sexta-feira, 20 de junho de 2008

Esquenta a cena política em Ilhéus

O Alerta Geral desta sexta-feira trouxe à tona o desenho político das pré-candidaturas em Ilhéus. Com o anúncio ontem da chapa Dr. Ruy Carvalho - Joabs Ribeiro, pela coligação PT-PP e mais 7 partidos, ficam teoricamente quatro pre-candidatos: O atual prefeito, Newton Lima, Dr. Ruy Carvalho, Dr. Espírito Santo e Cacá Colchões.

Nesta cena, alguns partidos ainda permanecem indefinidos, como é o caso do PPS - inclusive o seu presidente local, Flori Nonato foi convidado a participar pelo telefone, mas não se pronunciou - e o PMN, que a princípio afirmou apoiar Newton, mas ontem sentou à mesa do PT.

Os microfones da Santa Cruz estão democraticamente á disposição dos dois partidos, para que venham expor suas posições.

Ouça aqui o comentário de Gil Gomes na íntegra.

O presidente da Comissão Temporária do PR, o empresário Carlos Machado, popularmente conhecido como Cacá Colchões foi entrevistado, e ao ser questionado sobre sua pré-candidatura e as possibilidades de aliança com Dr. Espírito Santo (DEM), respondeu que o PR continua com sua pré-candidatura própria, e que tem conversado com todos os partidos (exceto com o PSOL), e ainda está estudando a situação, pois pensa não apenas na chapa majoritária, mas também nas proporcionais.

Disse também que, como um partido democrático, o PR respeita seus filiados, e sua candidatura tem o aval de César Borges, do deputado José Carlos Araújo e que não pode desprezar os mais de 16 mil votos na eleição passada. Está disposto a enfrentar uma disputa limpa, honesta e com respeito ao povo. E até à data da convenção do partido (dia 30 de junho, às 14h no Ilhéus Hotel), quando acontecerá a confirmação de sua pré-candidatura, está aberto a coligações.

Cacá também colocou a possibilidade de o seu vice sair de dentro do próprio PR, onde tem três nomes, que ele preferiu não apresentar no momento, mas adiantou que são duas mulheres. O PR se reunirá na próxima quarta-feira à noite, e logo em seguida essa questão será divulgada.

Ouça aqui a entrevista completa.

Gil Gomes também recebeu o presidente do PT em Ilhéus, Eliezer Correia, que avalia a aliança anunciada na manhã de ontem como "um processo em construção, onde muita coisa ainda pode acontecer."
Eliezer enxerga a aliança como resultado de um esforço grandioso dos diversos segmentos progressistas, que uniu a maioria dos partidos da base de sustentação do governo, e traz para Ilhéus um projeto alicerçado em dois grandes projetos: o governo Lula e o governo Wagner. Na política local, é a maior aliança que já pôde ser construída, e é não apenas uma chapa para ganhar a eleição, mas também permitir que a governança em Ilhéus se dê amparada na institucionalidade que tem nos governos federal e estadual.
Segundo Eliezer, além da maioria dos partidos da base aliada, a coligação tem a maioria dos ministros, o vice-presidente da república, e assim tem condições de atender as demandas concretas de Ilhéus, com obras de infra-estrutura, a ferrovia, o porto, que são portas que se abrem de Ilhéus para o mundo.
O presidente local do PT acredita que esse seja o palanque real do governador, pois isso lhes foi assegurado pelo próprio governador, que foi quem apresentou a possibilidade da aliança com o PP. Considera também o valor de estar tratando com lideranças já testadas nas urnas, e espera que Ilhéus tenha não apenas um gerente de plantão, mas um administrador que pense proativamente, trabalhando pela inclusão social, garantia de emprego e renda, sem permitir a expansão da cidade em áreas de preservação ambiental como os mangues.
O pré-candidato da coligação "Acelera Ilhéus" tem um projeto com sete áreas temáticas, que incluem a árrea social, cultura, esporte e lazer, aproveitando o potencial que a cidade tem para gerar emprego e renda, incluindo a ZPE que já foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Ouça aqui a entrevista completa.
********

Nenhum comentário: