sexta-feira, 3 de julho de 2009

II SEMESTRE AMEAÇADO EM ILHEUS.
Os professores da rede municipal de ensino de Ilhéus, no sul do estado, podem deflagrar uma greve ainda este mês caso o prefeito Newton Lima não apresente uma melhor proposta de negociação salarial para a categoria.
Uma nova assembléia está prevista para acontecer no próximo dia 6, às 8h30min, no Teatro Municipal. A Prefeitura de Ilhéus oferece um reajuste de 5% e mais 8 reais para o ticket-alimentação dos professores e o seu não fornecimento aos demais funcionários da secretaria.
De acordo com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), professores e servidores da educação estão sendo menosprezado pelo governo e caso o prefeito não avance na negociação a greve irá acontecer, suspendendo, por tempo indeterminado, o ano letivo na rede pública municipal.

DEFINIDO CALENDARIO DAS ELEIÇOES DE 2010.
O primeiro turno das eleições do próximo ano será no realizado no dia 3 de outubro, um domingo, conforme o calendário eleitoral de 2010, aprovado na quarta-feira (1º) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 3 de outubro, o eleitor escolherá, além do novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais (estes no caso de Brasília). Caso haja necessidade de segundo turno para escolha do novo presidente e dos governadores, a data estabelecida pelo TSE é 31 de outubro. O segundo turno é necessário quando nenhum dos candidatos obtém a maioria absoluta dos votos válidos. Com a definição do calendário, ficam estabelecidos os prazos para partidos, pré-candidatos e eleitores se prepararem para o pleito. O dia 3 de outubro deste ano é a última data para mudança de filiação partidária e de domicílio eleitoral. As convenções partidárias para a escolha de candidatos deverão ser realizadas entre 10 e 30 de junho de 2010 e o registro dos candidatos tem que ser feito até 5 de junho do próximo ano. A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia seguinte, 6 de julho. No rádio e na televisão, o horário eleitoral gratuito do primeiro turno das eleições tem início no dia 17 de agosto e termina em 30 de setembro. Se houver segundo turno, a propaganda deve começar até 16 de outubro. Já as pesquisas de tendência de voto deverão ser registradas a partir de 1º de janeiro. O dia 5 de maio do ano que vem é o último dia para o cidadão pedir título de eleitor ou solicitar a transferência de seção eleitoral. Em caso de perda do título, a segunda via do documento deve ser requerida até 23 de setembro de 2010. Outra decisão do TSE, tomada ontem (30), é a realização, no próximo semestre, de testes de segurança do sistema de votação e processamento de votos por meio de urnas eletrônicas, conforme solicitação do PDT e do PT. O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, disse que “é bom” fazer os testes, pois isso “mostra que não há o que temer”. Segundo ele, “tudo que representar um traço, ou uma nesga de vulnerabilidade, será estudado para corrigir e aperfeiçoar o sistema”.

DIREITOS HUMANOS DEBATIDOS EM ILHEUS.
A Câmara de Vereadores de Ilhéus juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Ilhéus realizarão a Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A audiência será realizada nesta sexta-feira (03) a partir das 15h, no auditório da Justiça Federal de Ilhéus. A temática debatida será a atual situação dos Direitos Humanos no Brasil.
INDÚSTRIA DE MULTAS.
Uma empresa de Minas é quem vai gerenciar o sistema de transito da cidade de Ilhéus... Precisamos alertar a sociedade e as autoridades, sobre o risco que poderemos correr com uma suposta indústria de multas. Por que tem que ser uma empresa de Minas? Não poderia ser uma de Ilhéus? Qual será o destino dos flanelinhas a partir do momento que essa empresa começar a operar? Qual o critério? Qual o planejamento? Não sabemos de nada. A Zona Azul é importante, mas faltam explicações, detalhes...
ANGELA.
A deputada Ângela Souza, esteve em nosso programa na manhã de hoje e fez um balanço da atuação do seu mandato nos primeiros seis meses de 2009. Destacou que colocou no orçamento 700 mil reais para reformas das Centrais de Abastecimento da URBYS e Malhado, além da luta pelo DPT e outros. A Deputada disse também, que está bem com o prefeito Newton Lima, o relacionamento é bom, estou com ele, queremos ajudá-lo na administração pelo bem de Ilhéus, finalizou...

GRIPE SUINA EM ILHÉUS.
O Diretor do Hospital Geral Luiz Viana Filho, Dr. Gustavo Silveira, disse em nosso programa para que a comunidade de Ilhéus fique tranqüila quanto à gripe suína. As pessoas que foram atendidas com os sintomas da gripe, estão bem, portanto, não há motivos para pânico. Estamos com uma equipe de prontidão para qualquer eventualidade.Gustavão também destacou que o Hospital está em fase de reforma, portanto, embora o Regional esteja funcionando, vai diminuir o ritmo de atendimento, para acelerar as obras, e para isso é preciso que a população tenha um pouco de paciência.

Nenhum comentário: