sábado, 28 de junho de 2008

ESPECIAL DIA DA CIDADE


Fotos: Anabel Cavalcanti



SUJEITOS DA HISTÓRIA


João Batista, João Adonias, Alisson Mendonça, Soares Lopes, Sá Barreto, Jorge Amado, Horizontina Conceição, Carlos Monteiro, Mário Pessoa, Henriquinho Cardoso, Jabes Ribeiro, Newton Lima e... outros


Ilhéus, 127 anos de Elevação a cidade.

Ilhéus é uma das cidades mais importantes do país. Impossível falar da história do Brasil sem citar este pedaço de chão. Tudo começou por volta da década de 30 do século XVI, quando o rei Dom João III criou as Capitanias Hereditárias ao dividir a colônia em catorze amplas faixas de terras e, entregou a recém-fundada capitania de São Jorge dos Ilhéus ao Escrivão da Fazenda Jorge de Figueiredo Correia para governá-la em nome da Coroa. Em troca, caberia ao donatário o compromisso com o povoamento, defesa, propagação da fé católica e aproveitamento e exploração das riquezas naturais da Vila. Daí a frase: Ilhéus é rica por natureza!

A época da doação da Capitania de Ilhéus a Jorge de Figueiredo Correia data do dia 26 de junho de 1534, na cidade de Évora. Portanto, são 474 anos de história, de fundação.

Quando da assinatura da carta de doação desta terra ao Sr. Jorge, o mesmo impossibilitado ou desinteressado de vir pessoalmente para administrá-la, enviou para essas bandas o espanhol, homem de sua confiança, Francisco Romero, que, quando no Brasil chegou, instalou-se com sua comitiva inicialmente na Ilha de Tinharé, onde hoje fica o morro de São Paulo, somente vindo mais tarde para a baía do Pontal. Chegando à baía do rio dos Ilhéus (entre o morro de Pernambuco e São Sebastião), instalou o seu QG e sede da capitania no morro de maior proporção na entrada da barra. Este morro hoje, conhecido como Outeiro de São Sebastião, registra exatamente, segundo os livros, o início de tudo.

A escolha do cume do morro fora estrategicamente pensada, pois, ali os colonos além de uma visão privilegiada da área litorânea, buscavam uma maior proteção contra as invasões de embarcações estrangeiras, como também de imprevistos ataques indígenas.

A Vila começou a despertar interesse de estrangeiros não só de outras regiões e capitanias, como de elementos invasores, já que o cultivo da cana-de-açúcar começava a atrair e a perspectiva da capitania prosperar era grande. Vinte e quatro anos depois é erguida a Igreja de São Jorge, uma das mais antigas do país. São 452 anos de fé e evangelização, acolhimento e ação social.

Em 1551 com a morte de Jorge, que, aliás, aqui nunca esteve (ratificando mais uma vez), a Capitania mudou de donatário por várias vezes, iniciando assim, um processo de decadência econômica, estagnando-se, passando para um regime estritamente de subsistência. Com o fim das Capitanias Hereditárias, o processo de imigração resultou no cultivo de um outro fruto, o cacau. O cacau inicialmente tinha fins especialmente como fonte de alimento. Somente anos depois o plantio do fruto de ouro passou a ser fonte de renda e especulação. No dia 28 de junho de 1881 a Vila de São Jorge dos Ilhéus foi elevada à categoria de cidade, através de lei sancionada pelo Marquês de Paranaguá, na época, Presidente da Província da Bahia. Portanto, são 127 anos de elevação à cidade, e não de emancipação.

Nesta data tão especial, traduzimos toda a nossa gratidão àqueles e àquelas que se doaram, lutaram e de alguma forma, ao longo da nossa história, ajudaram o desenvolvimento desta querida cidade.

Foram muitos revezes ao longo do tempo. Tivemos um grande momento nos anos 20 com a fase áurea do cacau. Sofremos com a queda da bolsa de New York (1929). Sempre esperançosos, nos reerguemos. A fama do cacau continuou atraindo imigrantes. Continuávamos produzindo, gerando empregos e sustentando a Bahia. Na década de 80 sofremos outro impacto brutal - a Vassoura de Bruxa. Estamos superando.

O povo Ilheense nunca perde a esperança por dias melhores!

Parabéns a Ilhéus. Parabéns à nossa gente.

Nosso reconhecimento: De João Batista de Sá Oliveira a Newton Lima; de João Adonias Aguiar a Alisson Mendonça; de Jorge Amado a Manoel Carlos; de Horizontina Conceição a Neide Silveira; de Dom Manoel de Paiva a Dom Mauro Montagnoli; de Misael Tavares a Sá Barreto; de Dr. Henriquinho Weyll a Dr. Cosme Araújo; de Dr. Soares Lopes ao ortopedista Dr. Mário Alexandre; da Ialorixá Tiana a Valério Bomfim; de Alberto Bichara Rabat a Roque Fraga; do mestre Arléo Barbosa ao professor André Luiz Rosa; do empresário de transporte Seu Zé Alberto a Valderico Reis; do primeiro editor-chefe do Diário da Tarde, Carlos Monteiro, ao Jornalista Ed Camargo; do saudoso Tony Neto a Erivaldo de Jesus Vila Nova; de Pablo Pinillos a Ed Ferreira; de Oswald Bernardes a Hamilton Fontes; do simples Gari da vassoura e da pá, ao Dr. Magistrado da toga e do anel de ouro; Enfim, obrigado, filhas e filhos, cidadãos Ilheenses, sujeitos da nossa história.

Obrigado a minha mãe que me pariu nesta linda e espetacular cidade! Cidade mais que maravilhosa, acolhedora e gostosa de viver. Cenário exuberante-natural projetado pelo Mestre dos mestres.


Elias Reis -
Diretor do Jornal do Radialista - publicidade e impressão integrada/ESS,
historiador e rádio-jornalista.

*********

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Professores fecham acordo com a prefeitura

A vice-presidente da APPI - Associação dos Professores Públicos de Ilhéus, Enilda Mendonça, esteve nos estúdios da Santa Cruz para informar o resultado das discussões na audiência de ontem com os representantes da administração pública.

Apesar do pedido dos professores de 15% de reajuste, o acordo foi fechado em 6%, dividido em duas parcelas: julho e agosto. A oferta da prefeitura foi referendada em Assembléia da categoria, realizada nas dependências da Câmara Municipal, com cerca de 300 professores.





*******

Análise do Secretário de Turismo sobre o São João


Gil Gomes recebeu no Alerta Geral desta quinta-feira o Secretário Municipal de Turismo, Hermano Fanning, que fez sua avaliação dos cinco dias de festas juninas em nossa cidade.
Segundo o secretário, os dois eventos - Forró na Praia e o Forró Sem Fim - respectivamente na Avenida Soares Lopes e em Olivença, tiveram público acima do esperado, foram considerados como "aprovados" pelo público participante.
O governo do estado através da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo atuaram, inserindo Ilhéus no projeto "São João da Bahia - o maior do Brasil". Fanning conta que esteve na capital paulista, juntamente com o governador Jacques Wagner, Domingos Leoneli e Lídice da Mata para divulgar o evento, através da CVC, maior operadora de turismo no Brasil. São Paulo foi escohida por ser o maior emissor de turistas para a Bahia, segundo o secretário, e a ênfase foi dada a Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, que apesar de não terem tradição de turismo nessa época, são as portas de entrada para todas as outras cidades do interior, que já têm tradicionalmente o São João como grande momento turístico.
O governo do estado investiu cerca de 10 milhões de reais em mídia, como divulgação em revistas de circulação nacional (Isto é e Veja) e outdoors nos grandes polos emissores de turistas do país. além disso, foi o responsável pela estrutura de palco e sonorização, bem como a contratação dos artistas: Daniela Mercury, Magareth Menezes, Armandinho e Paulo Moura. Tudo isso representou, segundo Fanning, 25% do investimento nas festividades.
Os 75% restantes vieram do Banco do Brasil e do Ministério do Turismo.
A programação festiva continua até o dia 2 de julho, englobando também a comemoração do aniversário da cidade no próximo sábado.

***************

Opinião - 26 de junho, 2008

O Alerta Geral recebeu, via e-mail a denúncia transcrita abaixo:

"Companheiro Gil Gomes, Bom dia.

Vc sabe que sou ouvinte assiduo do seu excelente programa e gostaria de aproveitar a sua audiência para solicitar a Secretaria de serviços urbanos que ao efetuar a limpeza ali na rua nos fundos dos supermercados Meira e Rondeli no centro, perto da Funerária São Jorge, de Vandeco, que efetuasse uma limpeza mais ampla tipo lavagem com o carro pipa porque está uma fedentina só, haja vista o poste de iluminação está com a lampada queimada e alguns "bebuns" se aproveitam dessa escuridão para fazer suas necessidades fisiológicas ao ar livre e alguns pivetes até arriscam pequenos furtos naquelas imediações.

Contamos com a sua colaboração e sua valiosa audiência. Rua Visconde de Ouro Preto, Centro esse é o endereço de lá.
Obrigado e um bom dia, companheiro.

Waldemir Correia"

Com base neste pedido desesperado, Gil Gomes fez o seu comentário da tarde, cobrando com veemência a ação da prefeitura, não na limpeza, mas na fiscalização das atitudes das empresas citadas, que depositam ali os descartes de sua mercadoria imprópria para consumo.

Ouça aqui o comentário.


********

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Feijoada do Turismo

A Diretora Social da ATIL (Associação de Turismo de Ilhéus ) Zaira Morelli esteve nesta quarta-feira no alerta Geral para anunciar a Feijoada-Forró, promovida pela ATIL, no próximo sábado, 28, no Bosque do Tororomba, a partir do meio dia.

O encontro é destinado ao trade turístico da Costa do Cacau (proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, cabanas de praia, etc) e também a qualquer pessoa que se interesse pelo turismo da região, não somente de Ilhéus, mas das cidades vizinhas: Una, Canavieiras, Itacaré, Uruçuca...

O ingresso custa R$ 10,00 mais dois Kg de alimentos não-perecíveis que serão doados ao Abrigo São Vicente de Paula. Na oportunidade, além do forró com duas bandas da região, haverá sorteio de prêmios, como finais de semana em hotéis, e almoços em restaurantes da região. Os ingressos estão à venda na Encantur, no Bataclã, no Ilhéus Praia Hotel e também podem ser adquiridos no local do evento, no sábado.

Zaira fez uma avaliação do turismo em Ilhéus, observando que é uma cidade linda, que tem tudo que precisa pra desenvolver o turismo: beleza natura, praias, clima bom o ano todo, história, turismo ecológico... só falta união do trade, da população e da gestão pública para que tudo isso gere desenvolvimento para a cidade.

Ouça aqui a entrevista da diretora da ATIL.


***********

Presidente do PSB em Ilhéus analisa a política


Gil Gomes recebeu nesta quarta-feira, 25 de junho, o presidente do Partido Socialista Brasileiro em Ilhéus, Magno Lavigne, que iniciou sua fala convocando os convencionais e militantes do PSB aptos a votar, para o Congresso Municipal, a ser realizado no próximo dia 29, domingo, das 9h às 17h no Clube Social de Ilhéus, onde serão homologadas as candidaturas dos vereadores do partido e também a chapa majoritária de Newton Lima e Mário Alexandre. Lavigne comunicou também que o partido está em esquema de plantão, para ajudar os pré-candidatos a resolver quaisquer pendências em termos de documentos, antes da data da convenção.

Questionado sobre o apoio do PPS, após o pronunciamento do seu presidente Flory Nonato, na ocasião do lançamento da chapa, Lavigne declarou que se reuniu com Flory no dia de ontem (quarta), e definiram o apoio do PSB a Newton, tendo o próprio Flory já se integrado à Coordenação Política da campanha.

Falou também sobre as negociações com o PMN, afirmando que é algo que "queremos muito". Tem conversado com Massarollo, Gilmar Dodré, e os vereadores do PMN, com quem o PSB, segundo Magno Lavigne, tem uma grande identidade programática. E, respeitando a autonomia do partido, ele pessoalmente espera que o PMN esteja junto com os demais partidos em sua coligação.

Quando Gil Gomes perguntou sobre o apoio do govbernador Jacques Wagner, Magno opinou que o governador não se manterá neutro. Mas que apoiará os dois candidatyos, Newton e Ruy, já que ambos são de partidos que fazem a base de sustentação do governo do estado. Segundo o presidente do PSB, Wagner está numa posição das mais confortáveis em Ilhéus, já que de qualquer maneira sai com a eleição ganha, pois são os seus candidatos queaté o momento se apresentam em melhores condições.

Sobre a campanha em si, Magno crê que "a verdade vai aparecer. Cada um pagará por suas incoerências, ou vencerá por suas coerências. Não existe situação de 'já ganhou'. O processo está apenas começando. Esta será uma eleição extremamente disputada.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.



***********

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Esquenta a cena política em Ilhéus

O Alerta Geral desta sexta-feira trouxe à tona o desenho político das pré-candidaturas em Ilhéus. Com o anúncio ontem da chapa Dr. Ruy Carvalho - Joabs Ribeiro, pela coligação PT-PP e mais 7 partidos, ficam teoricamente quatro pre-candidatos: O atual prefeito, Newton Lima, Dr. Ruy Carvalho, Dr. Espírito Santo e Cacá Colchões.

Nesta cena, alguns partidos ainda permanecem indefinidos, como é o caso do PPS - inclusive o seu presidente local, Flori Nonato foi convidado a participar pelo telefone, mas não se pronunciou - e o PMN, que a princípio afirmou apoiar Newton, mas ontem sentou à mesa do PT.

Os microfones da Santa Cruz estão democraticamente á disposição dos dois partidos, para que venham expor suas posições.

Ouça aqui o comentário de Gil Gomes na íntegra.

O presidente da Comissão Temporária do PR, o empresário Carlos Machado, popularmente conhecido como Cacá Colchões foi entrevistado, e ao ser questionado sobre sua pré-candidatura e as possibilidades de aliança com Dr. Espírito Santo (DEM), respondeu que o PR continua com sua pré-candidatura própria, e que tem conversado com todos os partidos (exceto com o PSOL), e ainda está estudando a situação, pois pensa não apenas na chapa majoritária, mas também nas proporcionais.

Disse também que, como um partido democrático, o PR respeita seus filiados, e sua candidatura tem o aval de César Borges, do deputado José Carlos Araújo e que não pode desprezar os mais de 16 mil votos na eleição passada. Está disposto a enfrentar uma disputa limpa, honesta e com respeito ao povo. E até à data da convenção do partido (dia 30 de junho, às 14h no Ilhéus Hotel), quando acontecerá a confirmação de sua pré-candidatura, está aberto a coligações.

Cacá também colocou a possibilidade de o seu vice sair de dentro do próprio PR, onde tem três nomes, que ele preferiu não apresentar no momento, mas adiantou que são duas mulheres. O PR se reunirá na próxima quarta-feira à noite, e logo em seguida essa questão será divulgada.

Ouça aqui a entrevista completa.

Gil Gomes também recebeu o presidente do PT em Ilhéus, Eliezer Correia, que avalia a aliança anunciada na manhã de ontem como "um processo em construção, onde muita coisa ainda pode acontecer."
Eliezer enxerga a aliança como resultado de um esforço grandioso dos diversos segmentos progressistas, que uniu a maioria dos partidos da base de sustentação do governo, e traz para Ilhéus um projeto alicerçado em dois grandes projetos: o governo Lula e o governo Wagner. Na política local, é a maior aliança que já pôde ser construída, e é não apenas uma chapa para ganhar a eleição, mas também permitir que a governança em Ilhéus se dê amparada na institucionalidade que tem nos governos federal e estadual.
Segundo Eliezer, além da maioria dos partidos da base aliada, a coligação tem a maioria dos ministros, o vice-presidente da república, e assim tem condições de atender as demandas concretas de Ilhéus, com obras de infra-estrutura, a ferrovia, o porto, que são portas que se abrem de Ilhéus para o mundo.
O presidente local do PT acredita que esse seja o palanque real do governador, pois isso lhes foi assegurado pelo próprio governador, que foi quem apresentou a possibilidade da aliança com o PP. Considera também o valor de estar tratando com lideranças já testadas nas urnas, e espera que Ilhéus tenha não apenas um gerente de plantão, mas um administrador que pense proativamente, trabalhando pela inclusão social, garantia de emprego e renda, sem permitir a expansão da cidade em áreas de preservação ambiental como os mangues.
O pré-candidato da coligação "Acelera Ilhéus" tem um projeto com sete áreas temáticas, que incluem a árrea social, cultura, esporte e lazer, aproveitando o potencial que a cidade tem para gerar emprego e renda, incluindo a ZPE que já foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Ouça aqui a entrevista completa.
********

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Câmara de Ilhéus com 17 vereadores

Gil Gomes acaba de entrar ao vivo no programa Patrulhando a Cidade da Rádio Santa Cruz, com a notícia:

Foi aprovado agora o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Ilhéus, de 13 para 17 a partir das próximas eleições.

A sessão acaba de acontecer, e dos 13 vereadores da Casa, apenas 3 votaram contra.

Este também foi o assunto do Comentário de Gil Gomes no Alerta Geral. Clique aqui e ouça o comentário na íntegra.

O Vereador Alcides Krushewsky também falou sobre o assunto, e deu sua opinião - favorável ao aumento das vagas na Câmara. Ouça aqui.




*************

Anúncio da Candidatura Ruy Carvalho - Joabs Ribeiro


Na manhã desta quinta feira, no salão de convenções do Ilhéus Praia Hotel, a coligação formada por nove partidos (PT - PP - PMDB - PHS - PTC - PRP - PTN - PRB - PSL) anunciou a chapa majoritária para distupar a prefeitura de Ilhéus: Dr. Ruy Carvalho e Joabs Ribeiro.

A mesa foi composta pelos pré-candidatos, o Deputado Federal Raymundo Veloso, o Secretário Estadual do PP, Jabes Ribeiro e representantes de todos os partidos coligados.


O primeiro a se pronunciar foi o Deputado Raymundo Veloso, que, de maneira emocionada convoca os coligados a trabalhar sem mais perder tempo, em direção à vitória, dizendo que "não é possível que Ilhéus não tenha um prefeito do PT, se temos um presidente, um governador, 5 ministros, 9 deputados estaduais e 93 deputados federais do PT."


















A seguir, falou o Secretário Estadual do Partido Progressista, Jabes Ribeiro, dando também uma palavra de união, dizendo que ali estava acontecendo uma aliança político-partidária não apenas capaz de ganhar as eleições, mas também de fazer muito mais que o "feijão com arroz". Disse também se sentir muito à vontade com os companheiros que um dia estiveram em lados opostos, mas que hoje vêem como necessária esta união, pelo bem de Ilhéus.





O pré-candidato a vice-prefeito, Joabs Ribeiro também falou, colocando em evidência os programas de governo, incluindo a criação do terminal pesqueiro e a geração de empregos na cidade.


O último pronunciamento foi o do pré-candidato a prefeito Ruy Carvalho, que encerrou a reunião num clima de vitória, confiante que a aliança firmada trará Ilhéus para o caminho do desenvolvimento.









terça-feira, 17 de junho de 2008

Anúncio oficial da chapa Newton Lima - Mário Alexandre


Aconteceu nesta segunda-feira (16), às 3 h da tarde, a coletiva à imprensa para o anúncio da adesão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à chapa encabeçada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no salão do Ilhéus Praia Hotel. Com isso, o tucano médico Mário Alexandre, o conhecido Marão, é o candidato a vice do pré-candidato a reeleição, Newton Lima.

Estiveram presentes, dentre secretários municipais, vereadores e diversos dirigentes partidários, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), os presidentes do PSB e PSC, respectivamente, Magno Lavigne e Daniel Correia, além do vereador Alcides Kruwchewsky (PSB), que compuseram a mesa, além, é claro, de Newton e Marão com suas respectivas mulheres, Inês e Soane.


A solenidade, que teve o jornalista Yolando Souza como mestre de cerimônia, iniciou com o pronunciamento do prefeito. Newton fez um resumo de sua gestão, desde que assumiu em agosto do ano passado. Confessou que, em comum acordo com familiares e amigos íntimos, planejou governar, somente, até dezembro último, devido ao fato de não estar acostumado a vida pública. Voltou atrás da idéia, incentivado pelos amigos. A duras penas, vem conseguindo realizar obras essenciais, há muito tempo desleixadas por gestores passados. Essa questão foi observada por Marão: “É a primeira vez que Ilhéus tem um prefeito que diz que não falta dinheiro para realizações!”, admirou. A deputada Ângela falou, inclusive, que “se não se faz mais, é porque o município encontra-se inadimplente com os governos estadual e federal. E não foi o prefeito Newton o responsável pelas dívidas, e sim os prefeitos anteriores”, concluiu. O vereador Alcides Kruschewsky lembrou o momento pelo qual convidou o prefeito para se filiar ao PSB, e ressaltou que teve que desaprender o que aprendeu de errado na política.

O ponto polêmico da coletiva, no entanto, ficou por conta do presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Flori Nonato dos Santos, o Quito, que, fazendo uso da palavra no microfone, declarou que, como presidente, não foi consultado quanto ao apoio a chapa formada, até o momento, por PSB, PSDB, PSC e PSDC. Fez questão de dizer que tem admiração por Newton e Marão. Daí, ele quis saber do prefeito, o que tem a falar sobre o assunto.

Newton, alegando ser um assunto de cunho político, repassou a pergunta ao presidente do PSB, Magno Lavigne. Magno explicou que os contatos foram feitos com os partidários do PPS local e que o presidente Quito, apesar de convidado, não comparecera a nenhuma das reuniões. Além do mais, segundo o presidente do PSB, a inclusão do PPS à chapa teve o aval do presidente estadual pepista, George Gurgel.

Nesta segunda-feira, finalmente, ficou consagrada como o dia em que o tucano uniu-se à pomba da PAZ, abrigados no mesmo ninho.

Texto: Marcos Pennha, Economista, Colunista do Jornal Foco Regional
Fotos: Anabel Cavalcanti



Fala do Prefeito Newton Lima



Fala de Dr. Mário Alexandre




Fala de Magno Lavigne

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Judiciário em greve por tempo indeterminado


Segundo Makrisi Angeli, representante da Delegacia Sindical do Judiciário em Ilhéus, os serventuários estarão entrando em greve a partir da próxima segunda feira, por tempo indeterminado.


A categoria pleiteia a regulamentação de seu Plano de Cargos e Salários junto à Assembléia Legislativa. Os estudos foram encaminhados com antecedência, e o prazo dado aos deputados para votação se esgotou ontem. Como a votação não aconteceu, a categoria decidiu, em assembléia realizada no dia 10 de junho, deflagar a greve, com o compromisso de retornarem imediatamente após a votação acontecer.


Os serventuários da Justiça abriram mão do seu reajuste anual em 2008, esperando que essa atitude facilitasse as negociações e aguardam até o mês de julho, período para o qual foi feita a projeção de valores nos estudos feitos e encaminhados à Assembléia Legislativa.


Durante a greve, funcionarão apenas os serviços de guias de sepultamento, habeas corpus e liminares em questões de saúde, além de casamentos já agendados. Os demais serviços estarão indisponíveis.


Markisi pede compreensão à população, esclarecendo que a greve é um "mal necessário", uma vez que todas as conquistas da classe vieram através de greves, que são utilizadas como último recurso.






..................

Sonegação fiscal - Opinião 13 de junho

Gil Gomes fala sobre a concorrência desleal gerada por comerciantes de nossa cidade que sonegam impostos e tanto a Receita Federal quanto a Secretaria Estadual da Fazenda parecem fazer vista grossa.

Ouça o comentário desta sexta-feira.


............

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Opinião - 12 de junho

Gil Gomes faz uma análise do "caldeirão da política ilheense, que está fervendo, borbulhando. Mas o prato ainda não está na mesa. Quem está com muita fome, cuidado para não se engasgar... ou ficar sem comer nada!"

Ouça aqui o comentário desta quinta-feira.

Prossegue a paralisação dos professores da rede municipal de ensino


A professora Enilda Mendonça, vice-presidente da APPI - Associação dos Professores Públicos de Ilhéus esteve nesta quinta-feira no Alerta Geral, para esclarecer à população, especialmente aos pais dos alunos da rede municipal de ensino sobre a paralisação dos professores, que aconteceu nos dias de ontem e hoje (11 e 12).


Enilda explicou que todo o efetivo adeririu à paralisação, apenas os professores contratados não aderiram, com receio de terem seus contratos suspensos. A causa da paralisação é a ausência de uma contra-proposta da prefeitura à solicitação feita pela classe, de um reajuste de 15%.


Segundo a representante da classe, a resposta do Secretário de Educação, dizendo que não pode conceder qualquer reajuste por conta da folha de pagamento já estar no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal é incoerente, uma vez que a Reforma Administrativa encaminhada à Câmara Municipal amplia ainda mais essa folha. Enilda se mostra indignada com o fato de administração pública, em vez de reduzir cargos comissionados e enxugar a máquina administrativa, faz contratações que ferem a Constituição Federal e se nega a negociar o que é justo com a categoria.


Ressalta ainda que o objetivo dos professores não é fazer greve. Mas se para conseguir a negociação precisar continuar no processo de paralisação progressiva (aumentando um dia a cada semana), eles irão continuar. As várias reuniões com representantes das Secretarias de Educação, Finanças e Administração não vêm trazendo qualquer resultado concreto, e em nome dos professores, Enilda pede desculpas aos alunos e seus pais, pelos transtornos causados pela paralisação, mas afirma que é a única saída possível no momento.


.......

Especial - Dia dos Namorados



Ouça o comentário de Gil Gomes, especialmente para o Dia dos Namorados.
Gil e Regina


Convite - Casa dos Artistas

Clique para ampliar

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Sem surpresas na política - Opinião, 11 de junho


Já há bastante tempo venho dizendo nos microfones da Santa Cruz que "em política tudo pode acontecer". Já se tornou um bordão, e vem sendo repetido por muita gente por aí. Mas o fato é que é isso mesmo, TUDO PODE ACONTECER.

Partidos continuam conversando, às 14h de hoje as lideranças do PT e do PP estarão se reunindo e a aliança entre o PSB de Newton Lima e o PSDB de Mário Alexandre já é dada como certa. Nada disso me surpreende. Existem pessoas que achavam que essas alianças jamais aconteceriam. Estavam enganadas. Tudo pode mesmo acontecer.

Até o dia 30 de junho, quando se encerra o prazo para as convenções partidárias o quadro estará completamente definido, mas aos meus olhos, a disputa majoritária em Ilhéus terá apenas 3 candidatos. Um da coligação PSB-PSDB e mais algum outro partido, outro da aliança entre PT-PP-PMDB e mais alguns, e um terceiro do DEM.

E eu, como cidadão brasileiro, tenho o direito de postular uma candidatura a vereador, também. Já me declarei aqui como pré-candidato, e creio que não estou traindo o povo ilheense com essa decisão. Não vou deixar o programa nem a rádio, quando for eleito. Deixarei, sim, durante os três meses que antecedem a campanha, como manda a Lei Eleitoral. Mas estarei de volta, para continuar usando este microfone para lutar pelas necessidades da população de Ilhéus. Só que terei, na Câmara Municipal, outras armas, além da voz.

Ofereço ao povo da minha cidade a minha disposição, minha credibilidade, meu histórico de serviços prestados a qualquer um que se dirigir a este programa ou a mim em particular. E digo: nunca vendi, nem venderei minha opinião, minha postura e minha crença. Não sou macaco para andar pulando de galho em galho. Agradeço ao povo ilheense pela credibilidade que dá à minha fala, mas sei que posso - e quero - dar mais do que isso.

Gil Gomes.

Gil Gomes entrevista o prefeito Newton Lima


O prefeito Newton Lima esteve nesta quarta-feira no Alerta Geral, e falou sobre as realizações e projetos de sua administração.

Ontem foi assinada a ordem de serviço para o Shopping a Céu Aberto, no Quarteirão Jorge Amado, que, segundo ele, representa um avanço para o comércio, pois revitaliza e embeleza o centro da cidade, atraindo turistas e estimulando os lojistas a investirem mais nos produtos e serviços oferecidos.

O prefeito viaja amanhã para Salvador, e irá tratar, na governadoria, de assuntos relevantes para o município. Um deles é a implantação do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) em nossa cidade. Para que isso aconteça, existe toda uma documentação a ser providenciada pelo município, incluindo a doação de um terreno da prefeitura na metragem exigida pelo projeto, no distrito de Vila Cachoeira, e depois o encaminhamento à Câmara Municipal para votação, o que espera que aconteça ainda este mês, pois é um assunto que interessa essencialmente ao desenvolvimento de Ilhéus.

Outro assunto a ser tratado são os 25 mil metros de paralelepípedos (já que o asfalto não foi liberado) para complementação das ruas que ainda necessitam ser pavimentadas. Também irá solicitar a interferência do governo do estado junto à ANAC para solucionar o problema do aeroporto, reestabelecendo definitivamente os vôos e liberando a pista para o pouso e decolagem de aeronaves maiores. A ameaça da TAM de retirar os vôos do Aeroporto Jorge Amado assusta toda a região, e se acontecer cqusará grandes prejuízos, especialmente às empresas do pólo de Informática, que é de onde saem 20% dos computadores produzidos no Brasil. O prefeito lembra que tudo que foi solicitado à prefeitura pela INFRAERO e pela ANAC foi feito, nos moldes pedidos, e agora é necessário que os dois órgãos se manifestem liberando o aeroporto.

Sobre a reforma da Ponte Lomanto Júnior, Newton Lima disse que a Comissão de Avaliação e Acompanhamento das obras se reunirá na próxima semana para ouvir do DERBA uma proposta de como será feita a recuperação do piso da ponte.

Gil Gomes perguntou ao prefeito sobre a escolha do nome do candidato a vice em sua chapa, pois se fala de várias possibilidades, como Dr. Mário Alexandre, Jailson Santana, Dr. Ruy Carvalho, Massarollo... E a resposta foi de que existem nomes que seriam excluídos por absoluta incompatibilidade, mas que ele tem conversado bastante com Dr. Mário Alexandre, com quem tem um bom entendimento político, administrativo e pessoal, bem como ideológico e em matéria de comportamento.

O prefeito falou também sobre as festividades de São João, que acontecem na Avenida Soares Lopes a partir do dia 20 de junho, com bandas locais, apresentações de quadrilhas juninas e culmina nos dias 23 e 24, com Daniela Mercury e Magareth Menezes, respectivamente. Também haverá o tradicional Forró Sem Fim em Olivença, que contará este ano com as bandas Lordão e Falamansa. Esta programação é feita através de uma parceria do governo do estado e o Ministério de Turismo.

Newton finalizou dizendo que não tem medo das críticas que são feitas por uns "poucos mesquinhos que apostaram no caos. Mas a equipe competente está provando que o feijão com arroz é bem aceito pelo povo."
Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.
.

Casa dos Artistas em destaque

O Alerta Geral recebeu nesta quarta feira o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, para falar da programação da Casa, que hoje realiza mais uma edição do "Improviso Oxente!" e também sobre o projeto “Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência”, que tem início amanhã, com espetáculos, ciclos de debates e o lançamento do livro "Em busca de um Teatro Popular", de César Vieira.

Entre os convidados dos ciclos de debates estão César Vieira, do Grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, de São Paulo, Luiz Fernando Lobo, da companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro, Marcelo Bones, do Teatro Andante, de Belo Horizonte, Chica Carelli, do Teatro Vila Velha, de Salvador e Carlos Carvalho, do Centro de Pesquisa Teatral do Recife, além do Secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles.

Também esteve nos estúdios da Santa Cruz o escritor César Vieira, que trabalha com teatro popular há 42 anos, com o mais antigo grupo de teatro popular do país, o Teatro Popular União e Olho Vivo. O grupo de teatro já se apresentou mais de quatro mil vezes, sendo 90% delas em bairros da periferia de São Paulo, de forma gratuita. Após os espetáculos, o grupo promove debates sobre o teatro popular com a comunidade.

Na noite de amanhã acontece, após o espetáculo Teodorico Majestade, o lançamento do livro de César Vieira, "Em busca de um Teatro Popular", que conta a história do Teatro Popular União e Olho Vivo, exemplo para outros grupos, e será distribuído gratuitamente para entidades e representantes de grupos presentes ao evento.

Durante as discussões no projeto “Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência”, um dos assuntos a ser abordado é a necessidade de legislação específica que fomente a produção de teatro popular. O ciclo de debates tem entrada franca, e acontece numa extensa programação entre os dias 12 e 14 deste mês. Os espetáculos tem ingressos a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia, e alunos de escola pública têm uma cota de gratuidade, que deve ser adquirida com antecedência. A programação detalhada está no site da Casa dos Artistas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Quantos vereadores??? - Opinião - 9 de junho, 2008

Ouça o comentário desta segunda-feira, 9 de junho, 2008:




sexta-feira, 6 de junho de 2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quanto custa seu voto?


O programa Alerta Geral tem recebido denúncias, pessoalmente e por telefone, sobre atitudes de alguns pretensos políticos, que estão deslavadamente ferindo a Lei Eleitoral, ao oferecer benefícios materiais, em troca de votos.


Sacos de cimento, quilos de feijão, café, ônibus para sepultamento, cesta básica, ônibus escolar... tudo isso tem sido moeda para tentar comprar a consciência do nosso povo. E, usando esse microfone, eu digo: Não venda seu voto! Não venda sua consciência! Você vale muito mais do que isso, seu voto vale infinitamente mais, pois é ele o responsável pelo destino de nossa cidade nos próximos quatro anos.


Não vamos permitir que se repita o desastre da eleição passada, onde a compra de votos fez com que tivéssemos o pior prefeito de toda a história da cidade.


Quem dá o voto em troca de um benefício pessoal, ou uma promessa de emprego, um show (gospel ou profano), não tem o direito de cobrar nada daquele que elegeu. Pois vai ouvir dele depois: "seu voto eu já paguei!"


Vamos dar este presente de aniversário a Ilhéus, que caminha para seus quinhentos anos de fundação. Vamos banir os maus políticos, vamos lutar as lutas justas e que revertem para o bem da cidade, vamos lutar pela ZPE, pelo terminal pesqueiro, pelo Pólo de Informática, por mais cargas para o Porto do Malhado. Vamos fazer valer o peso de um voto na urna.


Gil Gomes

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dr. Ruy Carvalho deixa a Direção do Hospital Geral

Depois de um ano e cinco meses à frente do Hospital Geral Luís Viana Filho (HGLVF), Dr. Ruy Carvalho se afasta da direção para concorrer à prefeitura de Ilhéus.

Em entrevista a Ivonete Vasconcelos, ele se diz "feliz, mas já com saudade". Dr. Ruy encontrou o HGLVF sucateado, sem credibilidade diante da comunidade ilheense e sem o respeito por parte dos seus funcionários. O médico se despede devolvendo o hospital à comunidade com inúmeras melhorias, como a UTI, que é, segundo ele, a melhor do interior do estado, com a melhor equipe, que inclui até psicólogo. Além da UTI, foi feita também a reforma do anexo psiquiátrico, toda a revisão do telhado e da parte elétrica, e hoje é entregue à população ilheense o novo laboratório do Hospital Geral.

Dr. Ruy sai, mas deixa ainda várias benfeitorias iniciadas, como a construção do novo Pronto socorro, a sala que irá receber o tomógrafo já licitado pelo governo do estado, a reforma dos vestiários e a construção de um anfiteatro com 99 lugares.

Questionado se poderia vir a ser o vice na chapa do prefeito Newton Lima ou na do PP, respondeu que "tudo pode ser verdade e tudo pode ser boato". As conversas estão acontecendo e "é preciso elevar os olhos e não descer a questões menores.".

O Secretário de Saúde do estado, Dr. Jorge Sola, que veio fazer a transmissão do cargo ao novo diretor, Dr. Gustavo Silveira também falou à reporter Ivonete Vasconcelos sobre a situação do Hospital antes e depois da gestão de Dr. Ruy, e anunciou a vinda da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, para discutir a saúde no município.

A sessão ocorrerá na Câmara Municipal às 18h e 30 minutos, e a entrada é livre para a população que desejar assistir às discussões. Segundo o Secretário, apesar de todas as melhorias feitas pelo governo do estado no Hospital Geral, o que ocorre é que a maioria dos oito mil atendimentos/mês poderia ser feita nas Unidades Básicas de Saúde e nos PSFs, mas estes não estão funcionando satisfatoriamente. Essa realidade é que será investigada com a vinda da Comissão de Saúde a Ilhéus.

Sola ainda falou sobre a proposta de estadualização do Hospital de Base de Itabuna, que foi rejeitada pela prefeitura daquele município, que não aloca no Hospital os recursos estaduais nem federais a ele destinados.


Ouça as entrevistas na íntegra:

Dr. Ruy Carvalho

Dr. Jorge Sola

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Super Balaio de São João - Abrigo S. Vicente


Quem convida é Telma Moura, em nome do Abrigo São Vicente de Paula, onde será sorteado o Super Balaio de São João, duas cestas com mais de 50 ítens cada e tem os bilhetes vendidos no próprio Abrigo e na loja Esquina 170 a R$ 2,50 cada.


O sorteio acontece no próximo dia 20, a partir das 17h, no Abrigo (Rua Luís Vianna Filho - Conquista) onde estará montado o Arraiá da Solidariedade. O acesso ao Arraiá será mediante a contribuição de dois reais ou um Kg de feijão, café ou um litro de leite. Ali serão vendidas comidas juninas e, mais do que isso, será um momento de confraternização da sociedade ilheense e dos idosos do Abrigo.


Telma ainda lembrou a campanha "Sua Nota é um Show de Solidariedade", pedindo que a população contribua, colocando nas urnas espalhadas pela cidade, suas notas e cupons fiscais, para beneficiar não apenas esta, mas todas as outras instituições filantrópicas. Nesta campanha, cada pacote com mil cupons, independente do valor, é revertido no valor de trinta reais para as instituições.


Também o livro "Casa de Vicente", que conta a história do Abrigo e de certa forma uma parte da história de Ilhéus, com organização da Profa. Maria Luiza Heine e colaboração de Dr. Antônio Espírito Santo, Alfredo Amorim, José Nazal, Maria Izabel Lopes e Telma Moura. "Casa de Vicente" está disponível nas bancas de jornais da cidade, com preço em torno de 25 a 30 reais.

Dr. Julio Diaz: "A dengue é democrática"

Gil Gomes recebeu nesta segunda feira, 2 de junho, no Alerta Geral o médico epidemiologista Dr. Julio Diaz, que veio falar sobre as ações de combate à Dengue em Ilhéus.

Segundo o médico, com suspeita de dois casos de dengue hemorrágica na última semana, a situação do município não é nada confortável. Apesar de ter reduzido o número de casos de dengue clássica, o ano de 2008 apresentou aumento nos casos de dengue hemorrágica. " A dengue é uma doença altamente democrática: atinge a todos e é responsabilidade de todos", e se o morador não cuidar do seu domicílio, evitando reservatórios de água limpa e parada - que é onde o mosquito transmissor da doença se reproduz , ele estará ajudando à propagação da dengue.

O grande problema têm sido os imóveis fechados, em grande parte casas de veraneio, cujos proprietários não se encontram, para receber os agentes de saúde que vão fazer a fiscalização e identificar os focos de reprodução do mosquito. Casas com piscinas, especialmente em bairros como o São Domingos e nos locais turísticos são exemplos desta situação. Para sanar esta dificuldade,já foi concedido um alvará judicial, que autoriza o acesso dos agentes de saúde aos imóveis fechados.

Para sensibilizar cada setor da sociedade a reforçar o trabalho que o Poder Público tem empenhado em eliminar o mosquito e atender as pessoas infectadas pelo vírus, foi reativado na última quinta-feira, 28 de maio, o Comitê de Mobilização Social de Combate à Dengue, reunindo as Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Educação, além do Conselho Municipal de Saúde, Marinha, Tiro de Guerra, clubes de serviço, sindicatos e associações de moradores. O Comitê conta com cerca de 30 entidades dispostas a fazer um trabalho de conscientização de que não basta que a prefeitura faça seu trabalho, é necessário que cada morador também faça sua parte.

Veja a entrevista na íntegra: