quarta-feira, 1 de abril de 2009

A DESCULPA.
A direção do Hospital Geral Luiz Viana Filho, para justiçar seu grande erro de não instalar o tomográfico joga a responsabilidade para a Sucab – Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, construir a sala para instalação do aparelho.Na realidade temos informações concretas que o fato que se empurra com a barriga a instalação do equipamento é que existe uma orquestra nesse sentido. Isso porque um médico comprou um tomográfico e que vai instalar na sua clinica, portanto existe uma pressão para não instalar o equipamento que está encaixotado no Regional, para segundo eles “não causar prejuízo ao referido médico ou grupo de médico”... Por outro lado no São José só é possível fazer uma tomografia de segunda a sexta-feira até ás 16hs. É impressionante o silencio do Conselho de Saúde, da Comissão de Saúde da Câmara e da própria secretaria. ”É um grande absurdo”.

DPT.
Aconteceu hoje uma reunião envolvendo a vereadora do PT Carmelita e o Diretor do DPT de Ilhéus Ubirajara no sentido de encontrar uma solução para a instalação do Departamento de Policia Técnica de Ilhéus. Esse é mais um grave problema enfrentado pelo povo de Ilhéus.

Moradia.
O Banco do Brasil decidiu abrir linha de crédito para aquisição de material de construção. O setor habitacional tem despertado a atenção dos bancos públicos. Atualmente, o déficit habitacional do país é estimado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 7,2 milhões de moradias. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, ampliou de 96 para 120 meses o prazo de amortização da linha de crédito Construcard, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de material de construção por famílias com renda de até R$ 1,9 mil por mês. O governo decidiu liberar o IPI de material de construção.

Jorge Amado.
As restrições para operações com instrumentos permanecem no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus. Enquanto isso no Rio de Janeiro a Anac liberou 18 vôos para o Aeroporto Santos Dumont. O problema continua e as nossas autoridades não decolam na luta para levantar essa bandeira. Nos dias 10 e 11 de março foi realizada uma inspeção no Jorge Amado, mas até o momento a informação concreta é que as restrições continuam.
Como decolar essa região? Será que vamos esperar a “construção” do novo aeroporto que ninguém sabe quando vai acontecer?

Deputados aprovam MP que define renegociação das dívidas do cacau.
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória número 445, com uma emenda à Lei 11.775/2008, que normatiza a renegociação dos débitos dos produtores rurais. A MP, que já havia sido aprovada pelo Senado, segue agora para a sanção presidencial e é fundamental para o processo de renegociação das dívidas da lavoura cacaueira, uma das principais ações do PAC do Cacau. O deputado federal Geraldo Simões, vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, que se empenhou pela aprovação da MP, afirma que “o presidente Lula certamente irá agilizar a efetivação da medida, permitindo que os benefícios do PAC do Cacau cheguem aos produtores do Sul da Bahia, pondo fim a uma crise que já dura duas décadas”.
A Medida Provisória número 445 define que os custos dos descontos, que podem chegar a 80% do valor total do débito, poderão ser suportados pelo Tesouro Nacional, Tesouro do Estado da Bahia, FNE e agentes financeiros. “É importante destacar que emenda amplia o prazo para liquidação e renegociação das operações do PAC do Cacau até 30 de junho, faculta aos que estejam inscritos no CADIN por dívidas rurais que possam aderir à renegociação com base na Lei 11.775/2008”, destaca Geraldo Simões.
AGILIZAR O PAC DO CACAU
“Com a aprovação dessa emenda, vários entraves aos avanços do PAC do Cacau serão eliminados, o que permitirá avanços em sua execução e medidas efetivas para o combate dos efeitos da crise financeira na região”, ressalta o parlamentar. Ele afirma ainda que “essa é uma proposta de renegociação em condições que nunca foram oferecidas aos produtores” e lamenta que “alguns setores estejam boicotando o plano, iludindo as pessoas com propostas mirabolantes, como um desconto maior ou mesmo a anistia das dívidas”. “Com isso, os produtores deixam de fazer a renegociação e ficam impedidos de obter novos financiamentos pare recuperar a lavoura cacaueira e investir em programas de diversificação”.
Geraldo Simões também ressalta que “a Ceplac tem um papel importante na implantação do PAC do Cacau, através da mobilização dos produtores e da difusão de novas tecnologias”. “O plano dará uma nova dimensão à Ceplac, inclusive justificando a sua institucionalização”, diz o parlamentar. A MP define que o Tesouro Nacional assume até 50% do valor dos descontos nas operações realizadas através do FNE e Governo da Bahia assume os outros 50%, quando se tratarem de operações realizadas através do Desenbahia. O PAC do Cacau prevê investimentos O PAC do Cacau prevê investimentos de 2 bilhões e 500 milhões de reais e representa o maior volume de recursos já injetados no Sul da Bahia e, além da renegociação das dívidas, liberação de novos créditos e investimentos em projetos de diversificação como dendê, seringueira, pupunha flores e frutas e implantação de fábricas de chocolate.

Nenhum comentário: