CEPLAC, e ainda melhor, pois independe do mercado internacional e será um gerador de desenvolvimento.

Na palestra apresentada aos convidados, foram colocadas as vantagens do gás natural, especialmente o gás "não associado" ao petróleo, sendo uma fonte de energia limpa, mais barata que o GLP, o tradicional "gás de cozinha" (butano), menos poluente pois libera menos quantidade de CO2, e também mais seguro que o GLP, já que é menos denso que o ar, e se dissipa com mais rapidez, tornando menor a possibilidade de acidentes.

O gás natural será oferecido num primeiro momento à rede de postos de combustíveis, e também serão atendidas as indústrias e redes comerciais, dando um impulso de desenvolvimento à região. A oferta de combustível mais barato atrairá novas indústrias e será motivadora de competitividade entre as que já existem, gerando empregos nas áreas de serviço, comércio e hotelaria, entre outras.

As obras de construção do GASENE na região devem começar em 2009, com previsão de estarem finalizadas em 2010.

Ouça aqui a entrevista com o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

******

******

Nenhum comentário: