terça-feira, 14 de abril de 2009

SESSÃO ESPECIAL DEBATE VIOLENCIA EM ILHÉUS.
A Câmara de Vereadores de Ilhéus debateu na tarde de hoje a Campanha da Fraternidade em sessão especial, proposta da vereadora Carmelita, com o tema segurança. Em seu discurso o Delegado da Policia Civil de Ilhéus, Andre Viana, disse; A situação em Ilhéus é lamentável, os índices embora estejam coletados em Salvador na Secretaria de Segurança Publica, são assustadores. Somente no mês passado foram treze assassinatos. Existem as dificuldades naturais, não é lógico ficar a cuia na mão em busca de ajuda de empresários ou de vereadores, é preciso que a sociedade participe do processo de forma mais profunda. Não bastam as ações da Policia Civil, da Policia Militar no combate a criminalidade, isso passa também por outras ações. Traçamos com a PM um plano de ação, começamos combatendo os grandes traficantes, e somente este ano, já apreendemos mais de 200 quilos de drogas, mas não basta apena a ação da policia. Hoje existem muitos assaltos há empresas, há empresas de ônibus e isso tem ligação direta com trafico de drogas, finalizou.
Já o major Adriano, disse; Esse ano e no próximo todos os policiais da Bahia voltarão à sala de aula para aprimoramento, treinamento, combate, abordagem, defensa, enfim. Todos, de coronel ao soldado mais novo passarão pelo processo. Agora no primeiro semestre serão treinados cinco mil policiais, no segundo semestre mais cinco mil, e em 2010 mais 20 mil policiais, atingindo assim o nosso contingente que hoje é de 30 mil policiais em toda Bahia.
Também estaremos recrutando ainda este ano cerca de três mil policiais para atender a demanda do estado na área de segurança.

Progresso ou uma bomba?
Rui Rocha em entrevista ao nosso programa nesta segunda-feira, nos fala sobre o evento que O Instituto Floresta Viva realizará, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, o Fórum Sul da Bahia Sustentável, de sexta-feira (18) até domingo (21), lançando para a comunidade local um tema em forma de questionamento: ‘O que está acontecendo aqui? Vamos contar a história presente na região de Serra Grande’. O objetivo é debater o cenário atual e as perspectivas da pauta ambiental em uma das mais ricas regiões do planeta em beleza e biodiversidade. “Nosso foco recai sobre os diferentes trabalhos pela conservação da natureza e o desenvolvimento de base regional sustentável em uma Área de Proteção Ambiental (APA) com transformações ocorridas no meio rural através de restauração e agroecologia associada ao turismo responsável”, destaca o ambientalista Rui Rocha, organizador do evento e diretor do instituto.
Na entrevista, perguntamos sobre o Projeto:COMPLEXO Porto Sul e o Mestre Rui Rocha dá notícias do relatório do LIMA (Laboratório Interdisciplinar do Meio Ambiente) COPPE/UFRJ, contratado para fazer a AAE (Avaliação Ambiental Estratégica), que foi contratado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) do Governo do Estado da Bahia, para fazer os Estudos da área onde pretendem implantar o projeto da BAHIA MNERAÇÃO e já está disponível para download no site do MAI – MOVIMENTO AÇÃO ILHÉUS: http://www.acaoilheus.org/arquivos/category/3-avaliao-ambiental. É PREOCUPANTE O QUE OUVIMOS DO MESTRE. Ele que é engajado nas questões ambientais desde que chegou a esta Região e é Diretor Executivo do Floresta Viva, uma Instituição séria que tem desenvolvido programas para geração de emprego e renda na área agroflorestal com recuperação de áreas desmatadas, dentre outros projeto, demonstrou muita preocupação com a instalação do Complexo, alertando para pontos importantes do relatório preliminar do sítio apontado pela BML como sendo o ideal para o Porto Sul, em função do calado ou batimetria (profundidade do navio abaixo da linha d’ água) e menor distância da costa (totalmente econômico), mas que certamente trará problemas irreversíveis para a Região Sul da Bahia, comprometendo a qualidade de vida, a saúde e nossas reservas naturais, que são nossa maior riqueza e fonte de geração de emprego e renda se o Poder Público assim quiser e fizer. O mestre pontua itens do reposição dos estoques pesqueiros de alto valor comercial; Restrição de acesso às áreas de pesca costeira (jangadas); de arrasto de camarão; de pesca de linha. Estes e mais outros itens são apontados num total de 34 só para o sítio da Ponta da Tulha.

Carqueija.
O verador Paulo Carqueija falou hoje comigo que dois assuntos debatidos em nosso programa e divulgado em nosso blog, serão reforçados por ele na ação parlamentar. Na verdade são dois assuntos importantes e fiquei mui contente com a postura do vereador. Trata-se da situação da casa de apoio aos portadores de câncer de Ilhéus e o desmatamento do Parque da Esperança. relatório como o Turismo que terá o Comprometimento significativo da situação de portal para toda zona turística do litoral Norte de Ilhéus até a Baía de Camamu; A possível inviabilização da programação de investimentos nesta área; Pressão de crescimento desordenado das ocupações urbanas e redução do grau de preservação da orla e o que mais nos chamou a atenção, foram os itens relativos às comunidades pesqueiras com o possível desaparecimento ou deslocamento dessas comunidades; Redução do valor sociocultural da Lagoa Encantada e do seu potencial turístico; Provável deslocamento da população que ocupa o litoral; Redução da capacidade deValeu Paulo Carqueija.

Nenhum comentário: