terça-feira, 9 de junho de 2009


ILHÉUS DEBATE IMPLATAÇÃO DO CEFET.
Amanhã no salão nobre do Palácio Paranaguá, a secretaria municipal de Educação promove a primeira reunião de trabalho voltada para a implantação em Ilhéus de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (atual IFBahia e antigo Cefet). Uma das propostas do evento, que contará com a presença de representantes do Instituto, é dar início a um movimento de construção coletiva com vistas à elaboração de um grande projeto educacional. Em março passado, o prefeito Newton Lima assinou o termo de doação de um terreno, para a construção da futura unidade do IFBahia, que se encontra localizado em Vila Cachoeira, numa área de 4 hectares, próximo ao bairro Banco da Vitória.
Segundo o secretário de Educação, Sebastião Maciel, durante a reunião, vários aspectos do projeto serão apresentados, como um histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e das modalidades de curso que ele oferece. Na oportunidade, também serão detalhadas algumas questões referentes ao concurso público para nomeação de professores e de servidores técnico-administrativos.


COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA.
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta terça-feira (9). A ação da Secretaria da Saúde (sesab), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem como meta vacinar aproximadamente 1,275 mil crianças menores de cinco anos. A campanha, que se estenderá até o dia 3 de julho, tem como principal objetivo manter a erradicação da doença no Brasil. A coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, adverte que ainda há risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, devido à importação de casos provenientes de países endêmicos, como Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. A vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença. O Brasil vem mantendo suas coberturas vacinais e tem alcançado altos índices, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus no país, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais. A vacinação em massa é extremamente importante e todas as crianças na faixa etária indicada devem ser vacinadas, independente de já terem recebido a vacina em campanhas anteriores.
PORTO SUL AINDA DEPENDE DE LICENÇA AMBIENTAL.
As obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo após a liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias. Foi o que garantiu o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra, José Francisco das Neves, durante a primeira consulta pública sobre a ferrovia, nesta segunda-feira (8), em Barreiras. A segunda consulta está prevista para Ilhéus, Litoral Sul do estado.
GOVERNO ABRE LINHA DE CREDITO PARA EMPRESAS DE TURISMO.
A partir da próxima segunda-feira (15), empresas do segmento de turismo vão contar com uma linha de crédito especial para financiar o capital de giro. São R$ 200 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para empreendimento do setor, conforme anunciou nesta segunda-feira (8), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Cada empresa poderá fazer empréstimos de até R$ 5 milhões, que devem ser pagos em até três anos, com período de 18 meses de carência. Os empréstimos terão dois tipos de juros: uma taxa pós-fixada de até 2,8% mais Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ou taxa pré-fixada de até 8,5% ao ano. De acordo com o setor, a linha de crédito facilita o acesso ao capital de giro que, aliado ao incremento nas vendas, pode favorecer novas contratações. “As pessoas que têm uma certa apreensão, com a possibilidade de crise - que não nos afetou muito - terão mais facilidades de crédito”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagem (Abav), Carlos Alberto Amorim. Para ter acesso ao dinheiro, os empresários têm que se comprometer a manter ou ampliar os postos de trabalho. Caso contrário, o governo antecipa o vencimento dos contratos de financiamento. “Todos os recursos do FAT têm essa obrigatoriedade contratual e isso é muito fácil de acompanhar porque temos medições mensais dos contratos e das demissões”, disse Lupi. A linha especial de crédito só estará disponível às empresas credenciadas no Ministério do Turismo.

Nenhum comentário: