quarta-feira, 8 de abril de 2009

A POLÍCIA CIVIL DA BAHIA RECEBE 153 NOVAS VIATURAS PARA REFORÇAR AS INVESTIGAÇÕES NA CAPITAL E NO INTERIOR DA BAHIA.
As novas viaturas contam com sistema de rádio e GPS que facilitam a comunicação entre os policiais e a localização de endereços no caso de ações criminosas. Sessenta e seis viaturas ficam em Salvador e as outras seguem para 35 municípios baianos como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus incluindo a região metropolitana da capital. A entrega das viaturas que se somam a uma frota de 700 veículos é uma das ações do governo para modernizar a polícia baiana. Os novos carros são mais rápidos e chegam com maior agilidade em locais de difícil acesso. Ilhéus foi contemplada com duas viaturas, o que não atende as necessidades da Policia Civil. Mas de qualquer forma é melhor um passarinho na mão do que dois voando.

JABES.
O ex-prefeito Jabes Ribeiro, falou em nosso programa sobre as expectativas da implantação da ZPE no município de Ilhéus. Disse está otimista com o projeto, e que sempre acreditou no sucesso da ZPE, tanto acreditei que na época, embora o ex-governador Waldir Pires, não aceitava, mandei elaborar toda documentação para que o Município de Ilhéus pudesse ganhar um empreendimento dessa magnitude, disse. Isso é uma porta aberta para geração de emprego e renda. Portanto a bancada do nosso partido (PP) estará dando uma parcela muito grande no sentido de ajudar Ilhéus nesse processo, finalizou.

Orçamento.
Mais uma vez a Câmara de Ilhéus adia a votação do orçamento municipal para este ano. O orçamento com previsão de 234 milhões, 19,5 milhões/mês continua novos erros, portanto a oposição se baseou nesses erros para protestar. Assim sendo, o Presidente Jailson Nascimento, adiou a votação do orçamento para o próximo dia 15.


MAQUINAS.
Vereadores de Ilhéus se encontraram essa semana com o controlador do município Edson Silva, para adquirir informações sobre maquinário público apreendido no mandato do ex-prefeito Valderico Reis. Os Vereadores querem saber como a situação pode ser resolvida, pois várias estradas vicinais necessitam de cuidados antes que a temporada de chuva chegue.
Os vereadores Tarcisio Paixão, Valmir Freitas e Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), estiveram com o controlador do município Edson Silva para saber a respeito do maquinário apreendido na gestão anterior. A busca de informações deve-se ao fato de que várias estradas vicinais do município necessitam hoje de cuidados, e estes devem ser realizados no período seco, quando as máquinas chegariam melhor às localidades mais distantes e o serviço ficaria pronto mais rápido.
As máquinas foram apreendidas pelo Ministério Público e Policia Federal no ano de 2007, quando o prefeito em função, Valderico Reis, não soube explicar a origem do maquinário. Atualmente, a patrulha mecânica se encontra no pátio do 2º Batalhão da Polícia Militar.
Hoje os vereadores se encontrarão com o coordenador da 7ª Coorpin o delegado André Viana. Ele irão também buscar do Mistério Público orientações de como proceder para a retomada destes equipamentos tão importantes na gestão pública.

Inaugurado Espaço Cabruca - Galeria Cacau e Chocolate.
Aconteceu dia 03 de abril de 2009 na sede do Instituto Cabruca em Ilhéus (BA), a inauguração do Espaço Cabruca - Galeria Cacau e Chocolate que tem como objetivo divulgar e conscientizar a importância do Cacau-Cabruca como elemento da paisagem regional capaz de propiciar o desenvolvimento de atividades econômicas ligadas à cultura local, contribuindo para a integração da cacauicultura, produção de chocolate e conservação da Mata Atlântica ao trade turístico local. Além disto, o Espaço vai contar com:
· Duas exposições fotográficas: a primeira com espécies florestais da Mata Atlântica freqüentes na Cabruca e a segunda com o processo de produção do cacau ao chocolate.

· Uma “Mini-Cabruca” formada por vasos contendo as espécies da Mata Atlântica “in vivo”.
· Divulgação e comercialização de produtos de origem regional que tenham foco na sustentabilidade e manutenção das áreas de Cacau-Cabruca; produtos do Instituto Cabruca e dos parceiros do Espaço; exposição de móveis orgânicos feitas com árvores mortas da Cabruca.

· Difusão de informações ecoturísticas sobre os principais roteiros e destinos do Sudeste da Bahia, focando principalmente em empreendimentos que possuam Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs);

· Recepcionar turistas e moradores, prestando-lhe informações sobre a Cabruca, a cultura do cacau, o chocolate e a sua relação com a Mata Atlântica regional;

· Apresentação de filmes, palestras e exposições sobre a cultura do cacau, chocolate, cabruca e a Mata Atlântica ou temas correlatos.


A inauguração deste novo Espaço foi de fundamental importância para região e contou com a presença de vários representantes das diversas instituições da região: Câmera de Vereadores de Ilhéus, CARE do Brasil, Instituto Floresta Viva, CEPLAC, UESC, IESB e a Secretaria do Turismo de Ilhéus que visa contribuir para divulgação do Espaço já que ele está localizado na atual sede do Instituto Cabruca, que se encontra nas proximidades do Marco Simbólico da Capitania de São Jorge dos Ilhéus e com isto poderá ter a sua visitação potencializada com a inauguração deste novo espaço.O Espaço Cabruca - Galeria Cacau e chocolate ficam localizados na Praça Dr. Cadete, n° 06, Alto São Sebastião, Ilhéus – BA, e esta aberto ao publico para visitação (08h-12h / 14h-18h) e horários específicos para grupos.
Mais informações: www.cabruca.org.br

Nenhum comentário: