terça-feira, 30 de junho de 2009

COMERCIANTES INFORMAIS VÃO TER DIREIRO AO INSS.
Lei do Empreendedor, criada em dezembro do ano passado, entra em vigor no início de julho e deve tirar da informalidade mais de 800 mil comerciantes só na Bahia. Devem ser contemplados vendedores ambulantes, taxistas, costureiras, sapateiros, artesãos, borracheiros, babás e vidraceiros. Com a medida, esses profissionais poderão se inscrever no INSS e ter direitos como auxílio-doença e aposentadoria. Cada profissional vai contribuir com R$ 51,15 por mês – cerca de 11% do salário mínino – e ter direito aos benefícios da Previdência Social. “Saindo da informalidade, ele passa a funcionar como empresa individual”. Cada trabalhador informal vai se tornar um pequeno empreendedor, com registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso significa que vai ser possível emitir notas fiscais, evitando a apreensão das mercadorias, e até participar de licitações. O primeiro passo é se cadastrar no site www.portaldoempreendedor.gov.br, mas só a partir do dia 1º de julho. Depois, é preciso levar uma cópia da carteira de identidade e do CPF até a Junta Comercial da Bahia.
BRASIL NÃO CONSEGUE REDUZIR CORRUPÇÃO.
Em dez anos de medição, os indicadores brasileiros de combate à corrupção não tiveram "mudança significativa", de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Mundial. Embora tenha havido uma leve melhora nas estatísticas entre 2007 e 2008, a pequena variação dentro da margem de erro significou que este avanço foi "estatisticamente insignificante", de acordo com o critério do banco.
FERIADO.
Quinta-feira, 2 de julho, é feriado no Estado. No dia que se comemora a luta pela Independência da Bahia. Confira como será o dia 2 de julho. Bancos - Fecham na quinta-feira e reabrem na sexta normalmente. Contas e cobranças com vencimento no dia 2 de julho poderão ser pagas no dia seguinte sem cobranças de multas e juros. Correios - Na quinta, apenas a agência do Aeroporto funcionará em horário especial, das 8h às 12h. Na sexta, a agências funcionam das 8h às 17h. Cada lojista decidirá se abrirá ou não.Estaduais - Fecham na quinta e sexta-feira. Ministério Público - Fecha na quinta e na sexta-feira. Tribunal de Justiça - Fecha na quinta e na sexta-feira. Municipais - A prefeitura decretou ponto facultativo para a sexta-feira, e somente na quarta-feira, 1º, será decidido quais serviços funcionarão.

CADASTRADOS DIZEM QUE NÃO SÃO INDIOS.
Um grupo de pessoas cadastradas pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) como descendentes de índios Tupinambá pediu nesta segunda-feira, dia 29, o descadastramento, por considerar irregular a forma que foram induzidos a se auto-intitular descendentes desta etnia. Eles avaliam que foram usados politicamente para aumentar o número de supostos índios nos municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, recebendo em troca propostas de vantagens pessoais. Os Tupinambás lutam pela retomada de 37 mil hectares no sul da Bahia, de acordo com proposta formulada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e que vem sendo questionada por pequenos produtores que detêm a posse da terra. Nessa primeira etapa, cerca de 50 pessoas serão descadastradas. O agricultor Carlos Guedes Alves tem desde 1992 uma área de 6 hectares no povoado de Santo Antônio, zona rural de Ilhéus. Ele diz que foi procurado por índios e estimulado a se cadastrar por que passaria a ter assistência médica de qualidade e garantia de recursos federais. A nossa repórter Del Santana, entrevistou alguns deles, que confirmaram a arrependimento de aceitarem tal cadastramento.

Recesso.
A Câmara de vereadores de Ilhéus irá encerrar os trabalhos do 1º semestre nesta terça-feira, quando será realizada a votação do Projeto de Lei 040/2009, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para 2010. De autoria do executivo municipal, o projeto foi encaminhado à câmara para que possa ser aprovado e posteriormente sancionado pelo prefeito Newton Lima.De acordo com o presidente Jailson Nascimento, com a votação da LDO, os trabalhos legislativos retornam no dia 03 de agosto. Entre as novidades para o segundo semestre estão as Sessões itinerantes nos bairros e distritos da cidade.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

DEPUTADOS BAIANOS EM PERIGO.
Parlamentares estaduais e federais baianos correm o risco de ter a candidatura inviabilizada para o ano que vem caso permaneçam com pendências diante do fisco. A questão se arrasta desde 2000, quando a Receita Federal decidiu cobrar Imposto de Renda (IR) sobre os valores recebidos pelas convocações extraordinárias e ajudas de custo dos então deputados estaduais na Legislatura de 1985 a 1989. São cerca de 100 políticos nessa situação e, na época, o cálculo aproximado era o de que todos, somados, deviam cerca de R$ 6 milhões. Mas, segundo Graciliano Bonfim, procurador na Assembléia Legislativa (AL) e encarregado do caso na Justiça, os parlamentares podem ficar tranqüilos porque até setembro a situação deverá ser resolvida, favorável ao Legislativo.

Comenda.
O secretário de Turismo da Bahia, não compareceu em Ilhéus para receber homenagem (a comenda São Jorge dos Ilhéus) que receberia no dia da cidade. A população não vinha aceitando a homenagem, por entender que Domingos Leonelli ainda não tem serviço prestado ao município para receber um titulo tão importante como esse, uma vez que Ilhéus é carente em investimentos turísticos, e não há sinalização da Secretaria Estadual de Turismo para esses investimentos necessários. ”Precisamos escolher melhor os nossos homenageados”.

Nos bastidores.
Nos bastidores da Política de Ilhéus o que muito é comentado é futuro fortalecimento da oposição na Câmara ao prefeito Newton Lima. Os Vereadores estariam insatisfeitos com o executivo, uma vez que o tratamento recebido não é um dos melhores. Embora o governo diga que tudo vai bem. A informação, é que depois do recesso o bloco oposicionista será engrossado com nove dos treze vereadores.

Negligencia.
No ultimo fim de semana, um jovem de 24 anos, morreu no Hospital Geral Luiz Viana Filho, por negligencia do médico plantonista, que não atendeu chamado do hospital e da família da vitima. O tio do jovem disse que vai tomar todas as medidas para processar o médico. O rapaz que trabalha em um hotel em Una, chegou ao Hospital Geral por volta das 23hs da última sexta-feira e veio a óbito por volta das 6hs da manhã do sábado passado. Os parentes disseram que vão recorrer ao Ministério Público, Conselho de Saúde, Comissão de Saúde da Câmara e ao Cremeb.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

NETO DE SARNEY EMPRESTAVA DINHEIRO A FUNCIONARIOS DO SENADO.
Proprietário de uma das empresas que negocia empréstimos consignados para servidores do Senado, José Adriano Cordeiro Sarney divulgou nota nesta quinta-feira negando que tenha sido favorecido por seu avô, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para conseguir fechar negócios com a instituição. Segundo José Adriano, as “insinuações são descabidas”. Assim como fez Sarney ao rebater as denúncias de irregularidades durante sua gestão no Senado, destacando sua história na política, José Adriano sustenta que tem qualificação profissional para atuar no setor de consignados.
E por falar nisso... O Psol pode ampliar a representação que pretende apresentar contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e incluir outros ex-presidentes da Casa no processo. Nomes como o de Renan Calheiros (PMDB-AL) e Garibaldi Alves (PMDB-RN) também poderão integrar o pedido do partido, conforme informou nesta quinta-feira o senador José Nery (Psol-PA), depois de se reunir com membros do partido, entre eles, com a presidente nacional da legenda, a ex-senadora Heloísa Helena. Por causa do desejo do partido em criar uma CPI no Senado para apurar as denúncias dos atos secretos e de contratos irregulares, a bancada decidiu não entrar com o pedido hoje. Na visão de Nery, a criação de uma CPI teria mais poder investigativo do que uma representação. Por esta razão, mesmo sendo considerada difícil ou quase impossível a coleta das 27 assinaturas necessárias, ele pretende insistir em reunir as assinaturas para criar a comissão.

A CBF antecipou a data da partida entre Flamengo e Vitória.
O jogo, antes programado para acontecer no dia 5 de julho, domingo, será realizado no dia 4, sábado. O horário continua o mesmo, às 18h30. Também foram alteradas as datas de Corinthians x Fluminense - de 5 de julho, às 16h, para 8 de julho, às 21h50 - e Atlético/MG x Botafogo - de 4 de julho, às 18h30, para 5 de julho, às 16h. Antes de alterar a data do jogo, a CBF já havia transferido o local de Flamengo x Vitória, do Maracanã para o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV e pelo PFC.

IPI REDUZIDO SERÁ DEFINIDO NA SEGUNDA-FEIRA.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta quinta-feira (25) que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciará na próxima segunda-feira (29) se será prorrogada a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carros novos. A medida perde a validade na terça-feira (30). “Na segunda-feira, o ministro Mantega vai ter uma conversa comigo e, depois, vai anunciar algumas coisas. Não sei o que tem no pacote que ele vai conversar comigo. Espera que seja o melhor possível para o Brasil”, disse o presidente, em entrevista após evento no Palácio do Buriti. Lula informou ainda que vai acertar os detalhes com o advogado-geral da União (AGU), José Antonio Dias Toffoli, antes de sancionar a Medida Provisória 458, que trata da regularização de terras públicas na Amazônia. O prazo para sanção da MP encerra-se nesta quinta-feira (25). A previsão é que Lula vete artigo que autoriza a transferência de áreas para empresas.

MP CONCLUI NA PROXIMA SEMANA ESQUEMA DE FRAUDE.
O Ministério Público baiano tem até o próximo dia 3 de julho para manifestar-se sobre o inquérito policial produzido a partir das investigações da Operação Nêmesis, que desmontou um esquema de fraude em licitações na Polícia Militar da Bahia em março último. Com seis volumes e quase 1.500 páginas, o inquérito está sendo analisado pelos promotores de Justiça Marco Antônio Chaves e Luiz Augusto de Santana, titulares respectivamente das 4ª e 8ª Promotorias de Justiça Criminais, que afirmam já ter detectado provas suficientes da prática de crimes contra a Lei de Licitações por uma organização criminosa formada por servidores públicos civis e militares, além de terceiros que participavam do esquema como parte interessada. A fraude consistia no superfaturamento e direcionamento do processo licitatório para a empresa Júlio Simões e, de acordo com os promotores, a participação de servidores da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) foi decisiva para a sua consecução.

CRIME AMBIENTAL.
Segundo um ouvinte de nome Cosme, morador do Banco da Vitória, alguns donos de cabanas estão jogando copos plásticos no leito do Rio Cachoeira. Ele disse que isso é um crime, traz conseqüências para o povo.Há alguns anos, muitas famílias eram sustentadas com a pesca daquele rio, hoje a escassez é grande em virtude da poluição, principalmente a partir de Itabuna. A Secretaria de Meio Ambiente precisa adotar medicas cabíveis, como fiscalização, campanhas e multas. Outro grande problema do Rio Cachoeira, é relacionado aos detritos que os matadouros jogam nas águas do rio. Um absurdo.

NEWTON LIMA.
Hoje em nosso programa foi entrevistado o prefeito Newton Lima, que falou sobre diversos assuntos, a exemplo da ZPE, Complexo Intermodal, Aeroporto dentre outros. Disse que já fez muitas obras, mas que não faz questão de explorar isso politicamente. Prefiro fazer e entregar a população, sem precisar esperar pra inaugurar no dia do aniversario da cidade, disse. Indagado sobre projetos para a cidade, o prefeito disse; Estamos articulando a implantação com um grupo Português de um shopping Center em Ilhéus, inclusive o pessoal já pesquisou a cidade, olhou a Avenida Soares Lopes, e as negociações estão avançadas. Estivemos em São Paulo e conversamos com um dos diretores do Atacadão Carrefour, e também as negociações estão avançadas, tão avançadas que recebi um e-mail do diretor da empresa garantindo a implantação do Carrefour em Ilhéus, já começando a construção agora em Julho, eles só exigiram um apoio logístico, e isso nós vamos concretizar.Também estaremos com investimentos do Ministério das Cidades, para a construção de casas no Teotônio Vilela, a nossa contrapartida é de 1,8 milhão, fizemos uma parceria com o estado e o estado entrou com 900 mil reais, e as obras inclusive já foram iniciadas e a nossa contrapartida também foi depositada. Portanto, estamos trabalhando pelo município, embora as dificuldades sejam grandes.Sobre a relação com a Câmara, ele disse que não vê problemas, tem uma boa relação com os vereadores, e o governo está apto a atender os reclames do povo, não tenho informação de que a maioria fará oposição ao nosso governo, finalizou o prefeito.

terça-feira, 23 de junho de 2009

EXONERADO PORQUE QUERIA SER DEPUTADO.
O presidente do PSDC errou ao lançar sua pré-candidatura a deputado estadual, já que estava na base do governo municipal. Todos são sabedores que o governo vai marchar com a deputada estadual Ângela Sousa, que tentará a reeleição. Alguns membros do partido tentaram mostrar ao presidente que o caminho traçado por ele, além de prematuro é inviável. Lançar sua candidatura sem consultar os vereadores do partido, o prefeito Newton Lima (já que pertence à base do governo), é um erro gigantesco. Agora o presidente do PSDC prega dentro da agremiação uma oposição ao governo municipal, e vem com o discurso já preparado para os vereadores. Segundo um assessor de um dos vereadores do PSDC, o edil não seguirá o desejo do presidente, por achar que a idéia é fisiologista. “Quando o presidente do PSDC estava com o cargo dentro do governo nunca falou em oposição, agora que foi exonerado, quer ser oposição” salientou o assessor. Segundo uma fonte, um vereador do PSDC ainda tenta uma articulação para evitar a candidatura prematura, e também, conseguir o retorno do presidente do PSDC, para um cargo importante dentro da administração municipal.

PS; Essa nota é do blog Agravo. Então Jorge Farias, foi exonerado por que pretendia ser candidato a deputado? É o que diz a nota. Até entendo que é uma tarefa desafiadora para ele, uma vez que quando colocou seu nome para vereador obteve 30 votos, mas ser demitido por isso...

NÃO CONSIGO ENTENDER.
O São João em Ilhéus, será animado por Luiz Caldas, cantor que já fez sucesso com fricote e deboche... Como o povo sempre é debochado...

* Porque as escolas municipais ficam sem a merenda escolar, mesmo o governo federal mandando a verba.

* Porque os garis tiveram que fazer protestos para receber o vale-transporte, sendo que é um direito deles, não é favor que se faz, mas sim o cumprimento de uma lei.

* Porque todo mundo diz que o secretariado de Newton precisa ser mudado, só ele não acha isso. É por isso que o governo patina em serias dificuldades, não tem planejamento nem projetos. É um secretariado extremamente cansado, sem idéias, sem futuro.

* Porque ficam dizendo que a ZPE depende do projeto que se fala para escoamento de minério. A ZPE não depende desse complexo...

PARABENS ILHÉUS.
Estamos a 475 anos construindo o futuro de Ilhéus. Você faz parte dessa construção diária. A nossa gente é lutadora, hospitaleira e que ama sua cidade, semeando ações para colher conquistas, buscando no presente o futuro. Desejamos que as vitórias de Ilhéus sejam sempre crescentes, contemplando seu povo com uma vida digna e mais justa.
Parabéns Ilhéus, estaremos juntos com você rumo aos seus 500 anos...

PROJETO VISA PROIBRIR CIGARRO EM AMBIENTE FECHADO.
Tramita na Câmara de Vereadores de Ilhéus o Projeto de Lei Nº 051/09 que dispõe sobre a proibição de fumar em ambientes fechados de estabelecimentos públicos e privados, no âmbito do município de ilhéus. Em Salvador desde o dia 1º de maio de 2009 esta lei já se encontra em vigor prevendo multa que varia entre R$ 200 e R$ 2 milhões tanto para os donos dos estabelecimentos, como para o fumante. Com esta lei, o fumo somente será tolerado

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Prioridade para doentes graves será lei.
O Senado aprovou projeto de lei 145/2004 do senador César Borges (PR-BA) que garante prioridade na tramitação de processos judiciais aos portadores de doenças graves e idosos acima de 60 anos. A votação é final e a proposta agora será encaminhada para sanção do presidente da República. A proposta foi aprovada no Senado em 2006, para onde voltou, após melhorias feitas pela Câmara dos Deputados, para confirmação ou rejeição das mudanças. Alguns acréscimos feitos na Câmara dos Deputados foram mantidos pelo relator do projeto no Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP), entre estes a inclusão da preferência também para os processos administrativos. Para César Borges, a nova lei salvará vidas que dependem de uma decisão judicial, como nos processos para tratamento de doença ou de indenização financeira. Este é o quinto projeto seu que vira lei, desde o início do mandato.
SECRETARIA DE SAUDE SE PREPARA PARA VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA.
Com o intuito de imunizar crianças com idade inferior a 5 anos de idade contra poliomielite (paralisia infantil), a Secretaria de Saúde de Ilhéus vem concentrando os trabalhos na zona rural do município nesta primeira etapa da campanha. A previsão dos técnicos da secretaria é cumprir a meta que é 19 mil e 250 menores. Mesmo assim a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, conforme informação da diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Cássia Virgínia Brito. Embora o dia nacional da campanha de vacinação seja em 20 de junho uma equipe multidisciplinar – vacinadores, registradores, enfermeiros e inclusive motoristas – já se encontra em campo de segunda a sexta-feira fazendo varredura em todas as localidades da zona rural com o objetivo de assegurar a imunização em crianças menores de 5 anos. “Desde o dia 8 deste mês que estamos intensificando essa ação para que nenhuma fique sem ser vacinada a fim de ser protegida contra a pólio”.
Postos fixos e móveis – Cássia Virgínia Brito explica que durante o dia nacional da campanha da vacinação a Secretaria de Saúde vai disponibilizar 42 postos de vacinação entre fixos e móveis em toda sede do município, “ou seja, no centro e em toda a cidade. Além disso, teremos também o trabalho voluntário do pessoal de apoio que são os atiradores do Tiro do Guerra que sempre são mobilizados para essa ação”. A enfermeira diz que em paralelo a esse trabalho estão sendo vacinadas crianças que se encontram em escolas e em creches.
CIVIL ACEITA PROPOSTA.
Os policiais civis aceitaram na manhã desta quarta-feira (17), a proposta oferecida pelo governo depois de um dia de negociações na terça (16). O Estado oferece 54% de reajuste salarial e 55% de adicional referente a Condições Especiais de Trabalho (CET), com pagamento previsto para 2011. De acordo com Marcos Mauricio, representante do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), a categoria continua em estado de greve, a espera de um documento assinado pelos representantes do governo confirmando o acordo que foi feito. Dessa forma, a greve geral que está marcada para acontecer no próximo sábado (20) ainda não foi cancelada, pois o sindicato espera o governo protocolar o acordo para que eles voltem com as atividades normais. Durante esta campanha de reajuste salarial, os policiais civis fizeram quatro paralisações de 72 horas desde o dia 11 de maio.

SENADO APROVA PEC DOS VEREADORES.
Sob pressão de vereadores e suplentes, o Senado aprovou nesta quarta-feira, por 62 votos a 4, a chamada PEC (proposta de emenda constitucional) dos vereadores, que reduz os gastos das Câmaras Municipais do país. A proposta fixa percentuais de gastos para as Câmaras de acordo com o tamanho dos municípios --que variam de 6% a 3,5%. O texto segue agora para votação na Câmara. Para aprovar a PEC, o suplente de vereador Aroldo de Azeredo (PSB), de Itiúba (BA), chegou a realizar greve de fome dentro do Congresso. Os suplentes acreditam que vão assumir cadeiras nas Câmaras de Vereadores com a aprovação da PEC. É que a Câmara dos Deputados se comprometeu a pedir a promulgação da PEC que cria 7.343 vagas de vereadores se a redução dos gastos das Câmaras Municipais fosse votada no Senado. No final do ano passado, o Congresso aprovou PEC que aumentou em 7.343 o número de cadeiras de vereadores em todo o país. Na época, os parlamentares retiraram do texto o artigo que reduzia os percentuais de repasse das receitas dos municípios para as Câmaras. Com a mudança, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), porém, reduziu em 2004 o número dos vereadores no país, mas manteve o mesmo percentual de repasses. De 2004 para cá, as Câmaras tiveram os números de vereadores reduzidos, mas mantiveram a mesma arrecadação --por isso o Congresso analisou a segunda PEC para reduzir os gastos das Câmaras Municipais.Mudanças.A PEC prevê a redução para 6% nos gastos das câmaras localizadas em municípios que têm entre 101 a 300 mil habitantes. Cidades com 301 mil a 500 mil habitantes poderão gastar até 5% do orçamento. Os municípios com 501 mil a 3 milhões de habitantes deverão reduzir para 4,5% o limite de gastos, enquanto cidades com a população entre 3,1 milhões e 8 milhões terão permissão de consumir 4% de seus orçamentos. Os municípios com mais de 8 milhões de habitantes deverão gastar até 3,5% dos recursos com as Câmaras Municipais.
CCJ REJEITA IMPUTABILIDADE PENAL A MENORES DE 18 ANOS.
A diminuição da maioridade penal deu mais um passo no Congresso. Hoje, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado rejeitou a emenda do senador Magno Malta (PR-ES) que estabelecia imputabilidade penal a todos menores de 18 anos que praticarem crime hediondo. Segundo informações da Agência Senado, o relator da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), explicou que as propostas de emenda à Constituição (PECs) sobre o tema já foram votadas em primeiro turno no plenário, restando vitoriosa a PEC 20, do então senador José Roberto Arruda, que diz que são inimputáveis apenas os menores de 16 anos. Demóstenes informou que a CCJ votou hoje apenas as emendas apresentadas em plenário ao texto aprovado: uma do senador Magno Malta e outra do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Tasso retirou sua emenda, mas Magno manteve a dele, que, na prática, daria fim a uma idade mínima para imputabilidade penal, bastando para isso que, tendo cometido um crime hediondo, o menor fosse considerado capaz por peritos criminais. De qualquer forma, o relator deu voto contrário à emenda de Magno, mantendo o entendimento da PEC 20, que volta agora ao exame do plenário do Senado.

terça-feira, 16 de junho de 2009

DUAS SESSÕES.
Devido ao recesso do meio do ano, a Câmara dos Vereadores de Ilhéus realizará duas sessões nesta quarta-feira (17). A primeira sessão, marcada para as 10h da manhã, será uma audiência pública que irá discutir a regulamentação da Lei nº 3.212, de 26 de dezembro de 2006, que criou o Parque Marinho da Pedra de Ilhéus. De autoria do vereador Marcos Flávio Rhem, o requerimento tem sua justificativa fundamentada na idéia de que a criação do Parque foi um avanço importante, mas só a sua regulamentação permitirá que a medida tenha o impacto necessário e gere benefícios ambientais e subseqüentes.
Já a partir das 16h será realizada uma sessão especial que discutirá a problemática do avanço da maré nos bairros São Domingos e São Miguel. Nos últimos anos, os moradores destes locais têm perdido bens e imóveis devido ao avanço das águas e, diante desta problemática, o vereador Alzimário Belmonte (Professor Gurita), destaca a importância do debate para a população. “Devemos proceder de forma urgente na elaboração de projetos que venham minimizar os transtornos dos residentes no São Miguel e São Domingo”, enfatizou Professor Gurita. As duas sessões acontecem na Câmara dos Vereadores de Ilhéus no Plenário Gilberto Fialho.

NÃO FOI.
O Secretário de Educação, Professor Sebastião Maciel, não compareceu a sessão especial que seria realizada nesta terça-feira. Os vereadores lamentaram a ausência do secretário, mas prometem convida-lo para uma outra data, uma vez que Sebastião Maciel precisa explicar os problemas pertinentes a sua pasta.
Por outro lado, a vereadora Carmelita, disse que os professores farão assembléia na próxima quinta-feira para discutir a questão salarial da categoria, e que o segundo semestre do ano letivo poderá ser prejudicado, caso o governo não atenda as reivindicações dos professores. É provável que a categoria entre em greve no retorno das férias.

TURISMO.
Devido a denuncia feita em alguns blogs de que uma empresa que realizou o São João no ano passado em Ilhéus ter feito dois depósitos na conta particular do secretário de Turismo Hermano FF Magno. Os vereadores solicitaram uma sessão especial para o mesmo ter uma oportunidade de explicar esse fato, que para eles é inexplicável. O vereador Alisson Mendonça chegou a pedir a renuncia do secretário ou que o prefeito o demita, e que ele responda o caso fora do cargo. O requerimento que convida o secretário para a sessão foi aprovado por unanimidade na câmara.

A CRISE.
A crise é tão grande na Prefeitura de Ilhéus, que para receber o vale-transporte os garis realizaram uma manifestação exigindo seus direitos. Depois de muito esforço a recarga foi feita.
Já os trabalhadores da saúde do setor de enfermagem estiveram na Câmara de Vereadores onde denunciaram os graves problemas que a categoria enfrenta. Eles alegam que estão há mais de dez anos sem reajuste, portanto podem reposição das perdas salariais...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CAMARA DEBATE EDUCAÇÃO.
Câmara de Vereadores de Ilhéus irá discutir nesta terça-feira (16), assuntos pertinentes a distribuição da merenda escolar na rede municipal de ensino na cidade. Para isso, convocou o Secretário Municipal de Educação Sebastião Maciel, que prestará esclarecimentos sobre a atual situação das creches municipais e da merenda escolar na cidade de Ilhéus. O requerimento feito à Mesa Diretora partiu do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela).
A sessão contará ainda com a participação dos Conselhos Municipal de Educação e de Alimentação Escolar, APPI e dos representantes das creches ilheenses. A necessidade desta pauta se faz pelo direito da população saber o que está acontecendo com a merenda escolar e com as creches da cidade. Segundo o vereador Gilberto Souza “É preciso que haja esclarecimentos sobre o que está acontecendo com a falta da distribuição da merenda escolar nas escolas de Ilhéus, pois só assim poderemos tomar as devidas providencias”. A sessão acontecerá a partir das 16h no Plenário Gilberto Fialho.
Já na quarta-feira a Câmara realizará duas sessões, uma às dez horas da manhã e outras à tarde no horário normal. Isso para que os trabalhos da Casa Legislativa não sejam prejudicados com os festejos juninos.


SEM ILUMINAÇÃO.
Ouvintes de diversas localidades nos ligaram para reclamar da falta de iluminação em algumas localidades. Segundo eles, não é justo pagar taxa de iluminação e ficar até seis meses na escuridão.
A prefeitura deve arrecadar cerca de 160 mil reais/mês com a taxa de iluminação.
O setor responsável diz que foi feita uma licitação para a aquisição das lâmpadas e que o problema será resolvido dentro de duas semanas.

SEM PLANEJAMENTO, SEM PROJETO.
Ilhéus é uma cidade sem Planejamento, sem projeto, não existe secretário de Planejamento, e por isso causa sérios prejuízos ao município. O mais importante é que existem diversas alternativas, mas Ilhéus não é ousada politicamente, portanto não é capaz de desenvolver as ações necessárias para a geração de emprego e renda.
Qual o planejamento do governo para o turismo, para a agricultura, para a pesca, para o Pólo de Informática, para a Avenida Soares Lopes?
Existe uma maquete feita para o nosso cartão postal, mas que não é planejada.
Qual o projeto do governo pra resolver o problema crônico da Praça Cairu? Romualdo Lisboa, da Casa dos Artistas tem em mãos um projeto elaborado por um grande arquiteto de Salvador, que resolverá aquela situação, mas ninguém nunca o procurou para saber como é esse projeto.
Precisamos pensar Ilhéus como um todo. Precisamos ser criativos, capazes, ousados politicamente, do contrário, viveremos nesse marasmo...

Pré-forró foi sucesso no Malhado.
Aaconteceu na Avenida Litorânea Norte em Ilhéus no último final de semana (12 e 13), o segundo Pré–Forró do Malhado. A festa contou com a participação de mais de 6 mil pessoas, que para entrar doaram 1kg de alimento não perecível para serem doados a creches, famílias e instituições de caridade. Ao final dos dois dias de festa, a arrecadação foi de mais de uma tonelada de alimentos. A animação ficou por conta das bandas Keketa e Abdias, Severina Xique, Rene e Benner, Stampa do Forró, Frisson e Zabumbaia. O evento também contou com a apresentação das quadrilhas Cia. do Forró e Harmonia Cravo & Canela. O público que compareceu ao evento pode desfrutar da super estrutura de som, iluminação e segurança. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência o que significa que os dois dias de festa ocorreram no maior clima de alegria, paz e harmonia.
O Pré-Forró do Malhado foi realizado pelo vereador Jailson Nascimento, que destacou a importância de aliar diversão e responsabilidade social no mesmo evento. “O segundo Pré-Forró do Malhado foi um sucesso, além de podermos contar com grandes nomes da música regional para animar o público, vamos ajudar as creches, famílias e instituições ilheenses com os alimentos doados”, enfatizou Jailson Nascimento.


PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO ESBARRA EM DESARTICULAÇÃO.
A distribuição de laptops para alunos da rede pública, idéia abraçada pelo presidente Lula em 2005, não sai do papel. Após o cancelamento da primeira compra em 2007, sob a alegação de que o preço teria ficado alto demais, o Ministério da Educação (MEC) reprovou tecnicamente o modelo de menor preço, no pregão eletrônico iniciado em dezembro de 2008. Um novo teste será feito pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), mas a demora ameaça a execução, este ano, do programa Um Computador por Aluno (UCA). O que está em jogo é a aquisição de 150 mil laptops, para distribuição em 300 escolas públicas, em todos os estados. A empresa brasileira Comsat, em parceria com a indiana Encore, ofereceu o menor preço: R$ 550,33 por máquina, um negócio de R$ 82,5 milhões. A reprovação no teste de aderência fez a Comsat partir para o ataque. No mês passado, o procurador da empresa, Jackson Sosa, denunciou supostas irregularidades na avaliação. Sosa anunciou que acionaria o Tribunal de Contas da União (TCU) para verificar a condução do teste e defendeu o cancelamento do pregão. O MEC nega qualquer irregularidade e escalou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Balaban, para falar do assunto. Daniel diz que a empresa teve 48 horas para entregar uma nova máquina, como prevê o edital, mas não cumpriu o prazo. O coordenador dos programas de inclusão digital do Governo Federal, Cezar Alvarez, lembra que algumas escolas já receberam laptops e que a experiência foi positiva. Ele argumenta que o computador de baixo custo é um projeto inovador no mundo inteiro, o que dificulta a sua testagem. “Estamos num jogo comercial pesado”, diz Alvarez.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CAMARA PROIBE CAUÇÃO.
Câmara dos vereadores de Ilhéus aprovou um projeto importante que beneficia a população ilheense. Trata-se do projeto que proíbe a cobrança de caução em hospitais da rede privada conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, todo cidadão que necessitar de um tratamento na rede particular não terá mais que deixar uma quantia em dinheiro e/ou cheque como garantia. O estabelecimento de saúde que descumprir a lei ficará sujeito a sanções regulamentadas pelo Poder Executivo.

DEPUTADA PEDE REFORMA DO DPT DE ITABUNA.
Devido à situação deplorável do DPT de Itabuna, a Deputada Ângela Souza, apresentou indicação na Assembléia Legislativa pedindo ao Governador Jaques Wagner a total reforma do Departamento de Policia Técnica daquela cidade. Inclusive o DPT de Itabuna está sobrecarregado, atendendo cerca de 25 cidades. Além de problemas na estrutura, outra grande dificuldade é a constante falta de água, portanto a deputada pediu também a abertura de poço artesiano para resolver o problema.

Ausência.
Os vereadores Alcides e Zé Neguinho, usaram discursos na Câmara de Ilhéus, lamentando a ausência do governo em eventos importantes para o município. Alcides disse que a ausência do prefeito e a falta de discussão nos assuntos do município, tem deixado uma lacuna que está sendo preenchida muito bem pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, isso não é bom politicamente para o governo, finalizou o vereador.
Já Zé Neguinho, disse que agora acredita na implantação do Terminal Pesqueiro, mas lamentou profundamente a ausência do prefeito no encontro que debateu o futuro projeto. Como pode o prefeito não aparecer num projeto desses que vai gerar emprego e renda? Indagou o vereador. É um absurso! Não posso ficar calado, eu lamento profundamente, declarou Zé Neguinho.
O prefeito Newton Lima, também não se fez presente ao evento que comemorou o Dia do Cacau no último domingo na Ceplac, quando na oportunidade assuntos pertinentes a Região Cacaueira foram debatidos com a presença do Secretario Estadual de Agricultura, Roberto Muniz.

AGORA VAI.
O Vereador Valmir Freitas (PP) usou a Tribuna da Câmara para agradecer ao Governador Jaques Wagner, que garantiu consertar a estrada União Queimada/Inema. E cumpriu. As obras tiveram inicio na ultima segunda-feira. Fico feliz, porque pedi em nome do povo de minha região e o governador mim atendeu. Vamos continuar lutando, ajudando o município, buscando melhorias para o povo.

SEM MERENDA, SEM ESCOLA.
Varias denuncias foram formalizadas em nosso Programa, dando conta que alunos de varias escolas estão sem merenda escolar, sem que o secretário Sebastião Maciel, explique a situação. Por outro lado, algumas escolas estão sem professor. É uma tragédia educacional. O silencio do secretário nos incomoda, nós pais, diz o documento.

ILHÉUS/ITABUNA PODERÁ SER INTERDITADA.
O líder comunitário do Bairro do Salobrinho, Vanderlei Oliveira, disse hoje em nosso programa Alerta Geral, que diante do estado de abandono do bairro, e cansado de buscar saídas, sem sucesso, vai interditar a Rodovia Jorge Amado que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna. A comunidade está dando um prazo ao governo municipal até o dia 20 de junho. Se não formos atendidos vamos fazer o protesto. Buscaremos apenas os nossos direitos. Salobrinho está abandonado, sem iluminação, os meninos sofrendo nas escolas, os ônibus não vão mais ao ponto final na Beira Rio, porque a rua de acesso está intransitavel. O vereador propôs mudar o nome do bairro, mas do que adianta mudar o nome do Salobrinho se os seus problemas são os mesmos? Não agüentamos mais com tanto descaso, finalizou o líder comunitário.

terça-feira, 9 de junho de 2009


ILHÉUS DEBATE IMPLATAÇÃO DO CEFET.
Amanhã no salão nobre do Palácio Paranaguá, a secretaria municipal de Educação promove a primeira reunião de trabalho voltada para a implantação em Ilhéus de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (atual IFBahia e antigo Cefet). Uma das propostas do evento, que contará com a presença de representantes do Instituto, é dar início a um movimento de construção coletiva com vistas à elaboração de um grande projeto educacional. Em março passado, o prefeito Newton Lima assinou o termo de doação de um terreno, para a construção da futura unidade do IFBahia, que se encontra localizado em Vila Cachoeira, numa área de 4 hectares, próximo ao bairro Banco da Vitória.
Segundo o secretário de Educação, Sebastião Maciel, durante a reunião, vários aspectos do projeto serão apresentados, como um histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e das modalidades de curso que ele oferece. Na oportunidade, também serão detalhadas algumas questões referentes ao concurso público para nomeação de professores e de servidores técnico-administrativos.


COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA.
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta terça-feira (9). A ação da Secretaria da Saúde (sesab), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem como meta vacinar aproximadamente 1,275 mil crianças menores de cinco anos. A campanha, que se estenderá até o dia 3 de julho, tem como principal objetivo manter a erradicação da doença no Brasil. A coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, adverte que ainda há risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, devido à importação de casos provenientes de países endêmicos, como Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. A vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença. O Brasil vem mantendo suas coberturas vacinais e tem alcançado altos índices, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus no país, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais. A vacinação em massa é extremamente importante e todas as crianças na faixa etária indicada devem ser vacinadas, independente de já terem recebido a vacina em campanhas anteriores.
PORTO SUL AINDA DEPENDE DE LICENÇA AMBIENTAL.
As obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo após a liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias. Foi o que garantiu o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra, José Francisco das Neves, durante a primeira consulta pública sobre a ferrovia, nesta segunda-feira (8), em Barreiras. A segunda consulta está prevista para Ilhéus, Litoral Sul do estado.
GOVERNO ABRE LINHA DE CREDITO PARA EMPRESAS DE TURISMO.
A partir da próxima segunda-feira (15), empresas do segmento de turismo vão contar com uma linha de crédito especial para financiar o capital de giro. São R$ 200 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para empreendimento do setor, conforme anunciou nesta segunda-feira (8), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Cada empresa poderá fazer empréstimos de até R$ 5 milhões, que devem ser pagos em até três anos, com período de 18 meses de carência. Os empréstimos terão dois tipos de juros: uma taxa pós-fixada de até 2,8% mais Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ou taxa pré-fixada de até 8,5% ao ano. De acordo com o setor, a linha de crédito facilita o acesso ao capital de giro que, aliado ao incremento nas vendas, pode favorecer novas contratações. “As pessoas que têm uma certa apreensão, com a possibilidade de crise - que não nos afetou muito - terão mais facilidades de crédito”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagem (Abav), Carlos Alberto Amorim. Para ter acesso ao dinheiro, os empresários têm que se comprometer a manter ou ampliar os postos de trabalho. Caso contrário, o governo antecipa o vencimento dos contratos de financiamento. “Todos os recursos do FAT têm essa obrigatoriedade contratual e isso é muito fácil de acompanhar porque temos medições mensais dos contratos e das demissões”, disse Lupi. A linha especial de crédito só estará disponível às empresas credenciadas no Ministério do Turismo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CACAU E MATA ATLÂNTICA.
Pode ser coincidência, mas não deve ser obra do acaso, que o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) seja comemorado em data tão próxima ao Dia Internacional do Cacau (7 de junho). Se o Sul da Bahia preserva uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica no Brasil, espetacular paraíso da biodiversidade, isso se deve ao cacau. O cacaueiro necessita de sombra para produzir o fruto que tantas riquezas gerou para a Região e as árvores da Mata Atlântica permitiram, ao longo de décadas, esse casamento que resultou na produção de cacau e na conservação do meio-ambiente. Um modelo de produção que é conhecido como cacau cabruca. A chegada da vassoura-de-bruxa provocou uma espécie de crise nesse casamento, já que, descapitalizados, muitos produtores deixaram o cacau de lado e derrubaram a mata, seja para vender a madeira, seja para transformá-la em pasto, substituindo a lavoura pela pecuária. Em função disso, nos últimos vinte anos, acentuou-se a devastação da Mata Atlântica, mas ainda assim, o que se conseguiu preservar compõe um patrimônio ambiental importante. Daí a necessidade de conter o desmatamento. Algumas iniciativas contribuíram para despertar no produtor de cacau, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas por causa da falta de recursos, a importância de manter o modelo preservacionista. Um bom é exemplo é o Instituto Cabruca, com seu trabalho incansável, que começa a gerar resultados. O instituto foi criado para desenvolver projetos que agreguem valor ao cacau e incentivem a utilização sustentável de espécies nativas. Conscientizar é importante, mas não resolve, já que muitas vezes a necessidade sobrepõe-se à vontade. É preciso que os produtores recebam algum tipo de incentivo, financeiro principalmente, para produzir cacau e ao mesmo tempo preservar a Mata Atlântica.
“ Esse artigo foi escrito pelo jornalista Daniel Thame, e nos tira qualquer duvida sobre o Porto Sul.” Preservar é melhor do que desmatar...

DIA DOS NAMORADOS E FESTA JUNINA ANIMAM COMERCIO.
O comércio varejista baiano está otimista com as vendas no Dia dos namorados e com os festejos juninos. A expectativa é que os negócios no setor registrem um crescimento médio entre 4% e 6% neste mês de junho em comparação com igual período do ano passado. Botas, roupas, lingeries e câmeras digitais, além das tradicionais lembrancinhas – presentes de menor valor agregado – são as apostas dos lojistas para este mês. “
LULA CRIA BOLSA VERDE.
O presidente Lula anunciou ontem a criação do programa Bolsa Verde a ser pago aos produtores rurais que preservarem o meio ambiente. O projeto dependerá de aprovação no Congresso. Segundo o ministro Carlos Minc, o público-alvo será pequenos agricultores e assentados da reforma agrária. No embate que trava com ruralistas, Minc tem se apoiado nesse grupo, representado pelas entidades de trabalhadores rurais Contag, Fetraf e MTA. Em troca de apoio, a estratégia de Minc é fazer uma fiscalização menos rigorosa em pequenas propriedades, evitando até a aplicação de multas.

APROVADOS EM CONCURSOS PARA DELEGADO FAZEM PROTESTO.
Os aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil para os municípios da Bahia de 2008 que não foram convocados, fizeram um protesto ontem em Salvador. Com faixas e cruzes que foram fincadas no gramado, eles fizeram uma representação simbólica dos municípios sem delegados. De acordo com a Comissão Representante dos Delegados, cerca de 132 municípios não possuem Delegados, o que dificulta para a população no registro de ocorrências policiais, prisão em flagrante e instauração de inquéritos, contribuindo para a impunidade e aumento da violência.Desde agosto de 2008, 100 candidatos concluíram e foram aprovados em concurso público, e o Diário Oficial do Estado assegurou estas vagas e a incorporação dos novos delegados aos quadros da polícia civil. Porém, mesmo com os dados de municípios sem delegados e candidatos aprovados, os candidatos ainda não foram convocados pelo governo.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

FRASES:
Frase do Vereador Valmir; Oportunidade a gente não pode deixar passar. Ela mim chegou, fiz a minha parte; pedi ao governador, e ele atendeu ao pedido que fiz em nome do povo. Na segunda-feira o trabalho será iniciado...
“Se refere à estrada de União Queimada/Inema.”

Ouvinte do programa: Será que o pessoal do governo desaprendeu a fazer o feijão com arroz que o povo estava comendo?
“ O ouvinte se referia aos problemas na cidade que o governo não está conseguindo executar devido a crise econômica mundial”.

Carlinhos Freitas: Eu fiquei azucrinado com aquele engarrafamento no Boca do Mar.

Joabs Ribeiro; Construir o DPT no fundo da Delegacia é burrice.

Massarallo Presidente do PMN: Avisamos ao governador que o DPT ali não é bom pra Ilhéus.

Alisson: Não daria para o senhor tirar o gelo baiano da frente do posto, acesso ao Pacheco?
“O vereador alega que aquela corrente de gelo baiano atrapalha o transito na Avenida Itabuna”.

Gil Gomes: Tem gente fazendo bico na prefeitura. Newton precisa mudar o time.

Bel do Vilela: Eu desafio Magal apresentar esse projeto que diz ser dele.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

SITUAÇÃO DOS INDIOS RESOLVIDA.
Cerca de 50 índios tupinambás, de Olivença, sul do estado, ocupam a sede da 6a. Diretoria Regional de Educação, em Ilhéus e afirmam que só deixarão o local com a chegada de uma autoridade de Salvador, ligada à secretaria estadual de Educação, para ouvir as suas reivindicações.
De acordo com o índio Curupati, professor na aldeia tupinambá, o movimento é pela melhoria da educação indígena. "O que mais pega hoje é a questão salarial. Tem professor com sete meses de salários atrasados", disse. O índio também alega que não há quantidade suficiente de produtos para a merenda escolar. Segundo ele, existem 507 alunos cadastrados no censo, mas a escola tem mais de 800 alunos matriculados.
Hoje pela manhã entrevistamos o Diretor da Direc-6 Edney Mendonça que esta em salvador tentando solucionar os problemas dos índios. Segundo ele, o atraso salarial é de apenas dois meses e não cinco, mas o pagamento está sendo resolvido hoje, porém o dinheiro só cai na conta em 48 horas. Edney disse também; eu tenho um carinho grande pela escola dos tupinambás, eles sabem disso, sei que é preciso melhorar, e estamos lutando pra isso. Agora, embora seja um direito deles, não seria preciso ocupar a sede da Direc, finalizou.

DPT.
Mais uma vez a repercussão foi grande em nosso programa em relação ao local onde poderá ser implantado o Departamento de Policia Técnica em Ilhéus. O presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento, disse que não concorda com a indicação do local, inclusive afirmou isso ao governador Wagner, em audiência em Salvador acompanhado de alguns vereadores e do Presidente do PMN Carlos Massarollo.
Massarollo, também participou do programa e confirmou o que disse Jailson. Ele disse que Ilhéus perderá muito com isso, mas que ainda há tempo para reverter a situação, encontrando um local mais adequado para a instalação do DPT que é fundamental para o município. Quanto à exalação do mau cheiro, ele disse que será impossível isso não acontecer.
“Massarollo é pré-candidato a Deputado Federal pelo PMN, contando com apoio de grandes lideranças da política de Ilhéus”. Segundo informação, Carlos Massarollo, tentará uma dobradinha com o PP ou PMDB...

INEMA.
Começam na próxima segunda-feira as obras de recuperação da Estrada União Queimadas/Inema. O vereador Valmir Freitas, fez a reivindicação ao governador Jaques Wagner, quando esteve em Ilhéus para inaugurar a Ponte do Pontal. O governador garantiu atender ao pedido do vereador de imediato. E já na terça-feira próxima passada, Valmir levou uma equipe do DERBA ao local, e ficou definido pelos técnicos que as obras terão inicio na próxima semana.

SÃO JOÃO.
Está definido; O São João vai acontecer em Ilhéus nos dias 23 e 24 na Avenida Soares Lopes com Etakazero, Luiz Caldas dentre outras atrações. Segundo informações da Secretaria de Turismo, o evento junino será custeado pelo governo do estado e por algumas empresas de Ilhéus.

quarta-feira, 3 de junho de 2009


SESSÃO DEBATEU TRANSPORTE.
O secretario de Transportes Carlos Freitas, participou da cessão especial desta quarta-feira na Câmara Municipal, e disse: Estamos adotando medidas importantes para o sistema de transito e transportes de Ilhéus. Sabemos que o fluxo de carros é grande e a cidade não foi preparada para essa demanda de veículos.
Aquelas medidas da Praça Cairu, sortiram muita pressão, portanto recuamos, a tentativa foi acertar. Mas adotaremos outras medidas com estudos mais aprofundados.
Estamos criando um Decreto para eventos, não dá pra acontecer o que aconteceu recentemente com aquela festa do BOCA DO MAR, adotaremos medidas cabíveis para evitar aquele transtorno, não acabando as festas, mas sim, encontrar saídas para evitar o problema.
Estamos também formalizando um convenio com o DETRAN, dando poder de POLICIA aos guardas de transito que hoje são desrespeitados, quando fazem uma abordagem, o sujeito quer agredir-los. O guarda de trânsito vai poder guinchar carros, prender, enfim.
Por outro lado, abrimos licitação publica para uma empresa gerenciar multas. Os nossos agentes vão multar, e a empresa vai gerenciar as multas, é uma empresa séria, com credibilidade no mercado.
Vamos criar novas LINHAS de ônibus, novos pontos de ônibus, já implantei 34, e vou implantar outros 45 pontos de ônibus. Estamos recebendo 12 semáforos novos, inclusive já colocando um na entrada da URBYS.
Já Decretamos a criação da ZONA AZUL, e vamos abrir um estacionamento na Avenida Soares Lopes. Estamos estudando também a possibilidade de implantar o Terminal de Transbordo e também os ônibus voltarão em breve a fazer a linha pela Soares Lopes, finalizou o secretário.

DPT.
O Departamento de Policia Técnica volta a causar polemica, dessa vez por causa da localidade escolhida para sua implantação. Falamos no programa de hoje sobre o assunto e a repórter Del Santana, entrevistou empresários do Mercado de Artesanato. Eles reclamam e desconfiam das promessas do Diretor do DPT da Bahia de que não haverá mau cheiro.
O ex-vereador Joabs Ribeiro, disse que colocar o DPT no fundo da Delegacia é burrice, e que no Nina Rodrigues, com toda a estrutura que existe o mau cheiro exala nas proximidades do hospital, portanto o mesmo ocorrerá aqui, o que vai trazer sérios prejuízos para o comercio de Ilhéus, para o Mercado de Artesanato e o setor turístico. Durante todo o dia recebemos dezenas de ligações falando sobre o assunto.

FRASE.
Frase do Secretário Carlos Freitas, hoje ao usar a Tribuna da Câmara; Sou explosivo e emotivo...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Encontro vai discutir terminal pesqueiro de Ilhéus.
Pescadores e proprietários de barcos, prefeitura e Câmara de Ilhéus discutem, nesta quarta-feira (03/06) à tarde, o futuro terminal pesqueiro, que será construído no município entre o final deste ano e o início de 2010.
A reunião, realizada pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que acontece às 16 horas no Escritório Regional da Bahia Pesca, vai analisar questões como a localização do futuro terminal pesqueiro, a logística das operações e colher sugestões do público interessado. Conforme explicou o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, a reunião com os pescadores ligados às colônias de pesca Z-34 e Z-19 de Ilhéus, deve-se à necessidade de uma validação social, ouvindo a comunidade antes da execução de qualquer projeto que interfira nas estruturas sócio-econômicas de cada região. "E para isso nada mais natural que sejam ouvidas sugestões e reivindicações dos principais interessados, ou seja, pescadores e proprietários de barcos”, disse.
Outro aspecto destacado por Isaac é a necessidade de se discutir, com a população, as opções de localização do futuro terminal. Três opções são colocadas: no antigo porto, na Enseada do Pontal, junto à foz do Rio Cachoeira, e onde ainda atracam os barcos de pesca da região, no atual Porto do Malhado, e na região de Sapetinga (antiga Ponte do Gás), onde já existe um píer de atracação.

CAMARA VOTARA PROJETO QUE CRIA ESCOLA DE TRANSITO.
A Câmara dos Vereadores de Ilhéus aprovou o Projeto de Lei 024/09, de autoria do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela). O projeto autoriza a criação da Escola Pública de Trânsito de Ilhéus, nos moldes e padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Já prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 74, a criação da Escola Pública de Trânsito de Ilhéus será destinada à execução de cursos gratuitos, ações e projetos educativos voltados para o exercício da cidadania, além de adotar um modelo pedagógico de educação para o trânsito. Poderá ter acesso ao curso, o cidadão ilheense que estiver desempregado; que tenha renda igual a um salário mínimo ou estudantes da rede pública de ensino também.
A população de Ilhéus terá muitos benefícios com a chegada da Escola Pública de Trânsito. “O cidadão que hoje não tem condições de pagar, poderá cursar a escola e conhecer mais sobre as leis de trânsito no Brasil”, destacou o autor do projeto, vereador Gilberto Souza.

ESPECIAL.
Nesta quarta-feira, dia 03 de maio, o Secretário de Serviços Urbanos, Transportes e Trânsito, Carlos Freitas, participa de sessão especial na Câmara Municipal de Ilhéus. O secretário vai explicar os questionamentos dos vereadores em relação aos trevos construídos em algumas ruas, pontos de ônibus, situação do transito, principalmente a questão de cargas e descargas de veículos pesados, além de outros assuntos pertinentes...
A sessão seria a cerca de vinte dias, mas o secretário enviou a secretaria da câmara um atestado médico, no qual relatava a impossibilidade de marcar presença no Plenário da Câmara.

PORTO.
Foi de ampla repercussão a informação em nosso programa em relação à decisão do Conselho portuário, que proíbe o atracamento de dois navios transatlânticos no porto de Ilhéus. O conselho alega prejuízos aos trabalhadores e ao porto. Mas o setor turístico reagiu, e também alega que a medida causará prejuízos ao setor.

REFLEXÃO.
Por que falta merenda escolar em Ilhéus, e os responsáveis não demonstram preocupação com o problema? Será que o Governo Federal não está mandando o dinheiro do programa de merenda escolar?
Por que a verba da educação não é administrada pela própria secretaria?

REFLEXÃO II.
O que é feito com o dinheiro arrecadado o Balneário de Olivença? O que é feito com o dinheiro arrecadado nas Centrais de Abastecimento da Urbys e do Malhado?

PESQUISA.
Pesquisa feita por alunos de administração do CEAMEV relata que o DELTA é o supermercado de Ilhéus com o menor preço da cesta básica. Segundo o professor Fausto Fontes, que encomendou o trabalho de pesquisa aos alunos, a Cesta do Povo não vem cumprindo o seu papel, que é vender gêneros alimentícios com preços mais em conta. Além disso, o estoque de produtos na Cesta do Povo é escasso.
O que chamou atenção, segundo o professor, é que os produtos do Delta além do preço menor, são produtos de marcas conhecidas e de qualidade.
A UESC fez um balanço do custo da cesta básica na cidade;
O custo da cesta básica na cidade de Ilhéus diminuiu 1,98%, de R$162,22 em abril para R$159,00 em maio (Tabela 1). O que mais influenciou nessa redução foi à queda no preço do arroz (-6,99%). Os outros produtos que apresentaram comportamento semelhante foram: manteiga (-3,40%), farinha (-3,35%), tomate (-2,89%), carne (-2,6%), óleo (-1,64%), leite (-1,16%), e açúcar (-0,4%) (Tabelas 2 e 3).

Tabela 1 – Custo da Cesta Básica (em R$) nas cidades de Ilhéus e Itabuna, 2009.
Mês
Ilhéus
Itabuna
Gasto mensal (R$)
Variação mensal %
Gasto mensal (R$)
Variação mensal %
Janeiro
169,23
-1,56
170,83
-4,77
Fevereiro
175,24
3,55
169,58
-0,73
Março
161,28
-7,97
159,00
-6,24
Abril
162,22
0,58
159,53
0,33
Maio
159,00
-1,98
161,12
1,00
Cesta básica de acordo com o Decreto-Lei no. 399 de 30 de abril de 1938, que instituiu as Comissões do Salário Mínimo.
Fonte: Projeto de extensão Acompanhamento do Custo da Cesta Básica – ACCB/UESC.