terça-feira, 17 de junho de 2008

Anúncio oficial da chapa Newton Lima - Mário Alexandre


Aconteceu nesta segunda-feira (16), às 3 h da tarde, a coletiva à imprensa para o anúncio da adesão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à chapa encabeçada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no salão do Ilhéus Praia Hotel. Com isso, o tucano médico Mário Alexandre, o conhecido Marão, é o candidato a vice do pré-candidato a reeleição, Newton Lima.

Estiveram presentes, dentre secretários municipais, vereadores e diversos dirigentes partidários, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), os presidentes do PSB e PSC, respectivamente, Magno Lavigne e Daniel Correia, além do vereador Alcides Kruwchewsky (PSB), que compuseram a mesa, além, é claro, de Newton e Marão com suas respectivas mulheres, Inês e Soane.


A solenidade, que teve o jornalista Yolando Souza como mestre de cerimônia, iniciou com o pronunciamento do prefeito. Newton fez um resumo de sua gestão, desde que assumiu em agosto do ano passado. Confessou que, em comum acordo com familiares e amigos íntimos, planejou governar, somente, até dezembro último, devido ao fato de não estar acostumado a vida pública. Voltou atrás da idéia, incentivado pelos amigos. A duras penas, vem conseguindo realizar obras essenciais, há muito tempo desleixadas por gestores passados. Essa questão foi observada por Marão: “É a primeira vez que Ilhéus tem um prefeito que diz que não falta dinheiro para realizações!”, admirou. A deputada Ângela falou, inclusive, que “se não se faz mais, é porque o município encontra-se inadimplente com os governos estadual e federal. E não foi o prefeito Newton o responsável pelas dívidas, e sim os prefeitos anteriores”, concluiu. O vereador Alcides Kruschewsky lembrou o momento pelo qual convidou o prefeito para se filiar ao PSB, e ressaltou que teve que desaprender o que aprendeu de errado na política.

O ponto polêmico da coletiva, no entanto, ficou por conta do presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Flori Nonato dos Santos, o Quito, que, fazendo uso da palavra no microfone, declarou que, como presidente, não foi consultado quanto ao apoio a chapa formada, até o momento, por PSB, PSDB, PSC e PSDC. Fez questão de dizer que tem admiração por Newton e Marão. Daí, ele quis saber do prefeito, o que tem a falar sobre o assunto.

Newton, alegando ser um assunto de cunho político, repassou a pergunta ao presidente do PSB, Magno Lavigne. Magno explicou que os contatos foram feitos com os partidários do PPS local e que o presidente Quito, apesar de convidado, não comparecera a nenhuma das reuniões. Além do mais, segundo o presidente do PSB, a inclusão do PPS à chapa teve o aval do presidente estadual pepista, George Gurgel.

Nesta segunda-feira, finalmente, ficou consagrada como o dia em que o tucano uniu-se à pomba da PAZ, abrigados no mesmo ninho.

Texto: Marcos Pennha, Economista, Colunista do Jornal Foco Regional
Fotos: Anabel Cavalcanti



Fala do Prefeito Newton Lima



Fala de Dr. Mário Alexandre




Fala de Magno Lavigne

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhores,
Se não falta dinheiro na prefeitura, por que então até a presente data o prefeito não apresentou proposta de reajuste para o funcionalismo? Segundo ele não tem dinheiro. Estaré ele mentindo?