sábado, 28 de fevereiro de 2009

Criada frente contra corrupção nos Três Poderes...
Parlamentares de diversos partidos, liderados pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), vão criar uma frente parlamentar contra a corrupção no Congresso na tentativa de combater atos ilícitos cometidos nos três Poderes. A criação da frente foi deflagrada pela entrevista de Jarbas à revista “Veja”, na qual o senador afirma que a maioria dos integrantes do PMDB “quer mesmo é a corrupção”. Os deputados e senadores que articulam a frente vão se reunir na próxima semana para traçar a estratégia de ação do grupo. O senador José Nery (PSOL-PA) disse que o objetivo da frente é colocar em prática ações que permitam ao Congresso investigar atos de corrupção. “A idéia é criar um movimento amplo que reúna partidos que tenham o compromisso na luta contra a corrupção. Vamos ver se conseguimos levantar situações concretas para serem investigadas.

Defesa de Lula e Dilma afirma que encontro com prefeitos não foi eleitoreiro.
A Advocacia Geral da União (AGU), enviou na noite desta sexta-feira (27) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilmar Roussef contra a representação do PSDB e DEM. A defesa negou as acusações dos partidos de que o presidente e a ministra tivessem usado um encontro com prefeitos no início do mês com finalidades eleitoreiras. A defesa afirmou que o propósito foi estreitar as relações entre o governo federal e os novos prefeitos. De acordo com o documento, ministra-chefe da Casa Civil limitou-se a falar sobre programas governamentais inseridos nas atribuições de sua pasta. “O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, portanto, não foi de um partido ou de partidos ditos governistas, mas, sim, foi um evento institucional e suprapartidário. A reunião de trabalho contou com a participação de todos os partidos políticos com representação no Executivo Municipal”, disse a defesa.

Deputada teve nova audiência sobre DPT...
A deputada estadual Ângela Sousa teve uma nova audiência para tratar do assunto. Dessa vez, ela se reuniu com o delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia, Joselito Bispo, o diretor geral do Departamento de Polícia Técnica, Raul Coelho Barreto, e o diretor do DPT-Interior, Claudemiro Pires Soares. Na audiência, realizada na tarde da última quinta-feira, 13, a parlamentar entregou ao delegado-chefe da Polícia Civil, uma cópia da indicação de nº 15.568/2007, apresentada no dia 11 de junho do ano passado, na Assembléia Legislativa da Bahia. No documento, ela solicita ao governador Jaques Wagner, o reaparelhamento, reformas na estrutura física e ampliação do quadro funcional do IML de Ilhéus. Os diretores do DPT e DPT-Interior também apresentaram ao delegado-chefe, um relatório com fotos mostrando as precárias condições do instituto. Ângela Sousa há algum tempo tem buscado uma nova sede para o funcionamento deste serviço, e já entrou em contato com diversas autoridades para solicitar apoio a esta questão. “É preciso unir forças para acabar com o descontentamento dos familiares que necessitam do serviço de autópsia para a liberação dos corpos de entes queridos”, afirmou a deputada. O delegado Joselito Bispo prometeu envidar esforços junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, para viabilizar a implantação de um novo local para o IML de Ilhéus. “Vamos fazer o que for possível para que a população de Ilhéus seja tratada com o respeito que merece, também neste sentido”, disse o delegado.
O combate à dengue será intensificado em toda a Bahia.
Em uma reunião, nesta sexta-feira (27), a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, mobilizou equipes de governo da Secretaria de Saúde (Sesab), capitaneada pelo secretário Jorge Solla, da Coordenadoria de Defesa Civil, Instituto do Meio Ambiente (Ima), o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, e Secretaria de Combate à Pobreza e Desenvolvimento Social (Sedes) para definir novas estratégias de fortalecimento das ações de combate à doença. “Desde 2007, o governo tinha ciência da gravidade da doença e dos riscos do aumento da tendência de epidemia em algumas cidades. Tanto que a dengue estava na pauta da primeira reunião da Sesab com secretários municipais e prefeitos, há dois anos”, lembrou Solla. O aumento da notificação das formas graves de dengue – Febre Hemorrágica, Síndrome do Choque Dengue e Complicações da dengue -, além da faixa etária da população mais atingida – de 5 a 14 anos, preocupam a equipe de saúde. Nos dois primeiros meses (até a 3ª semana de fevereiro) de 2009, a Sesab notificou 6.567 mil casos de dengue, sendo 255 nas formas graves. Desses, 82 casos foram confirmados, com 9 mortes por esta causa. Há 12 casos de óbitos suspeitos, aguardando confirmação.

Nenhum comentário: