quinta-feira, 4 de junho de 2009

SITUAÇÃO DOS INDIOS RESOLVIDA.
Cerca de 50 índios tupinambás, de Olivença, sul do estado, ocupam a sede da 6a. Diretoria Regional de Educação, em Ilhéus e afirmam que só deixarão o local com a chegada de uma autoridade de Salvador, ligada à secretaria estadual de Educação, para ouvir as suas reivindicações.
De acordo com o índio Curupati, professor na aldeia tupinambá, o movimento é pela melhoria da educação indígena. "O que mais pega hoje é a questão salarial. Tem professor com sete meses de salários atrasados", disse. O índio também alega que não há quantidade suficiente de produtos para a merenda escolar. Segundo ele, existem 507 alunos cadastrados no censo, mas a escola tem mais de 800 alunos matriculados.
Hoje pela manhã entrevistamos o Diretor da Direc-6 Edney Mendonça que esta em salvador tentando solucionar os problemas dos índios. Segundo ele, o atraso salarial é de apenas dois meses e não cinco, mas o pagamento está sendo resolvido hoje, porém o dinheiro só cai na conta em 48 horas. Edney disse também; eu tenho um carinho grande pela escola dos tupinambás, eles sabem disso, sei que é preciso melhorar, e estamos lutando pra isso. Agora, embora seja um direito deles, não seria preciso ocupar a sede da Direc, finalizou.

DPT.
Mais uma vez a repercussão foi grande em nosso programa em relação ao local onde poderá ser implantado o Departamento de Policia Técnica em Ilhéus. O presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento, disse que não concorda com a indicação do local, inclusive afirmou isso ao governador Wagner, em audiência em Salvador acompanhado de alguns vereadores e do Presidente do PMN Carlos Massarollo.
Massarollo, também participou do programa e confirmou o que disse Jailson. Ele disse que Ilhéus perderá muito com isso, mas que ainda há tempo para reverter a situação, encontrando um local mais adequado para a instalação do DPT que é fundamental para o município. Quanto à exalação do mau cheiro, ele disse que será impossível isso não acontecer.
“Massarollo é pré-candidato a Deputado Federal pelo PMN, contando com apoio de grandes lideranças da política de Ilhéus”. Segundo informação, Carlos Massarollo, tentará uma dobradinha com o PP ou PMDB...

INEMA.
Começam na próxima segunda-feira as obras de recuperação da Estrada União Queimadas/Inema. O vereador Valmir Freitas, fez a reivindicação ao governador Jaques Wagner, quando esteve em Ilhéus para inaugurar a Ponte do Pontal. O governador garantiu atender ao pedido do vereador de imediato. E já na terça-feira próxima passada, Valmir levou uma equipe do DERBA ao local, e ficou definido pelos técnicos que as obras terão inicio na próxima semana.

SÃO JOÃO.
Está definido; O São João vai acontecer em Ilhéus nos dias 23 e 24 na Avenida Soares Lopes com Etakazero, Luiz Caldas dentre outras atrações. Segundo informações da Secretaria de Turismo, o evento junino será custeado pelo governo do estado e por algumas empresas de Ilhéus.

Nenhum comentário: