terça-feira, 14 de abril de 2009

Credito.
A Associação Comercial de Ilhéus firmará convenio com o Desenbahia, criando linha de credito especial para os empresários de Ilhéus. Segundo o presidente da entidade Orlando Oliveira, o financiamento é aberto para pequenos, médios e grandes empresários, sendo que pequenos e médios empresários tem um limite de credito de até 500 mil reais, enquanto os grandes empresários têm limite a partir de 500 mil reais. O empréstimo pode ser dividido em até 96 messes além de dois anos de carência. As taxas de juros são de 0,66% ao mês. E nesta terça-feira haverá na sede da Associação Comercial a partir das 19hs uma grande reunião, quando representantes do Desenbahia, apresentam o projeto para empresários

ITABUNA E ILHEUS ADULTERAM ALCOOL ACIMA DA MEDIA NACIONAL.
Bahia vai melhorar ainda mais a qualidade do combustível comercializado no estado. A melhora será fruto do convênio assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a fiscalização da qualidade e do transporte de combustíveis. Até porque na Bahia o índice de não conformidade da qualidade dos combustíveis abaixo da média nacional. O objetivo é também combater a sonegação fiscal no setor.Segundo o diretor geral da ANP, Haroldo Lima, o índice de não conformidade da gasolina hoje, na Bahia, é menor do que o índice de não conformidade nacional. “Entretanto, como é um estado muito grande, há regiões em que há índices muito altos. É preciso se identificar estas regiões e se intensificar a fiscalização”, observou. Quanto ao álcool, Lima citou regiões importantes, como Itabuna, Ilhéus, Valença, Guanambi e Brumado, que apresentam índices de adulteração acima do dobro da média nacional.
Senador contra instalação de usinas na Bahia.
O senador César Borges (PR) lamentou hoje, em discurso no Senado, à decisão do governo baiano de liberar licença de instalação para 16 usinas termoelétricas na Bahia, das 40 que serão instaladas no Nordeste. O parlamentar afirma que a Bahia tem potencial para projetos alternativos, como de energia solar, eólicas e pequenas centrais hidrelétricas. “Para obter uma licença ambiental de uma hidrelétrica é um calvário, mas rapidamente se consegue instalar uma termoelétrica altamente poluidora”, estranhou. Segundo Borges, por serem “extremamente poluentes”, as termoelétricas não conseguem licença ambiental para se instalar na Região Sudeste e, por isso, foram para o Nordeste. O senador disse ainda que as usinas deste tipo geram pouco emprego e ainda terão isenção de ICMS sobre o óleo utilizado, por concessão do governo baiano. “Vamos trazer poluição, pouco emprego e nenhuma arrecadação”, afirmou.
WAGNER SO SUL DA BAHIA.
O governador Jaques Wagner volta ao Sul da Bahia menos de um mês depois de ter aterissado em Itabuna para anunciar a liberação de recursos para o sistema de saúde pública e inaugurar equipamentos para tratamento das vítimas da dengue.No próximo sábado (18), Wagner estará em Itabuna e Camacan, onde anuncia novos investimentos e inaugura obras.A agenda oficial deve ser definida até quarta-feira, mas a pauta incluirá o Porto Sul, um mega-projeto que pode mudar o perfil econômico da região; e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, esta uma obra reivindicada há décadas pela população das duas cidades.

Nenhum comentário: