quarta-feira, 22 de abril de 2009

Chapa 1.
Hoje a professora Enilda Mendonça nos afirmou o compromisso de sua chapa para com a categoria. Segundo ela, nos últimos anos os professores conquistaram algumas vitórias. Avançamos muito, mas sabemos que ainda temos muito a fazer, disse.
“Enilda foi muito ética e transparente durante toda a entrevista, não atacou sua concorrente, apenas falou dos projetos e planos para a categoria”.
Na verdade, Enilda conta com uma vasta experiência no setor, o que lhe credencia a peitar as negociações que envolvem os professores, além disso, conta com um grande suporte de uma equipe afina na luta sindical.
A eleição para a presidência da APPI ocorre nos dias 21 e 22 de maio. Duas chapas concorrem; Chapa 1 com Enilda presidente, e a chapa 2 com Ana Maria presidente.

SAÚDE.
Os nossos ouvintes estão constantemente reclamando do setor de saúde do município. Reclamam dos exames (são meses e meses) para conseguir um exame, até um simples raio-x é uma grande dificuldade. As filas são enormes nos postos, e nem sempre se consegue uma ficha. Encontrar um pediatra de plantão pelo SUS, é um grande susto.
Não há uma só palavra da comissão de saúde da Câmara de Vereadores sobre esses problemas enfrentados diariamente pelo povo de Ilhéus... Tudo isso é uma questão de saúde.

Fabrica de Chocolate.
Em entrevista hoje em nosso programa o Secretario Estadual de Agricultura Roberto Muniz, falou sobre a situação da região cacaueira. Disse que o PAC é fundamental para resolver os problemas da produção de cacau, não só com a negociação da divida dos produtores, mas também pelos investimentos.
Questionamos sobre a possibilidade de se colocar o chocolate na merenda escolar e a implantação de fabricas de chocolate na região. O secretário Roberto Muniz, disse que a proposta é interessante, e que vai estudar com toda sua equipe essa possibilidade que é muito importante para o Sul da Bahia.

CEMITÉRIO.
Foi aprovado hoje na Câmara de Vereadores de Ilhéus, projeto de lei do executivo, que prevê a implantação de um cemitério com crematório no município. Para isso haverá concorrência em licitação e a empresa vencedora terá um prazo para exploração dos serviços por 30 anos, podendo ser renovado por igual período.

SEM SESSÃO.
Próxima terça-feira, dia 28 de abril a Câmara Municipal de Ilhéus, não realiza sessão, para participar do movimento que a UPB vai promover com objetivo de chamar a atenção dos governos federal e estadual para a crise que assola as prefeituras da Bahia. Já no dia 29 serão duas sessões. A primeira a partir das 14hs para a segunda votação do orçamento do município, e a segunda sessão que é especial, debaterá as questões do sistema de transportes de Ilhéus começará às 16hs.
“Os prefeitos do PT não iram participar do movimento da UBP, a pedido do governador. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


SECRETÁRIA APRESSA PORTO SUL.
A secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, participou nesta quarta-feira (22) de várias reuniões em Brasília, na Secretaria Especial de Portos, Casa Civil da Presidência da República e no Ministério do Meio Ambiente, além de articulações com a bancada baiana. O objetivo é dar andamento às medidas necessárias à criação do Porto Sul, tanto no Executivo quanto no Legislativo, e da implantação do projeto da Indústria Naval baiana.
A criação do Porto Sul já faz parte do Plano Nacional de Viação que foi aprovado pelo Senado em 2008. O projeto voltou ao exame da Câmara dos Deputados para a votação das emendas dos senadores. Na Câmara, o Plano foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura e passará ainda pelas comissões de Finanças e Tributação, além da Comissão de Constituição e Justiça. O Porto Sul está contemplado no Plano, porém, para agilizar sua construção é necessário que sua criação seja também incluída em uma medida provisória para que rapidamente se transforme em lei.
A secretária da Casa Civil discutiu na Secretaria Especial de Portos a modelagem institucional do Porto Sul. A secretária pleiteou mais agilidade nos estudos em realização na Secretaria dos Portos da modelagem jurídica institucional do Porto Sul como também a viabilidade econômica do Plano Diretor do futuro porto. O plano está sendo realizado em conjunto pelos governos da Bahia e Federal.



EMPRESÁRIOS DA INDIA QUEREM INVESTIR NA BAHIA.
Dirigentes de 20 empresas indianas manifestaram ao governador Jaques Wagner a intenção de trazer investimentos para a Bahia. O interesse em avançar nos entendimentos com o governo baiano foi apresentado nesta quarta-feira (22), após uma apresentação do governador e dos secretários Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Juliano Matos (Meio Ambiente), na Federação de Comércio e Indústria da Índia, em Nova Delhi, capital do país.
Em sua apresentação para cerca de 60 empresários dos setores de mineração, têxtil e tecnologia da informação, o governador enfatizou, além das potencialidades naturais da Bahia, a segurança institucional para os investidores. “Temos um estado equilibrado nas suas finanças, cumpridor dos compromissos que assume com seus parceiros e com um ativo precioso que é a nossa gente: um povo trabalhador que não desperdiça uma boa oportunidade”, disse, citando indicadores de produtividade de grandes empresas como a Ford.
Segundo Amoedo, empresas de engenharia manifestaram interesse em participar dos projetos de infraestrutura e de logística, a exemplo do complexo intermodal a ser implantado na região cacaueira, envolvendo a ferrovia Oeste-leste, o novo aeroporto de Ilhéus e o Porto Sul, seja através de joint ventures, seja a partir de investimentos bilaterais. Ele acrescentou a oferta de oito áreas prospectadas pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral para exploração em parceria com mineradoras indianas.
Missão empresarial indiana visita a Bahia em outubro
A Bahia será um dos estados brasileiros visitados por uma missão empresarial indiana que virá ao Brasil em outubro deste ano, segundo informou o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, diretamente de Nova Délhi. A Bahia, até então, não fazia parte do roteiro definido pelo Itamaraty.
“Os empresários ficaram impressionados com as potencialidades da Bahia e no jantar oferecido à comitiva baiana, que se transformou em uma reunião de trabalho por solicitação deles, demonstraram a intenção de conhecer o estado”, explicou Schmidt.
A inclusão da Bahia no roteiro dos empresários indianos será tratada pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.

Nenhum comentário: