segunda-feira, 8 de junho de 2009

CACAU E MATA ATLÂNTICA.
Pode ser coincidência, mas não deve ser obra do acaso, que o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) seja comemorado em data tão próxima ao Dia Internacional do Cacau (7 de junho). Se o Sul da Bahia preserva uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica no Brasil, espetacular paraíso da biodiversidade, isso se deve ao cacau. O cacaueiro necessita de sombra para produzir o fruto que tantas riquezas gerou para a Região e as árvores da Mata Atlântica permitiram, ao longo de décadas, esse casamento que resultou na produção de cacau e na conservação do meio-ambiente. Um modelo de produção que é conhecido como cacau cabruca. A chegada da vassoura-de-bruxa provocou uma espécie de crise nesse casamento, já que, descapitalizados, muitos produtores deixaram o cacau de lado e derrubaram a mata, seja para vender a madeira, seja para transformá-la em pasto, substituindo a lavoura pela pecuária. Em função disso, nos últimos vinte anos, acentuou-se a devastação da Mata Atlântica, mas ainda assim, o que se conseguiu preservar compõe um patrimônio ambiental importante. Daí a necessidade de conter o desmatamento. Algumas iniciativas contribuíram para despertar no produtor de cacau, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas por causa da falta de recursos, a importância de manter o modelo preservacionista. Um bom é exemplo é o Instituto Cabruca, com seu trabalho incansável, que começa a gerar resultados. O instituto foi criado para desenvolver projetos que agreguem valor ao cacau e incentivem a utilização sustentável de espécies nativas. Conscientizar é importante, mas não resolve, já que muitas vezes a necessidade sobrepõe-se à vontade. É preciso que os produtores recebam algum tipo de incentivo, financeiro principalmente, para produzir cacau e ao mesmo tempo preservar a Mata Atlântica.
“ Esse artigo foi escrito pelo jornalista Daniel Thame, e nos tira qualquer duvida sobre o Porto Sul.” Preservar é melhor do que desmatar...

DIA DOS NAMORADOS E FESTA JUNINA ANIMAM COMERCIO.
O comércio varejista baiano está otimista com as vendas no Dia dos namorados e com os festejos juninos. A expectativa é que os negócios no setor registrem um crescimento médio entre 4% e 6% neste mês de junho em comparação com igual período do ano passado. Botas, roupas, lingeries e câmeras digitais, além das tradicionais lembrancinhas – presentes de menor valor agregado – são as apostas dos lojistas para este mês. “
LULA CRIA BOLSA VERDE.
O presidente Lula anunciou ontem a criação do programa Bolsa Verde a ser pago aos produtores rurais que preservarem o meio ambiente. O projeto dependerá de aprovação no Congresso. Segundo o ministro Carlos Minc, o público-alvo será pequenos agricultores e assentados da reforma agrária. No embate que trava com ruralistas, Minc tem se apoiado nesse grupo, representado pelas entidades de trabalhadores rurais Contag, Fetraf e MTA. Em troca de apoio, a estratégia de Minc é fazer uma fiscalização menos rigorosa em pequenas propriedades, evitando até a aplicação de multas.

APROVADOS EM CONCURSOS PARA DELEGADO FAZEM PROTESTO.
Os aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil para os municípios da Bahia de 2008 que não foram convocados, fizeram um protesto ontem em Salvador. Com faixas e cruzes que foram fincadas no gramado, eles fizeram uma representação simbólica dos municípios sem delegados. De acordo com a Comissão Representante dos Delegados, cerca de 132 municípios não possuem Delegados, o que dificulta para a população no registro de ocorrências policiais, prisão em flagrante e instauração de inquéritos, contribuindo para a impunidade e aumento da violência.Desde agosto de 2008, 100 candidatos concluíram e foram aprovados em concurso público, e o Diário Oficial do Estado assegurou estas vagas e a incorporação dos novos delegados aos quadros da polícia civil. Porém, mesmo com os dados de municípios sem delegados e candidatos aprovados, os candidatos ainda não foram convocados pelo governo.

Nenhum comentário: