Depois de um ano e cinco meses à frente do Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF), Dr. Ruy Carvalho se afasta da direção para concorrer à prefeitura de Ilhéus.
Em entrevista a Ivonete Vasconcelos, ele se diz "feliz, mas já com saudade". Dr. Ruy encontrou o HGLVF sucateado, sem credibilidade diante da comunidade ilheense e sem o respeito por parte dos seus funcionários. O médico se despede devolvendo o hospital à comunidade com inúmeras melhorias, como a UTI, que é, segundo ele, a melhor do interior do estado, com a melhor equipe, que inclui até psicólogo. Além da UTI, foi feita também a reforma do anexo psiquiátrico, toda a revisão do telhado e da parte elétrica, e hoje é entregue à população ilheense o novo laboratório do Hospital Geral.
Dr. Ruy sai, mas deixa ainda várias benfeitorias iniciadas, como a construção do novo Pronto socorro, a sala que irá receber o tomógrafo já licitado pelo governo do estado, a reforma dos vestiários e a construção de um anfiteatro com 99 lugares.
Questionado se poderia vir a ser o vice na chapa do prefeito Newton Lima ou na do PP, respondeu que "tudo pode ser verdade e tudo pode ser boato". As conversas estão acontecendo e "é preciso elevar os olhos e não descer a questões menores.".
O Secretário de Saúde do estado, Dr. Jorge Sola, que veio fazer a transmissão do cargo ao novo diretor, Dr. Gustavo Silveira também falou à reporter Ivonete Vasconcelos sobre a situação do Hospital antes e depois da gestão de Dr. Ruy, e anunciou a vinda da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, para discutir a saúde no município.
A sessão ocorrerá na Câmara Municipal às 18h e 30 minutos, e a entrada é livre para a população que desejar assistir às discussões. Segundo o Secretário, apesar de todas as melhorias feitas pelo governo do estado no Hospital Geral, o que ocorre é que a maioria dos oito mil atendimentos/mês poderia ser feita nas Unidades Básicas de Saúde e nos PSFs, mas estes não estão funcionando satisfatoriamente. Essa realidade é que será investigada com a vinda da Comissão de Saúde a Ilhéus.
Sola ainda falou sobre a proposta de estadualização do Hospital de Base de Itabuna, que foi rejeitada pela prefeitura daquele município, que não aloca no Hospital os recursos estaduais nem federais a ele destinados.
Ouça as entrevistas na íntegra:
Dr. Ruy Carvalho
Dr. Jorge Sola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário