terça-feira, 21 de julho de 2009

Lula Garante solução para o Aeroporto de Ilhéus

Os principais projetos do governo federal e do PAC para a Bahia, em parceria com o Governo do Estado, foram os temas centrais de dois encontros entre o governador Jaques Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Administrativo do Banco do Brasil. Na noite de segunda-feira (20), o presidente Lula e o governador discutiram providências para apressar os investimentos federais destinados à Ferrovia da Integração Oeste-Leste, ao porto Sul e ao Aeroporto de Ilhéus.
Nesta terça-feira (21), o presidente Lula voltou a chamar o governador para um segundo encontro, do qual participou o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, a fim de decidir de uma vez por todas a questão do Aeroporto de Ilhéus. O presidente garantiu ao governador que o “nó cego que está amarrando a operação no aeroporto de Ilhéus será desatado” e determinou que as empresas de aviação que lá operaram sejam convocadas para encontrar uma solução dos problemas ainda pendentes. Foi avaliado ainda na reunião, ser necessário e urgente construção de um novo aeroporto em Ilhéus.
O governador fez, ainda, ao presidente Lula um relato sobre o quadro positivo da recuperação da economia baiana, destacando que junho foi o quinto mês consecutivo de crescimento no estado, com um saldo de 6.119 empregos, elevando o saldo acumulado para 23.098 novos postos de trabalho em 2009.
Comentou ainda que 75% das oportunidades de emprego estão surgindo em municípios do interior. Comunicou, também, ao presidente Lula que a indústria baiana obteve uma taxa de crescimento de 7,5% em maio em relação ao mês de abril, mostrando que o acerto da política de redução do ICMS para aquecer a economia, principalmente a área industrial. Wagner mencionou ainda a taxa de 29% no segmento de refino de petróleo e álcool, o que também é um bom sinal de recuperação da economia.
No Planejamento, o ministro Paulo Bernardo garantiu ao governador que fará um esforço para liberar em breve os R$ 75 milhões estimados em projetos e investimentos por parte de vários ministérios para obras de infraestrutura, calçamento, pavimentação de ruas e praças, construção de quadras esportivas, ginásio e campo de futebol, além de compra de máquinas e sistemas de abastecimento de água e poços.
O governador Wagner defendeu ainda a construção do Porto Sul e do Polo da Indústria Naval como indispensáveis ao movimento positivo de retomada do crescimento da economia baiana. O governador esteve também com o Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para tratar das obras de construção e restauração das rodovias baianas e com o diretor-geral do Dnit, Luís Antonio Pagot.

Nenhum comentário: