quarta-feira, 11 de junho de 2008

Casa dos Artistas em destaque

O Alerta Geral recebeu nesta quarta feira o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, para falar da programação da Casa, que hoje realiza mais uma edição do "Improviso Oxente!" e também sobre o projeto “Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência”, que tem início amanhã, com espetáculos, ciclos de debates e o lançamento do livro "Em busca de um Teatro Popular", de César Vieira.

Entre os convidados dos ciclos de debates estão César Vieira, do Grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, de São Paulo, Luiz Fernando Lobo, da companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro, Marcelo Bones, do Teatro Andante, de Belo Horizonte, Chica Carelli, do Teatro Vila Velha, de Salvador e Carlos Carvalho, do Centro de Pesquisa Teatral do Recife, além do Secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles.

Também esteve nos estúdios da Santa Cruz o escritor César Vieira, que trabalha com teatro popular há 42 anos, com o mais antigo grupo de teatro popular do país, o Teatro Popular União e Olho Vivo. O grupo de teatro já se apresentou mais de quatro mil vezes, sendo 90% delas em bairros da periferia de São Paulo, de forma gratuita. Após os espetáculos, o grupo promove debates sobre o teatro popular com a comunidade.

Na noite de amanhã acontece, após o espetáculo Teodorico Majestade, o lançamento do livro de César Vieira, "Em busca de um Teatro Popular", que conta a história do Teatro Popular União e Olho Vivo, exemplo para outros grupos, e será distribuído gratuitamente para entidades e representantes de grupos presentes ao evento.

Durante as discussões no projeto “Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência”, um dos assuntos a ser abordado é a necessidade de legislação específica que fomente a produção de teatro popular. O ciclo de debates tem entrada franca, e acontece numa extensa programação entre os dias 12 e 14 deste mês. Os espetáculos tem ingressos a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia, e alunos de escola pública têm uma cota de gratuidade, que deve ser adquirida com antecedência. A programação detalhada está no site da Casa dos Artistas.

Nenhum comentário: