terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

TCM TEM NOVO PRESIDENTE.
Conselheiro do Tribunal de Contas Francisco Andrade Netto foi eleito na tarde desta terça-feira (17) o novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios. O concorrente venceu com os votos dos outros sete colegas sem nenhum contra sua candidatura, que surgiu depois da desistência de Paulo Maracajá de concorrer ao cargo. O ex-presidente do Bahia é acusado elo Ministério Público Estadual de enriquecimento ilícito. Francisco Netto, que foi secretário estadual de Segurança Pública na gestão de Antônio Carlos Magalhães nos anos 90, assume o cargo pela segunda vez.

O CORTE DO GOVERNO.
A crise econômica obrigou o governo do estado a promover um corte de 3% no Orçamento 2009, que corresponderá a cerca de R$ 600 milhões nos gastos públicos previstos para este ano. A decisão foi anunciada em coletiva liderada pelos secretários do Planejamento, Ronald Lobato, da Administração, Manoel Vitório, e da Fazenda, Carlos Martins. Além da crise, a baixa arrecadação de impostos foi apontada como uma das razões para o corte. Apesar disto, as áreas de educação, saúde, segurança pública, geração de emprego e renda e infra-estrutura não serão atingidas pela medida, afirmaram os secretários. De acordo com Manoel Vitório, o corte pode ser comparado à economia doméstica, onde sempre há algum excesso que pode ser cortado em nome da saúde financeira do todo.

CHATEAÇÃO.
O povo de Ilhéus anda chateado com as mudanças no transito. “o problema maior está na Praça Cairu”.
O povo está chateado com a falta de um DPT.
Chateado com o atendimento médico do Regional.
Chateado com o fechamento do Batalhão, com o abandono do mesmo.
O povo anda chateado com o problema do aeroporto, com o desemprego no Pólo de Informática. Chateado com a perda no movimento de cargas pelo Porto de Ilhéus, enfim. Quando é que vamos nos alegrarmos?



LULA BONZINHO.
O Banco do Brasil irá atuar no financiamento de imóveis para baixa renda. Apesar de não ser esse o foco do banco, o presidente Lula deu ordem à instituição para participar como financiador do pacote de habitação popular que deverá ser anunciado após o carnaval. A decisão foi tomada depois de Lula ouvir da Caixa Econômica Federal que ela teria dificuldades para, sozinha, levar o mercado a atingir a meta de financiamentos do plano: 500 mil unidades neste ano e 500 mil até o final do ano que vem.

PRIMEIRO SALVADOR.
Pela primeira vez pescadores baianos terão à disposição equipamentos para a prática da pesca oceânica em grande escala ao longo do litoral baiano. Um acordo de cooperação técnica entre a Bahia Pesca – empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) – e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, vinculada à Presidência da República, (Seap), vai capacitar os pescadores das cooperativas de pesca de Camaçari, no Litoral Norte de Salvador, e Itacaré, no Sul do Estado, para operar embarcações oceânicas com capacidade acima de 35 toneladas de pescados.O acordo faz parte do Pro-Frota (Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional) programa que financia a aquisição de barcos pesqueiros para a pesca oceânica, paracooperativas de pescadores em todo o País. O Pro-frotatem por objetivo Incentivar a formação de uma frota genuinamente brasileira; incrementar a produção nacional de pescado; recuperar recursos que estão em situação de sobre pesca ou colapso, promover a exploração da ZonaEconômica Exclusiva e de águas internacionais e proporcionar a eficiência e sustentabilidade da frota pesqueira costeira, continental e oceânica. Até o final do próximo mês, quando todos os estudos técnicos tiverem sido concluídos e apresentados pela Bahia Pesca, à Seap, deverá ser assinado um convênio como Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a construção dos quatro barcos – dois para a Cooperativa de Pescadores de Camaçari e dois para a Cooperativa de Itacaré. A expectativa é que as embarcações sejam entregues dentro de um prazo de um ano e meio. Os barcos irão atender a aproximadamente 180 pescadores associados nas duas cooperativas. Na reunião ocorrida na sede da Bahia Pesca, na última segunda-feira, com a presença de representantes dospescadores, Banco do Nordeste, Casa Civil do Governo do Estado e da Seap, ficou definido que no próximo dia 25 de março será apresentado pela Bahia Pesca o plano de ação para que seja viabilizado o convêniopara a aquisição das embarcações. "É um desafio e um novo marco para a pesca na Bahia", disse o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Salvador e Ilhéus - Nas presenças do superintendente do Banco do Nordeste, Ilo Meira Filho, do coordenador-geral de Apoio e Incentivo ao Crédito do Ministério da Pesca, Marcelo Burguez Pires e do chefe do escritório da Seap na Bahia, Marcelino Galo, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli enfatizou que o convênio para a construção de barcos de pesca oceânicos, só reforça a importância das obras de construção dos terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus. Ao falar pára os pescadores e representantes da Seap e doBNB, Albagli lembrou que a Bahia precisa dinamizar o seu setor pesqueiro. "Não podemos ver as nossas reservas de pescas serem exploradas por estrangeiros, porque não temos frota e porque o estado não possui terminais pesqueiros",disse.

Nenhum comentário: