segunda-feira, 28 de abril de 2008

A roda da política em Ilhéus

Estando a cinco meses das eleições, este é o momento de construção de alianças entre os partidos, momento de muita conversa e nada decidido ainda. Muitos querem ser candidatos, ninguém assume que aceita a posição de vice, embora se saiba que é a composição entre prefeito e vice que define as alianças.

Em Ilhéus existem vários grupos formados, que podem ser reconhecidos como "bloco da resistência e renovação política", grupo de Ângela, grupo de Jabes, Grupo de Newton... Vamos às possibilidades que se apresentam, nas conversas pelos "corredores da política ilheense":

Dr. Ruy Carvalho, do PT, poderá ter como vice o Padre Nildemar, do PSL.

Newton, do PSB, ainda tenta costurar alianças, Magno Lavigne afirmou na última sexta-feira aqui no Alerta Geral que Newton é o nome do PSB, negou qualquer insatisfação, mas não é isso que se comenta nas rodas de políticos de plantão. Segundo se sabe, vários setores do partido estão insatisfeitos com o fato de Magno Lavigne ter sido preterido como Secretário de Governo.

Mário Alexandre também busca alianças, mas é dada como certa a união entre o PSDB com o PTB e PSC, podendo seu vice sair de uma dessas alas.

O PP de Jabes já consegue construir uma aliança quase definida com o PMDB, e há grande possibidlidade de ter como vice o Dr. Antônio Carlos Rabat. O PMN também já discute a possibilidade de se agregar ao PP. Se isso se concretizar, têm-se a união de forças dos ministros Geddel e Márcio Fortes, o que será de grande valia.

Mas além desses, ainda existem outras pré-candidaturas: Cacá Colchões, pelo PR, Leonel Cristo, pelo PPS, Hernani Sá, pelo PSDC, e mais recentemente foi anunciada a de Manuelito Puentes, pelo PTB. Além, do Dr. Espírito Santo, pelo DEM, que é a única candidatura natural de oposição, e que vem com a bênção do ex-governador Paulo Souto.

Nessas horas de "costura", ouve-se o que se ouviu de Cacá: "Eu e Jabes, é vitória certa, somos imbatíveis".

Bem, todas essas informações são concretas e reais, embora na conversa de microfone, aqui mesmo, na Santa, saia coisa bem diferente. Mas é o que eu digo: Na política, tudo pode acontecer, acontece o que nem se imagina!!!

Nenhum comentário: