quinta-feira, 12 de junho de 2008

Prossegue a paralisação dos professores da rede municipal de ensino


A professora Enilda Mendonça, vice-presidente da APPI - Associação dos Professores Públicos de Ilhéus esteve nesta quinta-feira no Alerta Geral, para esclarecer à população, especialmente aos pais dos alunos da rede municipal de ensino sobre a paralisação dos professores, que aconteceu nos dias de ontem e hoje (11 e 12).


Enilda explicou que todo o efetivo adeririu à paralisação, apenas os professores contratados não aderiram, com receio de terem seus contratos suspensos. A causa da paralisação é a ausência de uma contra-proposta da prefeitura à solicitação feita pela classe, de um reajuste de 15%.


Segundo a representante da classe, a resposta do Secretário de Educação, dizendo que não pode conceder qualquer reajuste por conta da folha de pagamento já estar no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal é incoerente, uma vez que a Reforma Administrativa encaminhada à Câmara Municipal amplia ainda mais essa folha. Enilda se mostra indignada com o fato de administração pública, em vez de reduzir cargos comissionados e enxugar a máquina administrativa, faz contratações que ferem a Constituição Federal e se nega a negociar o que é justo com a categoria.


Ressalta ainda que o objetivo dos professores não é fazer greve. Mas se para conseguir a negociação precisar continuar no processo de paralisação progressiva (aumentando um dia a cada semana), eles irão continuar. As várias reuniões com representantes das Secretarias de Educação, Finanças e Administração não vêm trazendo qualquer resultado concreto, e em nome dos professores, Enilda pede desculpas aos alunos e seus pais, pelos transtornos causados pela paralisação, mas afirma que é a única saída possível no momento.


.......

Nenhum comentário: