terça-feira, 30 de setembro de 2008

Comentário recebido

Anônimo copy

Acabamos de receber um comentário relevante sobre a postura de alguém que detém cargo importante no cenário político da cidade.

No entanto, como é de nossa política, não publicamos comentários desta natureza enviados por um anônimo.

Caso o leitor-comentarista deseje se identificar, faça-o, enviando um e-mail para gilgomes2008@gmail.com , e deixe um telefone de contato.
 
A denúncia feita não foi algo a ser desprezado, mas como veículo de comunicação responsável, não podemos simplesmente publicá-la. Assim, aguardamos a manifestação do leitor.
 

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Vânia Paraíso é a nova vice de Dr. Ruy


O Prof. Ednei Mendonça, participante da Coordenação da Campanha da Coligação Acelera Ilhéus, veio aos estúdios da Santa Cruz representando o presidente do PT Ilheense, Eliezer Correia, para oficialmente comunicar a desistência do candidato a vice-prefeito, Joabs Ribeiro, e sua substituição pelo nome da Profª Vânia Paraíso.

Ednei relembrou que a candidatura é de uma coligação de 10 partidos, e quea escolha do nome de Vânia levou em conta a história de serviços prestados à Educação como professora e durante 27 anos diretora da Escola Estadual Dom Eduardo, bem como afinidades pessoais com Dr. Ruy Carvalho.

Questionado sobre outros nomes, como Jamil Ocké, presidente do PP ilheense e Dr. Antônio Carlos Rabat, do PMDB, Ednei explicou que esses nomes teriam impedimentos legais, por serem funcionários públicos, e não terem se desincompatibilizado a tempo para uma candidatura.

Segundo Ednei, a candidatura de Vânia Paraíso gerou uma grande euforia entre os professores, com um nome acima de qualquer suspeita. Afirmou também que não há qualquer crise na aliança Acelera Ilhéus, e que a desistência de Joabs Ribeiro foi decisão particular dele.

Ednei mostrou-se confiante nesta reta final de campanha, onde, segundo ele, "uma onda vermelha irá inundar Ilhéus, como vêm acontecendo em Salvador, Itabuna e no Brasil inteiro. Uma comitiva da Coligação deve ir a Salvador, para audiência com o Governador Jacques Wagner, inclusive agendando uma vinda dele a Ilhéus. Na capital do estado, Dr. Ruy também participará do debate promovido pela Rádio Sociedade da Bahia, no próximo dia 10 (amanhã, quarta-feira), às 7h da manhã.

Ouça aqui a entrevista completa com o Prof. Ednei Mendonça.

***********

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

"SE O AEROPORTO PARAR, A REGIÃO NÃO DECOLA"

Este é o slogan utilizado para mobilizar a sociedade civil em defesa do Aeroporto Jorge Amado, e publicado num panfleto distribuído nos últimos dias.

Clique para ampliar



A Rádio Santa Cruz ouviu o presidente da CDL, e Socorro Mendonça, representando o movimento Ação Ilhéus, na última quinta-feira).





Ouça aqui
as entrevistas.

Fugindo...

A Rádio Santa Cruz enviou o seguinte e-mail aos representantes dos partidos e coligações com candidatos a prefeito e vice em Ilhéus:

"A Rádio Santa Cruz vem, por meio deste, convidar os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Ilhéus para uma nova rodada de entrevistas, segundo o cronograma que se segue. Os candidatos a prefeito serão entrevistados no programa Balanço Total, às 7:45h e os candidatos a vice-prefeito no programa Alerta Geral, às 13:00h.

Reiteramos nosso desejo de oferecer um espaço democrático a todos os candidatos, com a certeza de que o respeito e a ética serão norteadores de suas palavras. Respeito não somente aos demais candidatos, mas principalmente aos eleitores, que têm o direito de conhecer a fundo as propostas de cada um para votar conscientemente.

CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS:

Dia Data Balanço Total Alerta Geral
Segunda, 01/09 - André Luis - Capitão Nonato
Terça, 02/09 - Espírito Santo - Dorival Filho
Quarta, 03/09 - Cacá Colchões - Eduardo Lima
Quinta, 04/09 - Ruy Carvalho - Joabs Ribeiro
Sexta, 05/09 - Newton Lima - Mário Alexandre"


Além disso, foram feitos diversos contatos telefônicos para confirmação. O candidato do PSOL respondeu o e-mail confirmando, mas não compareceu na manhã de hoje, no Balanço Total. Também ó seu celular não se encontra disponível. O Candidato do PR respondeu com uma negativa, de maneira pessoal ao radialista Jota Carlos. Infelizmente. O candidato do DEM e o da Coligação É Mais Ilhéus confirmaram suas presenças na terça (02) e sexta (05) respectivamente bem como o candidato da Coligação Acelera, Ilhéus, na quinta-feira.


*************

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cancelamento do Debate

Conforme convite feito aos representantes das diversas coligações e ampla divulgação na Rádio Santa Cruz e neste blog, estaríamos às vésperas da realização do Debate entre os candidatos à prefeitura de Ilhéus.

Infelizmente, motivos técnicos levaram a emissora a cancelar o evento, conforme documento recebido da Direção Geral, na pessoa do Sr. Hamilton Floresta Fontes.


(Clique para ampliar)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Todos na luta pelo Aeroporto


"Com a campanha “Se o Aeroporto parar, a região não decola”, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, uma das entidades que integra o movimento do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus, está mobilizando as CDLs e entidades representativas do comércio da região para participar do movimento pelo Aeroporto Jorge Amado. Uma das ações articuladas junto com representantes da sociedade civil organizada resultou no ato público realizado no último sábado, dia 22, em frente à cabeceira do Aeroporto.


Durante a mobilização que reuniu dezenas de pessoas, além de empresários e representantes do comércio de cidades circunvizinhas como Itacaré, Una, Canavieiras e Itabuna, o presidente em exercício da CDL de Ilhéus, José Carlos Silveira, lembrou que este movimento pelo Aeroporto significa uma luta em prol do desenvolvimento da região. “A continuidade das atividades do Aeroporto, e sua melhoria, representa um novo momento de crescimento para a região sul. Fechar o Aeroporto é tirar a sociedade do caminho para o desenvolvimento”, afirmou José Carlos.


O presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, que esteve presente à manifestação, enfatizou a importância da união dos segmentos econômicos em prol do não-fechamento do Aeroporto. “Sabemos o quanto o Aeroporto representa para a nossa região e, por isso, todos os setores da economia regional devem se mobilizar, congregando seus integrantes a fazer parte desse ato histórico”, afirmou."


(Divulgação CDL)


Ivonete Vasconcelos ouviu o presidente do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus, o comerciante José Leite e a Deputada Ângela Sousa sobre o assunto. Ouça aqui.
*********************

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Debate político em Ilhéus e em Salvador. Este ano haverá fujão???

Por Elias Reis


No último dia 18 de agosto, a Rádio Sociedade da Bahia, através do seu departamento de jornalismo (leia-se, Alessandro Isabel e Sra. Sheila Pereira - (71) 3486-3272/ 3210/ 3211/ 3212), enviou para todos os candidatos à prefeito da cidade de Ilhéus, convites para participarem de debate político no próximo dia 10 de setembro. Leia com exclusividade abaixo íntegra do texto/convite:

“A Rádio Sociedade da Bahia 740 AM, a maior emissora da rádio do Norte / Nordeste, vem através deste comunicado, convidar os candidatos à prefeitura da cidade de Ilhéus a participarem do debate que acontece no estúdio principal da rádio.

A Rádio Sociedade vem realizando ao longo dos últimos meses uma série de entrevistas (individuais) e debates com as principais prefeituras do estado, apresentando, até o momento, 100% de confirmações por parte dos prefeituráveis.

Realizamos entrevistas com as prefeituras de Salvador, Lauro de
Freitas, Camaçari, Simões Filho, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Candeias e Dias D'avila. Com estas cidades iremos concluir com os debates que ocorrem durante todo o mês de setembro, incluindo a cidade de Ilhéus.

O Debate com os candidatos à prefeitura de Ilhéus acontece no dia 10 de Setembro de 2008 (Segunda-feira), às 08 horas da manhã, tendo como mediador o radialista e apresentador José Eduardo (Bocão). A confirmação para a participação do candidato à prefeitura de Ilhéus no debate da Rádio Sociedade, (...), deve ser enviada pelo candidato ou responsável, devidamente assinada no prazo de 2 (dois)
dias úteis, após a recebimento deste e-mail. O fax da é rádio (71) 3486-3214.

Sem esta confirmação o candidato está dispensando a participação no debate e não terá uma segunda oportunidade. Certo de que os candidatos estão cientes da importância do debate da Rádio Sociedade, esperamos uma resposta favorável”.


Com regras pré-estabelecidas não existe o porquê de se faltar. É um momento para se discutir no campo das idéias, das propostas e projetos para uma cidade melhor. O debate é talvez, o espaço mais democrático num processo político onde o sujeito principal é o eleitor.

Majoritariamente não existe nada decidido em Ilhéus, e o debate é a oportunidade para se traçar as idéias e mostrar competência e conhecimento das causas e pontos cruciais que passa o município: Educação, saúde, emprego, transporte alternativo, lazer, turismo sustentável, desenvolvimento e qualidade de vida.


“O debate político é algo essencial num regime democrático
e somente os covardes e inaptos fogem”.

(Ciro Gomes, Dep. Federal-CE).

Em 2004 Ilhéus viveu um episódio lastimável, quando na ânsia de querer mudar por mudar, terminou dando passos para trás. O candidato do PMDB foi uma ‘febre’ e até mesmo a sua ausência no debate, naquela oportunidade, foi considerado, pelos cegos políticos, como algo louvável. Deu-no-que-deu! Ilhéus mergulhou no marasmo, na inércia e na falta de visão político-administrativa. Literalmente foi a terra dos caranquejos.

Neste pleito, não só a Sociedade da Bahia, mas, principalmente a Rádio Santa Cruz de Ilhéus, realizará debate no intuito explicitamente de fortalecer a democracia, objetivando colaborar para o discernimento das propostas dos candidatos, visando tão somente aos eleitores, na escolha certa e consciente do seu candidato.

Conhecendo a postura de todos os postulantes à prefeitura de Ilhéus (Dr. Ruy, Dr. Espírito Santo, Cacá Colchões, André Luis e Newton Lima), percebemos que a situação é outra e creio ainda, que nenhum dos nobres candidatos vai querer passar a ser tachado de Fujão II. Todos estão preparados e são conhecedores dos reais problemas da cidade, portanto, não há o que temer.

Aliás, lembro-me da frase que mais encaixa para um fujão, que foi dita em 2004 pelo então candidato a prefeito pelo PSTU em Ilhéus, Magno Lavigne, em referência ao candidato Valderico Reis “Não participar de um debate democrático nada mais é do que fugir das responsabilidades e não ter propostas. Além do medo e da frouxidão, é um verdadeiro desrespeito aos munícipes. Chega de aventureiro!”.

Como coordenador do debate naquela ocasião, lembro-me também das justificativas dos “amiguinhos” ligados à Valderico Reis: “Vardé está bem nas pesquisas e não precisa participar de nenhum debate. Vardé não é bom de oratória, conhece quase nada de administração pública, ainda não têm projetos definidos e esse debate pode queimá-lo”.

Resultado: A inabilidade torrou Ilhéus!

Até semana que vêm saberemos se teremos ou não um novo fujão.

E, se surgir, já temos o título definido para o próximo artigo: Fujão II.

APPI explica à comunidade a paralização de 48 h


Nesta segunda-feira, 18 de agosto, a professora Enilda Mendonça, vice-presidente da APPI (Associação dos Professores Públicos de Ilhéus) esteve nos estúdios da Rádio Santa Cruz para responder às questões que vinham sendo feitas repetidamente por ouvintes, acerca da paralização da categoria durante os dias 13 e 14, quarta e quinta-feira da semana passada.

Segundo Enilda, a paralização ocorreu por conta do não cumprimento por parte da Prefeitura, do acordo firmado no final do mês de junho, que consistia num reajuste de 6% , sendo 3% no salário de julho e 3% no salário de agosto. Como o salário de julho foi pago sem qualquer reajuste, os professores resolveram em assembléia, fazer mais uma paralização de advertência por 48h e tentar mais um acordo com a prefeitura. Outra reinvindicação da categoria era também o vale-transporte, que não vem sendo creditado nos cartões dos servidores no tempo certo.

Confiando na palavra do prefeito, de que na segunda-feira o vale-transporte estaria creditado e que no salário de agosto o reajuste seria incorporado, os professores voltaram às atividades na segunda-feira. (Até hoje, 21/08 o vale-transporte ainda não foi creditado).

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra.


**********

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Entrevistas no Balanço Total

Clique aqui para ouvir a entrevista de hoje, com o candidato pelo PSB - Coligação É Mais Ilhéus, Newton Lima.


Clique aqui para ouvir a entrevista do candidato pelo PSOL - Coligação Trabalho e Transparência, André Luís, realizada pelo radialista Jota Carlos, ontem, no Balanço Total.




Resumo das entrevistas no decorrer do dia.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dr. Ruy: "Eu tenho pressa, acelera, Ilhéus!"


Hoje foi Dr. Ruy Carvalho, candidato à prefeitura pelo PT e pela coligação Acelera Ilhéus, o entrevistado no Balanço Total, com Jota Carlos.


Reafirmando o diferencial de "ser PT, ser Lula, ser Wagner", Dr. Ruy disse que não precisa ficar repetindo quem é o candidato do presidente e do governador na disputa em Ilhéus. "Todo mundo sabe que Lula é PT. Acabou."


Na saúde, o médico que já foi Secretário de Saúde, diz saber dos problemas da cidade, que em sua complexidade não são fáceis de resolver. Mas que se propõe a deixar a cidade com um sistema de saúde que seja o melhor do interior da Bahia - e não é sonho. Desapropriar o Hospital Santa Isabel, fazendo dele uma unidade materno-infantil, inclusive com UTI pediátrica, é um dos projetos, em conjunto com o governo do estado, compromisso já assumido pelo Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla. Revitalizar o sistema PSF, atender a bairros que não têm facilidade de acesso à saúde, como o Teotônio Vilela e à Zona Sul também fazem parte dos planos do candidato.


Na área de educação, Dr. Ruy reconhece a importância e prioridade de investir na formação profissional, capacitação dos professores e valorização no que diz respeito à remuneração. Disse também que a Secretaria de Educação não está em jogo político, e será uma escolha respaldada pela vontade dos educadores.


O candidato petista se propõe a cobrar do governo federal que diz ter criado 10 milhões de empregos, mas que esses não chegaram aqui. A geração de emprego e renda não está acontecendo em Ilhéus, exatamente porque não há uma interlocução eficiente entre o município e os governos estadual e federa. Pretende criar a Secretaria de emprego e Geração de Renda, para captar empresas que se instalem em Ilhéus, fortalecer o pólo de informática, capacitar os jovens para seu primeiro emprego, entre outras ações para enfrentar o desemprego.
Pensando nas necessidades dos moradores do interior do município, Dr. Ruy pretende criar a Creche da mãe feirante, para que as crianças que muitas vezes acompanham seus pais e mães, tenham cuidado e atenção especial enquanto os pais trabalham. Disciplinar e regulamentar não somente a parte física, mas também a parte administrativa da Central de Abastecimento do malhado, permitindo que os próprios comerciantes se pronunciem na escolha da administração.
Revitalizar o projeto Viva o Morro, cuidar do saneamento, escadaria, melhoria habitacional e construção de casdas populares, invocando a ação do Ministério das Cidades, do PP, que tem essa responsabilidade e já está sendo articulado contato através do seu vice, Joabs Ribeiro. Retirar os moradores que invadiram os manguezais, relocando as famílias para casas populares que serão construídas também é um dos projetos do candidato.
Dr. Ruy finalizou dizendo que não é à toa que a coligação se chama "Acelera Ilhéus". É porque a situação exige ação imediata. "Ilhéus tem pressa, Eu tenho pressa em corrigir injustiças e erros, em levar a esperança a nosso povo, que dias melhores virão."

Ouça aqui a entrevista.
********
********

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Gás Natural: Um novo caminho

A Bahiagás, empresa mista onde são acionistas o governo do estado, a Petrobrás e a japonesa Mitsui Gás, promoveu hoje uma palestra de esclarecimento à imprensa, e representantes da sociedade civil organizada na cidade de Itabuna, sobre a vinda do GASENE - Gasoduto Sudeste-Nordeste à nossa região, oferecendo também um delicioso almoço na Churrascaria Los Pampas.

O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães falou com exclusividade à repórter Ivonete Vasconcelos sobre o projeto do gasoduto, que em 940 Km atravessa o litoral da Bahia, de Mucuri a Catu. Com um investimento de 130 milhões de reais, Davidson enxerga este momento como um novo "círculo virtuoso" para a economia da região, comparado ao que aconteceu na década de 50, com a criação da CEPLAC, e ainda melhor, pois independe do mercado internacional e será um gerador de desenvolvimento.

Na palestra apresentada aos convidados, foram colocadas as vantagens do gás natural, especialmente o gás "não associado" ao petróleo, sendo uma fonte de energia limpa, mais barata que o GLP, o tradicional "gás de cozinha" (butano), menos poluente pois libera menos quantidade de CO2, e também mais seguro que o GLP, já que é menos denso que o ar, e se dissipa com mais rapidez, tornando menor a possibilidade de acidentes.

O gás natural será oferecido num primeiro momento à rede de postos de combustíveis, e também serão atendidas as indústrias e redes comerciais, dando um impulso de desenvolvimento à região. A oferta de combustível mais barato atrairá novas indústrias e será motivadora de competitividade entre as que já existem, gerando empregos nas áreas de serviço, comércio e hotelaria, entre outras.

As obras de construção do GASENE na região devem começar em 2009, com previsão de estarem finalizadas em 2010.

Ouça aqui a entrevista com o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

******

******

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cacá Colchões: "O eleitor de Ilhéus provou que quer mudanças"


Candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PR, Carlos Machado, popularmente conhecido como Cacá Colchões, foi o entrevistado desta terça-feira no programa Balanço Total, com Jota Carlos, às 7:30h.

Como é da política da emissora, os entrevistados respondem perguntas sobre seus planos e programa de governo, sem focar sua atenção nos demais candidatos.

Cacá se propõe a investir na geração de emprego, primeiramente capacitando a população, com cursos profissionalizantes. Também pretende montar um "banco de emprego", onde os currículos serão recebidos e analisados para encaminhamento às possibilidades de trabalho. O empresário também se compromete a promover a formação de associações e cooperativas, como por exemplo, de coleta seletiva de lixo, fazendo um trabalho social e comunitário, obedecendo à vocação de cada bairro da cidade: Cooperativas de marisqueiras, piscicultores, fazendas de pitú, etc. Pretende, nesses projetos, contar com parcerias feitas com a UESC, o SEBRAE e o governo do estado.

No que diz respeito ao interior, o empresário pretende ativar uma frota mecanizada para melhoria das estradas e consequente escoamento de produção agrícola dos pequenos produtores. Também providenciar ônibus com bagageiro, para evitar as situações vexatórias que vêm ocorrendo. Além disso, a efetiva implantação de postos de saúde e saneamento básico.

A Educação também é prioritária para o candidato, que pretende investir na qualificação e requalificação dos professores, que terão incentivo da prefeitura para cursos de pós-graduação. Melhoria do cardápio da merenda escolar e ônibus escolar gratuito para os alunos do interior estão nos planos do candidato.

Com quase 17 mil votos em Ilhéus na última eleição para Deputado Federal (2006), Cacá reflete que "as eleições são diferentes, mas o eleitor é o mesmo. E quer mudanças." Deixa um recado aos concorrentes: "Não subestime o próximo. Você não sabe a estrutura que está por tás dele."

Ouça aqui a entrevista na íntegra.

Ouça aqui a entrevista com o candidato do DEM, Dr. Espírito Santo.

Propaganda eleitoral gratuita

Na Opinião desta terça-feira, o radialista Elias Reis falou sobre a propaganda eleitoral gratuita, que terá início no próximo dia 19, em dois horários: Das 7:00h às 7:30h e das 12:00h às 12:30h.

De acordo com a determinação do TSE, às segundas, quartas e sextas, o horário será dos candidatos a prefeito. Às terças, quintas e sábados, dos candidatos à Câmara Municipal. Aos domingos não haverá propaganda. A divisão de tempo entre os candidatos segue as determinações legais, e pode provocar situações constrangedoras, ao ponto de um candidato não ter tempo suficiente nem para pronunciar seu nome e número.

O Alerta Geral lança a enquete (barra lateral) sobre a propaganda eleitoral gratuita no rádio e quer saber a opinião dos internautas. Pedimos aos nossos leitores que respondam e também participem da discussão aberta no programa, pelo telefone 3634-5157.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Candidatos à prefeitura de Ilhéus têm nova rodada de entrevistas

Foi iniciada ontem, (segunda, 4) a nova rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Ilhéus, desta vez no Programa Balanço Total, também sob o comando do radialista Jota Carlos, às 7:30h.


O primeiro entrevistado foi o médico Espírito Santo - DEM, e hoje, o empresário Carlos Machado - Cacá Colchões - PR. Os candidatos têm cerca de 30 minutos para expor seus programas de governo e suas soluções para problemas como saúde, educação, geração de emprego e a zona rural.


Na próxima sexta-feira o convidado será o médico Ruy Carvalho - PT e na segunda-feira (dia 11) o atual prefeito, Newton Lima - PSB.


Até agora os candidatos têm se portado com absoluta lisura, concentrando seus esforços em expor suas idéias, e no mais alto nível, sem quaisquer palavras ofensivas aos outros candidatos, como convém a políticos sérios.


As entrevistas na íntegra serão disponibilizadas em breve.

Monitoramento do centro de Itabuna é feito por empresa ilheense

Foi inaugurada ontem, dia 4 de agosto, a I etapa da Central de Vídeo Monitoramento da Policia Militar de Itabuna. Atestando a importância deste dispositivo de segurança pública, na solenidade de inauguração estiveram presentes o Governador Jacques Vagner, a Deputada Estadual Ângela Sousa, o Secretario de Agricultura do Estado, Geraldo Simões, o Comando Geral Policia Militar Bahia, o Prefeito de Ilhéus, Newton Lima, além de autoridades civis e militares.

Com um custo final de R$ 230.000,00, o projeto foi desenvolvido e elaborado pela Monitori Soluções, empresa com sede em Ilhéus, sob responsabilidade do Engenhrio de Sistemas Cristiano Carvalho. Durante oito meses a Monitori Soluções trabalhou em parceria com o 15º BPM, Câmara de Diretores Lojistas e Associação Comercial de Itabuna, no convencimento das empresas para a participação do projeto, que teve 90% dos recursos vindos de instituições bancárias e empresas do comércio itabunense.


A I Etapa funcionará com uma Central de Monitoramento na Av. Cinqüentenário, e contará com 8 unidades distribuídas em locais estratégicos do centro de Itabuna. A Central conta com servidores de imagem, televisores 42 polegadas, mesas de monitoramento, estação de rádio ligada a viaturas e ao Batalhão da Polícia Militar e inicialmente 20 câmaras para captar as imagens, embora a infraestrutura instalaada possibilite o funcionamento de um total de 32 câmaras. O monitoramento será feito em tempo real, com três operadores por turno.


Para atender à demanda que certamente acontecerá após a efetiva implantação do sistema de monitoramento, o governo do estado disponibilizará motos e viaturas novas a serem entregues nos próximos dias.


Jota Carlos recebeu nos estúdios da Santa Cruz o empresário Cristiano Carvalho, que trouxe maiores escalecimentos sobre o projeto que teve seu start com o monitoramento do Distrito Industrial de Ilhéus. Perguntado sobre uma possível implantação semelhante no centro de Ilhéus, Cristiano respondeu que está mantendo contato com José Leite, presidente da Associação Comercial, e espera que não demore a se tornar realidade.


O projeto inicial, já apresentado à comunidade ilheense estava orçado entre 180 a 200 mil reais e possivelmente terá sua central de monitoramento na sede da 1ª Cia de Polícia, na Av. Soares Lopes. A previsão é de 15 câmeras instaladas no centro da cidade, que é considerada como a área mais "nervosa", com possibilidade de expansão para outros bairros, como Teotônio Vilela, Conquista e Pontal.


O Alerta Geral já abraçou a causa, e estará fazendo o possível em termos de levantar as discussões acerca da necessidade e viabilidade desse projeto que certamente trará maior segurança para o comércio e toda a população.


quarta-feira, 23 de julho de 2008

Secretário de Educação responde questionamentos da população

No Alerta Geral desta terça-feira, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Sebastião Maciel teve a oportunidade de responder aos questionamentos que vinham sendo feitos pela população - especialmente da zona rural - sobre as escolas sem aulas, devido às demissões dos contratados da prefeitura.

O Secretário explicou a situação dos contratatos, que foram demitidos em virtude do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Trabalho. As demissões foram por força de lei, e não se pode voltar atrás.

Maciel também expôs a realidade sobre o concurso público e os problemas que haviam, desde o edital (publicado na gestão anterior) até à aplicação da prova prática.

Ouça a entrevista na íntegra.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Convite aos representantes dos partidos e coligações

A Rádio Santa Cruz, através de seu departamento de jornalismo, convida os representantes das diversas coligações e partidos que disputam a eleição majoritária de 2008, para uma reunião a acontecer no dia 1° do agosto de 2008, às 18h no auditório do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus.

Na oportunidade, serão discutidos os parâmetros e regras que nortearão os debates promovidos pela emissora nos próximos dias 29 de agosto e 26 de setembro.

Desde já, agradecemos sua atenção e presença.

Departamento de Jornalismo
Rádio Santa Cruz - AM - 1090 KHz.


Este foi o teor do convite enviado aos diversos meios de comunicação da cidade (jornais, rádios, blogs, etc) bem como diretamente em mãos dos representantes dos partidos e coligações políticas envlvidos na eleição majoritária. Esperamos que os debates sejam limpos na sua forma e esclarecedores no seu conteúdo, para que a população de Ilhéus tenha certeza do que estará fazendo, ao votar no dia 5 de outubro.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Troféu Jornalista Otávio Moura é entregue na Feijoada da CDL de Ilhéus

Após a escolha inovadora - utilizando questionários respondidos por pessoas que integram a mídia local - a CDL de Ilhéus divulgou os vencedores do Troféu Otávio Moura, na VII edição do "Feijão Companheiro", que aconteceu sábado (19/07) na belíssima Cabana do Mirante.
Prestigiada pela sociedade ilheense, a CDL promoveu um evento de primeira linha, onde não apenas entregou os prêmios, mas proporcionou interação e integração entre comerciantes, políticos e profissionais da comunicação.


Os homenageados foram:

TV/ Retransmissora - TV Santa Cruz

Rádio AM/FM - Rádio AM Santa Cruz

Site de informações - http://www.r2cpress.com.br/
Jornalistas - Valério de Magalhães e Jonildo Glória

Radialista - Gil Gomes

Programa de Rádio - Alerta Geral

Agência de Comunicação - M21

Fotógrafo - Clodoaldo Ribeiro



sexta-feira, 11 de julho de 2008

Palanque eletrônico V


Dr. Ruy Carvalho, candidato à prefeitura de Ilhéus pelo PT na coligação Acelera Ilhéus é o último entrevistado nesta primeira rodada de "Palanque eletrônico" no Alerta Geral.


Ilheense de nascimento, médico, Secretário de Saúde de 1982 a 1986, vereador eleito em 1988, candidato a prefeito em 2004 e a deputado estadual em 2006. Assumiu a presidência do Hospital Geral Luiz Viana Filho em 2007, de onde se afastou por força da Lei Eleitoral para disputar a prefeitura de Ilhéus.


A maior questão na entrevista do candidato do PT foi a coligação com o PP. "Vale tudo para chegar ao poder?" Dr. Ruy responde firmemente que não, que não é venal, mas que politicamente falando segue a liderança do presidente Lula e do governador Wagner. Assim, chamado pelo governador para lhe mostrar a necessidade de espírito público, para deixar acontecer o grande projeto de resgate de Ilhéus, se absteve de se achar auto-suficiente, e concordou com as conversações da governadoria, executiva estadual do PT e executiva municipal do PT, "numa negociação feita às claras, à luz do dia". "Divididos, a enganação iria ganhar" e para evitar um segundo erro, deixar de lado questões pessoais e querelas antigas, sem, no entanto levantar qualquer dúvida sobre a integridade e o caráter dos integrantes desta chapa, o candidato acredita que esta foi a melhor opção para o bem de Ilhéus.


Dr. Ruy afirma categorigamente o apoio do governador Jacques Wagner à coligação Acelera Ilhéus, e diz não ter qualquer dúvida sobre o fato de Wagner subir em seu palanque. "O governador tem candidato, e ele sabe disso. O candidato dele é Dr. Ruy do PT, coligado ao PP."
O candidato respondeu a perguntas feitas pelos ouvintes acerca de seus projetos, especialmente na área rural e na área da saúde. Segundo Ruy, seu primeiro ato de impacto se eleito, será tornar o município adimplente, para que não perca mais os montantes gigantescos de verbas que têm sido desviadas da cidade por conta dos débitos que "não são de prefeito, mas do município, e serão honrados."
.
******************
.
.
**************************

Palanque eletrônico IV

Estava agendado para esta quinta-feira, dia 10 de julho, o candidato pelo PSB, Newton Lima, através da coligação "É Mais Ilhéus". No entanto, apesar de contactado com antecedência através da produção do Alerta Geral, e confirmado na manhã de quinta-feira, o candidato não compareceu.



O Presidente do PSB, Magno Lavigne esteve nos estúdios da emissora, para justificar a ausência de Newton Lima, dizendo que ele estava "no interior", e "ficou ilhado, por conta da chuva". Como a proposta da emissora era a oportunidade de expor as propostas de governo de cada candidato, não caberia a fala de Magno Lavigne, ainda que como presidente do PSB.



A emissora e o Alerta Geral esperam que nas próximas oportunidades o candidato se faça presente para que o eleitor ilheense tenha o máximo de informação para fazer sua escolha no próximo dia 5 de outubro.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Palanque eletrônico III

O Alerta Geral desta quarta-feira, dia 09 de julho recebeu o candidato a prefeito pelo PR, Carlos Machado Andrade Filho, popularmente conhecido como Cacá Colchões. Administrador de Empresas com habilitação em finanças, e técnico em contabilidade, Cacá é comerciante em Ilhéus e tem como vice em sua chapa o comerciário Eduardo Lima, ligado ao Sindicato dos Comerciários de Ilhéus.

O PR sai sozinho, sem coligação com nenhum outro partido. Perguntado: "confia em quê?" Cacá responde que confia primeiramente em Deus e depois na sua experiência de urna, com 16.985 votos em Ilhéus, para deputado federal, como um fato histórico, a maior votação que Ilhéus deu a um deputado federal.

Cacá diz não ter conseguido coligar-se com outras agremiações partidárias por não poder oferecer contra-partidas financeiras bem como motivos ideológicos, dos quais não abre mão. Mas admite a possibilidade de abrir mão de sua candidatura em favor do candidato do DEM, se for o caso de que pesquisas demonstrarem que vale à pena uma junção das duas candidaturas na reta final.

O PR está lançando sete candidatos a vereador, precisando de 1.100 votos cada um para eleger um candidato, e para minimizar esta dificuldade, Cacá espera o voto de legenda. Espera também que, se eleito, tenha o apoio de vereadores de outros partidos para governar.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.

***************

.

***************

terça-feira, 8 de julho de 2008

Palanque eletrônico II


Nesta terça feira o candidato do partido Democratas, Dr. Antônio Carlos Espírito Santo foi o entrevistado do Alerta Geral. Nascido em Camamu, veio morar em ilhéus em 1970, já como médico. Recebeu o título de Cidadão Ilheense e a Comenda de São Jorge dos Ilhéus em 2003.

Durante 6 anos foi diretor-presidente do Abrigo São Vicente de Paulo, onde fez uma administração que deixou o Abrigo reformado e pronto para receber 100 idosos. Já foi presidente do Rotary Clube de Ilhéus, e atualmente além do seu consultório, atende idosos no NAE - Núcleo de Assistência Especializada. Dá plantão na UTI do Hospital Geral Luiz Viana Filho, na UTI do Hospital São José e na Casa de Saúde São Jorge, prestando há 38 anos relevantes serviços médicos à nossa cidade. Há 13 anos é especialista em Geriatria, e o único da região.

Candidato pelo DEM, esta é a primeira vez que se filia a um partido político, mas se considera um político, sim, apesar de não ter experiência política, "como todos que começaram um dia", mas se considera experiente em administração, com uma gestão participativa, como a que realizou no Abrigo.

Diz não ter feito alianças com outros partidos por falta de sintonia ideológica. Considera que apenas o candidato Cacá Colchões se afinaria ideologicamente, e não aceitou "lotear a prefeitura e fazer mau uso do que é do povo, antes mesmo de ser eleito".

Dr. Espírito Santo afirma não temer governar a cidade sem ter maioria na Câmara, pois crê que, independente de sigla, a Câmara terá maturidade para agir de acordo com os interesses da cidade.
************
.
***************
O entrevistado de amanhã, quarta-feira, é o candidato pelo PR, Carlos Machado, popularmente conhecido como Cacá Colchões.

Opinião - 8 de julho - O rádio e seu papel na política

Elias Reis em seu editorial desta terça-feira comentou sobre o rádio e seu valor de informação e formação para com seus ouvintes. Reafirmou que o comunicador não tem o direito de manipular a notícia, e que, aqui na Santa Cruz a proposta é dar ao seu público fiel a oportunidade de conhecer o que acontece na região e, no momento, as propostas políticas dos diversos candidatos.

Ouça o comentário aqui.


***********

***********

Palanque eletrônico I

O candidato da coligação Trabalho e Transparência, formada pelo PSOL e pelo PDT não compareceu ao estúdio da Rádio Santa Cruz nesta segunda-feira. O representante da coligação e vice-presidente do PSOL ilheense, Edson Ferramenta, procurou a produção do Alerta Geral por volta das 11:30h, comunicando que problemas pessoais levaram o candidato André Luiz a se ausentar da cidade, não podendo assim participar do programa.



Infelizmente, para esta rodada de entrevistas, que segue até a próxima sexta-feira, os ouvintes da Santa Cruz e os leitores deste blog serão privados da oportunidade de ouvir as propostas de governo do candidato André Luiz.



O entrevistado de hoje será o candidato do DEM, Dr. Espírito Santo, e os ouvintes podem participar fazendo perguntas pelos telefones 3634-5521 e 3634-5157.



Lembramos aos ouvintes que as entrevistas girarão em torno das propostas e projetos de governo de cada candidato, não devendo, então, direcionar as perguntas como ataques pessoais a qualquer um dos entrevistados ou de seus adversários políticos. Tendo esse cuidado, as perguntas passarão por uma triagem da produção do programa, para que possamos ter um espaço aberto e limpo, onde se discutam idéias de uma maneira adulta e disciplinada.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Opinião - 7 de julho - O cristão e a política


No Alerta Geral desta segunda-feira, o radialista Elias Reis comentou sobre o papel do cristão (seja católico ou evangélico) na política, tomando como base o exemplo de Jesus Cristo, que foi o maior político que já existiu, lutando pela justiça social e se colocando em defesa dos pobres.


Elias cobra de quem se diz cristão, uma postura, seja ela qual for, exceto a de ficar "em cima do muro". Como o próprio Jesus disse: "seja frio ou quente, mas não morno, para que não seja vomitado da minha boca." O cristão que se envolve com a política, seja como candidato a algum cargo eletivo ou seja como eleitor, participante ativo do processo democrático, não deve ser criticado. Pelo contrário, deve ser estimulado a se envolver, fazendo a "boa política", limpa, coerente e não corrompida .


**************

PALANQUE ELETRÔNICO

A Rádio Santa Cruz promove, a partir de HOJE no programa Alerta Geral o Palanque Eletrônico, onde os candidatos a prefeito terão a oportunidade de expor suas propostas em entrevista com os radialistas Jota Carlos e Elias Reis.

Veja a nossa agenda:

Segunda - 07/07 - André Luís - PSOL
Terça - 08/07 - Dr. Espírito Santo - DEM
Quarta - 09/07 - Cacá Colchões - PR
Quinta - 10/07 - Newton Lima - PSB
Sexta - 11/07 - Dr. Ruy Carvalho - PT

Vai perder???

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Vereador Joabs Ribeiro no Alerta Geral


Elias Reis e Jota Carlos receberam no Alerta Geral desta sexta-feira o vereador e advogado Joabs Ribeiro, para falar sobre as implicações da Resolução 021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que veio derrubar as modificações feitas pela Câmara Municipal de Ilhéus (e Itabuna e várias outras cidades) que aumentavam o número de cadeiras nas respectivas Casas.


O cerne da questão consiste em que o art, 29 inciso 4, alínea a da Constituição Federal (CF) que diz que as cidades com até um milhão de habitantes podem ter entre 9 e 21 vereadores, e faculta aos municípios e estados, para de forma residual decidirem o número de cadeiras. Cabe assim, segundo o vereador, ao município, normatizar e definir como Lei Complementar, o que foi feito durante o mês passado, definindo as vagas em 17.


A opinião de Joabs é que os partidos e coligações continuem fazendo suas contas como se fossem 17 vagas na Câmara, pois apesar de, segundo a Lei em vigor, serem diplomados apenas 13, a União dos Vereadores do Brasil está agindo, fazendo pressão para que o Congresso Nacional vote a PEC 333, e assim os quatro primeiros suplentes são "candidatíssimos a assumir".


**********

Opinião - 4 de julho - A matemática da política

O Alerta Geral recebe, a partir de hoje, a colaboração do radialista Elias Reis. O comentário de hoje foi sobre a "matemática da política".

Com o retorno do número de vagas a 13, na Câmara Municipal de Ilhéus, as coisas mudam de figura... e as coligações que faziam contas de eleger três, quatro ou até cinco vereadores, precisam refazer suas contas.

Também é preciso tomar cuidado com o salto alto e o grito de "já ganhou" antes dos votos computados. É bom lembrar de exemplos passados, como o de Paulo Souto, nas últimas eleições, quando as pesquisas de boca-de-urna davam sua vitória no primeiro turno, e o que aconteceu foi a vitória de Jacques Wagner já no primeiro turno.

Ouça aqui o comentário de Elias Reis.


*******

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Opinião - 3 de julho - Câmara aprova MP da Ferrovia 334

Na última sexta-feira, antecedendo o recesso parlamentar, a Câmara Federal aprovou a Medida Provisória (MP) 427/2008, relatada pelo deputado Jaime Martins (PR-MG), que que altera o Plano Nacional de Viação (PNV) para incluir novas ferrovias e ampliar o traçado de outras já existentes. Entre elas, está a que liga Ilhéus à cidade de Alvorada, no estado do Tocantins, passando por Brumado, Iboptirama e Luís Eduardo Magalhães.

Jota Carlos comenta a aprovação da MP e as necessidades da nossa cidade na área dos transportes: aeroporto, Porto Sul e todo o complexo viário a ser implantado.

Ouça aqui.



***********

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Nova voz no Alerta Geral


Desde a última segunda-feira, dia 30 de junho, o Alerta Geral está sob o comando do radialista Jota Carlos. Gil Gomes, que teve sua candidatura a vereador pelo PP homologada na convenção do dia 29 de junho, se afastou dos microfones, cumprindo a determinação da Lei Eleitoral.

Jota Carlos conta com todo apoio da equipe da Santa Cruz, com a produção de Anabel Cavalcanti, e os repórteres Raimundo Jackson, Ivonete Vasconcelos, Bira Madureira, Oscar Valente e Walter Santos, assim como o pessoal da técnica: Brito Júnior e Edmundo Santos.






Ao amigo Jota, nossas boas vindas, desejando que esses meses sejam de sucesso para todos nós!


*****

sábado, 28 de junho de 2008

ESPECIAL DIA DA CIDADE


Fotos: Anabel Cavalcanti



SUJEITOS DA HISTÓRIA


João Batista, João Adonias, Alisson Mendonça, Soares Lopes, Sá Barreto, Jorge Amado, Horizontina Conceição, Carlos Monteiro, Mário Pessoa, Henriquinho Cardoso, Jabes Ribeiro, Newton Lima e... outros


Ilhéus, 127 anos de Elevação a cidade.

Ilhéus é uma das cidades mais importantes do país. Impossível falar da história do Brasil sem citar este pedaço de chão. Tudo começou por volta da década de 30 do século XVI, quando o rei Dom João III criou as Capitanias Hereditárias ao dividir a colônia em catorze amplas faixas de terras e, entregou a recém-fundada capitania de São Jorge dos Ilhéus ao Escrivão da Fazenda Jorge de Figueiredo Correia para governá-la em nome da Coroa. Em troca, caberia ao donatário o compromisso com o povoamento, defesa, propagação da fé católica e aproveitamento e exploração das riquezas naturais da Vila. Daí a frase: Ilhéus é rica por natureza!

A época da doação da Capitania de Ilhéus a Jorge de Figueiredo Correia data do dia 26 de junho de 1534, na cidade de Évora. Portanto, são 474 anos de história, de fundação.

Quando da assinatura da carta de doação desta terra ao Sr. Jorge, o mesmo impossibilitado ou desinteressado de vir pessoalmente para administrá-la, enviou para essas bandas o espanhol, homem de sua confiança, Francisco Romero, que, quando no Brasil chegou, instalou-se com sua comitiva inicialmente na Ilha de Tinharé, onde hoje fica o morro de São Paulo, somente vindo mais tarde para a baía do Pontal. Chegando à baía do rio dos Ilhéus (entre o morro de Pernambuco e São Sebastião), instalou o seu QG e sede da capitania no morro de maior proporção na entrada da barra. Este morro hoje, conhecido como Outeiro de São Sebastião, registra exatamente, segundo os livros, o início de tudo.

A escolha do cume do morro fora estrategicamente pensada, pois, ali os colonos além de uma visão privilegiada da área litorânea, buscavam uma maior proteção contra as invasões de embarcações estrangeiras, como também de imprevistos ataques indígenas.

A Vila começou a despertar interesse de estrangeiros não só de outras regiões e capitanias, como de elementos invasores, já que o cultivo da cana-de-açúcar começava a atrair e a perspectiva da capitania prosperar era grande. Vinte e quatro anos depois é erguida a Igreja de São Jorge, uma das mais antigas do país. São 452 anos de fé e evangelização, acolhimento e ação social.

Em 1551 com a morte de Jorge, que, aliás, aqui nunca esteve (ratificando mais uma vez), a Capitania mudou de donatário por várias vezes, iniciando assim, um processo de decadência econômica, estagnando-se, passando para um regime estritamente de subsistência. Com o fim das Capitanias Hereditárias, o processo de imigração resultou no cultivo de um outro fruto, o cacau. O cacau inicialmente tinha fins especialmente como fonte de alimento. Somente anos depois o plantio do fruto de ouro passou a ser fonte de renda e especulação. No dia 28 de junho de 1881 a Vila de São Jorge dos Ilhéus foi elevada à categoria de cidade, através de lei sancionada pelo Marquês de Paranaguá, na época, Presidente da Província da Bahia. Portanto, são 127 anos de elevação à cidade, e não de emancipação.

Nesta data tão especial, traduzimos toda a nossa gratidão àqueles e àquelas que se doaram, lutaram e de alguma forma, ao longo da nossa história, ajudaram o desenvolvimento desta querida cidade.

Foram muitos revezes ao longo do tempo. Tivemos um grande momento nos anos 20 com a fase áurea do cacau. Sofremos com a queda da bolsa de New York (1929). Sempre esperançosos, nos reerguemos. A fama do cacau continuou atraindo imigrantes. Continuávamos produzindo, gerando empregos e sustentando a Bahia. Na década de 80 sofremos outro impacto brutal - a Vassoura de Bruxa. Estamos superando.

O povo Ilheense nunca perde a esperança por dias melhores!

Parabéns a Ilhéus. Parabéns à nossa gente.

Nosso reconhecimento: De João Batista de Sá Oliveira a Newton Lima; de João Adonias Aguiar a Alisson Mendonça; de Jorge Amado a Manoel Carlos; de Horizontina Conceição a Neide Silveira; de Dom Manoel de Paiva a Dom Mauro Montagnoli; de Misael Tavares a Sá Barreto; de Dr. Henriquinho Weyll a Dr. Cosme Araújo; de Dr. Soares Lopes ao ortopedista Dr. Mário Alexandre; da Ialorixá Tiana a Valério Bomfim; de Alberto Bichara Rabat a Roque Fraga; do mestre Arléo Barbosa ao professor André Luiz Rosa; do empresário de transporte Seu Zé Alberto a Valderico Reis; do primeiro editor-chefe do Diário da Tarde, Carlos Monteiro, ao Jornalista Ed Camargo; do saudoso Tony Neto a Erivaldo de Jesus Vila Nova; de Pablo Pinillos a Ed Ferreira; de Oswald Bernardes a Hamilton Fontes; do simples Gari da vassoura e da pá, ao Dr. Magistrado da toga e do anel de ouro; Enfim, obrigado, filhas e filhos, cidadãos Ilheenses, sujeitos da nossa história.

Obrigado a minha mãe que me pariu nesta linda e espetacular cidade! Cidade mais que maravilhosa, acolhedora e gostosa de viver. Cenário exuberante-natural projetado pelo Mestre dos mestres.


Elias Reis -
Diretor do Jornal do Radialista - publicidade e impressão integrada/ESS,
historiador e rádio-jornalista.

*********

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Professores fecham acordo com a prefeitura

A vice-presidente da APPI - Associação dos Professores Públicos de Ilhéus, Enilda Mendonça, esteve nos estúdios da Santa Cruz para informar o resultado das discussões na audiência de ontem com os representantes da administração pública.

Apesar do pedido dos professores de 15% de reajuste, o acordo foi fechado em 6%, dividido em duas parcelas: julho e agosto. A oferta da prefeitura foi referendada em Assembléia da categoria, realizada nas dependências da Câmara Municipal, com cerca de 300 professores.





*******

Análise do Secretário de Turismo sobre o São João


Gil Gomes recebeu no Alerta Geral desta quinta-feira o Secretário Municipal de Turismo, Hermano Fanning, que fez sua avaliação dos cinco dias de festas juninas em nossa cidade.
Segundo o secretário, os dois eventos - Forró na Praia e o Forró Sem Fim - respectivamente na Avenida Soares Lopes e em Olivença, tiveram público acima do esperado, foram considerados como "aprovados" pelo público participante.
O governo do estado através da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo atuaram, inserindo Ilhéus no projeto "São João da Bahia - o maior do Brasil". Fanning conta que esteve na capital paulista, juntamente com o governador Jacques Wagner, Domingos Leoneli e Lídice da Mata para divulgar o evento, através da CVC, maior operadora de turismo no Brasil. São Paulo foi escohida por ser o maior emissor de turistas para a Bahia, segundo o secretário, e a ênfase foi dada a Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, que apesar de não terem tradição de turismo nessa época, são as portas de entrada para todas as outras cidades do interior, que já têm tradicionalmente o São João como grande momento turístico.
O governo do estado investiu cerca de 10 milhões de reais em mídia, como divulgação em revistas de circulação nacional (Isto é e Veja) e outdoors nos grandes polos emissores de turistas do país. além disso, foi o responsável pela estrutura de palco e sonorização, bem como a contratação dos artistas: Daniela Mercury, Magareth Menezes, Armandinho e Paulo Moura. Tudo isso representou, segundo Fanning, 25% do investimento nas festividades.
Os 75% restantes vieram do Banco do Brasil e do Ministério do Turismo.
A programação festiva continua até o dia 2 de julho, englobando também a comemoração do aniversário da cidade no próximo sábado.

***************

Opinião - 26 de junho, 2008

O Alerta Geral recebeu, via e-mail a denúncia transcrita abaixo:

"Companheiro Gil Gomes, Bom dia.

Vc sabe que sou ouvinte assiduo do seu excelente programa e gostaria de aproveitar a sua audiência para solicitar a Secretaria de serviços urbanos que ao efetuar a limpeza ali na rua nos fundos dos supermercados Meira e Rondeli no centro, perto da Funerária São Jorge, de Vandeco, que efetuasse uma limpeza mais ampla tipo lavagem com o carro pipa porque está uma fedentina só, haja vista o poste de iluminação está com a lampada queimada e alguns "bebuns" se aproveitam dessa escuridão para fazer suas necessidades fisiológicas ao ar livre e alguns pivetes até arriscam pequenos furtos naquelas imediações.

Contamos com a sua colaboração e sua valiosa audiência. Rua Visconde de Ouro Preto, Centro esse é o endereço de lá.
Obrigado e um bom dia, companheiro.

Waldemir Correia"

Com base neste pedido desesperado, Gil Gomes fez o seu comentário da tarde, cobrando com veemência a ação da prefeitura, não na limpeza, mas na fiscalização das atitudes das empresas citadas, que depositam ali os descartes de sua mercadoria imprópria para consumo.

Ouça aqui o comentário.


********

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Feijoada do Turismo

A Diretora Social da ATIL (Associação de Turismo de Ilhéus ) Zaira Morelli esteve nesta quarta-feira no alerta Geral para anunciar a Feijoada-Forró, promovida pela ATIL, no próximo sábado, 28, no Bosque do Tororomba, a partir do meio dia.

O encontro é destinado ao trade turístico da Costa do Cacau (proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, cabanas de praia, etc) e também a qualquer pessoa que se interesse pelo turismo da região, não somente de Ilhéus, mas das cidades vizinhas: Una, Canavieiras, Itacaré, Uruçuca...

O ingresso custa R$ 10,00 mais dois Kg de alimentos não-perecíveis que serão doados ao Abrigo São Vicente de Paula. Na oportunidade, além do forró com duas bandas da região, haverá sorteio de prêmios, como finais de semana em hotéis, e almoços em restaurantes da região. Os ingressos estão à venda na Encantur, no Bataclã, no Ilhéus Praia Hotel e também podem ser adquiridos no local do evento, no sábado.

Zaira fez uma avaliação do turismo em Ilhéus, observando que é uma cidade linda, que tem tudo que precisa pra desenvolver o turismo: beleza natura, praias, clima bom o ano todo, história, turismo ecológico... só falta união do trade, da população e da gestão pública para que tudo isso gere desenvolvimento para a cidade.

Ouça aqui a entrevista da diretora da ATIL.


***********

Presidente do PSB em Ilhéus analisa a política


Gil Gomes recebeu nesta quarta-feira, 25 de junho, o presidente do Partido Socialista Brasileiro em Ilhéus, Magno Lavigne, que iniciou sua fala convocando os convencionais e militantes do PSB aptos a votar, para o Congresso Municipal, a ser realizado no próximo dia 29, domingo, das 9h às 17h no Clube Social de Ilhéus, onde serão homologadas as candidaturas dos vereadores do partido e também a chapa majoritária de Newton Lima e Mário Alexandre. Lavigne comunicou também que o partido está em esquema de plantão, para ajudar os pré-candidatos a resolver quaisquer pendências em termos de documentos, antes da data da convenção.

Questionado sobre o apoio do PPS, após o pronunciamento do seu presidente Flory Nonato, na ocasião do lançamento da chapa, Lavigne declarou que se reuniu com Flory no dia de ontem (quarta), e definiram o apoio do PSB a Newton, tendo o próprio Flory já se integrado à Coordenação Política da campanha.

Falou também sobre as negociações com o PMN, afirmando que é algo que "queremos muito". Tem conversado com Massarollo, Gilmar Dodré, e os vereadores do PMN, com quem o PSB, segundo Magno Lavigne, tem uma grande identidade programática. E, respeitando a autonomia do partido, ele pessoalmente espera que o PMN esteja junto com os demais partidos em sua coligação.

Quando Gil Gomes perguntou sobre o apoio do govbernador Jacques Wagner, Magno opinou que o governador não se manterá neutro. Mas que apoiará os dois candidatyos, Newton e Ruy, já que ambos são de partidos que fazem a base de sustentação do governo do estado. Segundo o presidente do PSB, Wagner está numa posição das mais confortáveis em Ilhéus, já que de qualquer maneira sai com a eleição ganha, pois são os seus candidatos queaté o momento se apresentam em melhores condições.

Sobre a campanha em si, Magno crê que "a verdade vai aparecer. Cada um pagará por suas incoerências, ou vencerá por suas coerências. Não existe situação de 'já ganhou'. O processo está apenas começando. Esta será uma eleição extremamente disputada.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.



***********

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Esquenta a cena política em Ilhéus

O Alerta Geral desta sexta-feira trouxe à tona o desenho político das pré-candidaturas em Ilhéus. Com o anúncio ontem da chapa Dr. Ruy Carvalho - Joabs Ribeiro, pela coligação PT-PP e mais 7 partidos, ficam teoricamente quatro pre-candidatos: O atual prefeito, Newton Lima, Dr. Ruy Carvalho, Dr. Espírito Santo e Cacá Colchões.

Nesta cena, alguns partidos ainda permanecem indefinidos, como é o caso do PPS - inclusive o seu presidente local, Flori Nonato foi convidado a participar pelo telefone, mas não se pronunciou - e o PMN, que a princípio afirmou apoiar Newton, mas ontem sentou à mesa do PT.

Os microfones da Santa Cruz estão democraticamente á disposição dos dois partidos, para que venham expor suas posições.

Ouça aqui o comentário de Gil Gomes na íntegra.

O presidente da Comissão Temporária do PR, o empresário Carlos Machado, popularmente conhecido como Cacá Colchões foi entrevistado, e ao ser questionado sobre sua pré-candidatura e as possibilidades de aliança com Dr. Espírito Santo (DEM), respondeu que o PR continua com sua pré-candidatura própria, e que tem conversado com todos os partidos (exceto com o PSOL), e ainda está estudando a situação, pois pensa não apenas na chapa majoritária, mas também nas proporcionais.

Disse também que, como um partido democrático, o PR respeita seus filiados, e sua candidatura tem o aval de César Borges, do deputado José Carlos Araújo e que não pode desprezar os mais de 16 mil votos na eleição passada. Está disposto a enfrentar uma disputa limpa, honesta e com respeito ao povo. E até à data da convenção do partido (dia 30 de junho, às 14h no Ilhéus Hotel), quando acontecerá a confirmação de sua pré-candidatura, está aberto a coligações.

Cacá também colocou a possibilidade de o seu vice sair de dentro do próprio PR, onde tem três nomes, que ele preferiu não apresentar no momento, mas adiantou que são duas mulheres. O PR se reunirá na próxima quarta-feira à noite, e logo em seguida essa questão será divulgada.

Ouça aqui a entrevista completa.

Gil Gomes também recebeu o presidente do PT em Ilhéus, Eliezer Correia, que avalia a aliança anunciada na manhã de ontem como "um processo em construção, onde muita coisa ainda pode acontecer."
Eliezer enxerga a aliança como resultado de um esforço grandioso dos diversos segmentos progressistas, que uniu a maioria dos partidos da base de sustentação do governo, e traz para Ilhéus um projeto alicerçado em dois grandes projetos: o governo Lula e o governo Wagner. Na política local, é a maior aliança que já pôde ser construída, e é não apenas uma chapa para ganhar a eleição, mas também permitir que a governança em Ilhéus se dê amparada na institucionalidade que tem nos governos federal e estadual.
Segundo Eliezer, além da maioria dos partidos da base aliada, a coligação tem a maioria dos ministros, o vice-presidente da república, e assim tem condições de atender as demandas concretas de Ilhéus, com obras de infra-estrutura, a ferrovia, o porto, que são portas que se abrem de Ilhéus para o mundo.
O presidente local do PT acredita que esse seja o palanque real do governador, pois isso lhes foi assegurado pelo próprio governador, que foi quem apresentou a possibilidade da aliança com o PP. Considera também o valor de estar tratando com lideranças já testadas nas urnas, e espera que Ilhéus tenha não apenas um gerente de plantão, mas um administrador que pense proativamente, trabalhando pela inclusão social, garantia de emprego e renda, sem permitir a expansão da cidade em áreas de preservação ambiental como os mangues.
O pré-candidato da coligação "Acelera Ilhéus" tem um projeto com sete áreas temáticas, que incluem a árrea social, cultura, esporte e lazer, aproveitando o potencial que a cidade tem para gerar emprego e renda, incluindo a ZPE que já foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Ouça aqui a entrevista completa.
********

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Câmara de Ilhéus com 17 vereadores

Gil Gomes acaba de entrar ao vivo no programa Patrulhando a Cidade da Rádio Santa Cruz, com a notícia:

Foi aprovado agora o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Ilhéus, de 13 para 17 a partir das próximas eleições.

A sessão acaba de acontecer, e dos 13 vereadores da Casa, apenas 3 votaram contra.

Este também foi o assunto do Comentário de Gil Gomes no Alerta Geral. Clique aqui e ouça o comentário na íntegra.

O Vereador Alcides Krushewsky também falou sobre o assunto, e deu sua opinião - favorável ao aumento das vagas na Câmara. Ouça aqui.




*************

Anúncio da Candidatura Ruy Carvalho - Joabs Ribeiro


Na manhã desta quinta feira, no salão de convenções do Ilhéus Praia Hotel, a coligação formada por nove partidos (PT - PP - PMDB - PHS - PTC - PRP - PTN - PRB - PSL) anunciou a chapa majoritária para distupar a prefeitura de Ilhéus: Dr. Ruy Carvalho e Joabs Ribeiro.

A mesa foi composta pelos pré-candidatos, o Deputado Federal Raymundo Veloso, o Secretário Estadual do PP, Jabes Ribeiro e representantes de todos os partidos coligados.


O primeiro a se pronunciar foi o Deputado Raymundo Veloso, que, de maneira emocionada convoca os coligados a trabalhar sem mais perder tempo, em direção à vitória, dizendo que "não é possível que Ilhéus não tenha um prefeito do PT, se temos um presidente, um governador, 5 ministros, 9 deputados estaduais e 93 deputados federais do PT."


















A seguir, falou o Secretário Estadual do Partido Progressista, Jabes Ribeiro, dando também uma palavra de união, dizendo que ali estava acontecendo uma aliança político-partidária não apenas capaz de ganhar as eleições, mas também de fazer muito mais que o "feijão com arroz". Disse também se sentir muito à vontade com os companheiros que um dia estiveram em lados opostos, mas que hoje vêem como necessária esta união, pelo bem de Ilhéus.





O pré-candidato a vice-prefeito, Joabs Ribeiro também falou, colocando em evidência os programas de governo, incluindo a criação do terminal pesqueiro e a geração de empregos na cidade.


O último pronunciamento foi o do pré-candidato a prefeito Ruy Carvalho, que encerrou a reunião num clima de vitória, confiante que a aliança firmada trará Ilhéus para o caminho do desenvolvimento.









terça-feira, 17 de junho de 2008

Anúncio oficial da chapa Newton Lima - Mário Alexandre


Aconteceu nesta segunda-feira (16), às 3 h da tarde, a coletiva à imprensa para o anúncio da adesão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à chapa encabeçada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no salão do Ilhéus Praia Hotel. Com isso, o tucano médico Mário Alexandre, o conhecido Marão, é o candidato a vice do pré-candidato a reeleição, Newton Lima.

Estiveram presentes, dentre secretários municipais, vereadores e diversos dirigentes partidários, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), os presidentes do PSB e PSC, respectivamente, Magno Lavigne e Daniel Correia, além do vereador Alcides Kruwchewsky (PSB), que compuseram a mesa, além, é claro, de Newton e Marão com suas respectivas mulheres, Inês e Soane.


A solenidade, que teve o jornalista Yolando Souza como mestre de cerimônia, iniciou com o pronunciamento do prefeito. Newton fez um resumo de sua gestão, desde que assumiu em agosto do ano passado. Confessou que, em comum acordo com familiares e amigos íntimos, planejou governar, somente, até dezembro último, devido ao fato de não estar acostumado a vida pública. Voltou atrás da idéia, incentivado pelos amigos. A duras penas, vem conseguindo realizar obras essenciais, há muito tempo desleixadas por gestores passados. Essa questão foi observada por Marão: “É a primeira vez que Ilhéus tem um prefeito que diz que não falta dinheiro para realizações!”, admirou. A deputada Ângela falou, inclusive, que “se não se faz mais, é porque o município encontra-se inadimplente com os governos estadual e federal. E não foi o prefeito Newton o responsável pelas dívidas, e sim os prefeitos anteriores”, concluiu. O vereador Alcides Kruschewsky lembrou o momento pelo qual convidou o prefeito para se filiar ao PSB, e ressaltou que teve que desaprender o que aprendeu de errado na política.

O ponto polêmico da coletiva, no entanto, ficou por conta do presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Flori Nonato dos Santos, o Quito, que, fazendo uso da palavra no microfone, declarou que, como presidente, não foi consultado quanto ao apoio a chapa formada, até o momento, por PSB, PSDB, PSC e PSDC. Fez questão de dizer que tem admiração por Newton e Marão. Daí, ele quis saber do prefeito, o que tem a falar sobre o assunto.

Newton, alegando ser um assunto de cunho político, repassou a pergunta ao presidente do PSB, Magno Lavigne. Magno explicou que os contatos foram feitos com os partidários do PPS local e que o presidente Quito, apesar de convidado, não comparecera a nenhuma das reuniões. Além do mais, segundo o presidente do PSB, a inclusão do PPS à chapa teve o aval do presidente estadual pepista, George Gurgel.

Nesta segunda-feira, finalmente, ficou consagrada como o dia em que o tucano uniu-se à pomba da PAZ, abrigados no mesmo ninho.

Texto: Marcos Pennha, Economista, Colunista do Jornal Foco Regional
Fotos: Anabel Cavalcanti



Fala do Prefeito Newton Lima



Fala de Dr. Mário Alexandre




Fala de Magno Lavigne

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Judiciário em greve por tempo indeterminado


Segundo Makrisi Angeli, representante da Delegacia Sindical do Judiciário em Ilhéus, os serventuários estarão entrando em greve a partir da próxima segunda feira, por tempo indeterminado.


A categoria pleiteia a regulamentação de seu Plano de Cargos e Salários junto à Assembléia Legislativa. Os estudos foram encaminhados com antecedência, e o prazo dado aos deputados para votação se esgotou ontem. Como a votação não aconteceu, a categoria decidiu, em assembléia realizada no dia 10 de junho, deflagar a greve, com o compromisso de retornarem imediatamente após a votação acontecer.


Os serventuários da Justiça abriram mão do seu reajuste anual em 2008, esperando que essa atitude facilitasse as negociações e aguardam até o mês de julho, período para o qual foi feita a projeção de valores nos estudos feitos e encaminhados à Assembléia Legislativa.


Durante a greve, funcionarão apenas os serviços de guias de sepultamento, habeas corpus e liminares em questões de saúde, além de casamentos já agendados. Os demais serviços estarão indisponíveis.


Markisi pede compreensão à população, esclarecendo que a greve é um "mal necessário", uma vez que todas as conquistas da classe vieram através de greves, que são utilizadas como último recurso.






..................

Sonegação fiscal - Opinião 13 de junho

Gil Gomes fala sobre a concorrência desleal gerada por comerciantes de nossa cidade que sonegam impostos e tanto a Receita Federal quanto a Secretaria Estadual da Fazenda parecem fazer vista grossa.

Ouça o comentário desta sexta-feira.


............

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Opinião - 12 de junho

Gil Gomes faz uma análise do "caldeirão da política ilheense, que está fervendo, borbulhando. Mas o prato ainda não está na mesa. Quem está com muita fome, cuidado para não se engasgar... ou ficar sem comer nada!"

Ouça aqui o comentário desta quinta-feira.

Prossegue a paralisação dos professores da rede municipal de ensino


A professora Enilda Mendonça, vice-presidente da APPI - Associação dos Professores Públicos de Ilhéus esteve nesta quinta-feira no Alerta Geral, para esclarecer à população, especialmente aos pais dos alunos da rede municipal de ensino sobre a paralisação dos professores, que aconteceu nos dias de ontem e hoje (11 e 12).


Enilda explicou que todo o efetivo adeririu à paralisação, apenas os professores contratados não aderiram, com receio de terem seus contratos suspensos. A causa da paralisação é a ausência de uma contra-proposta da prefeitura à solicitação feita pela classe, de um reajuste de 15%.


Segundo a representante da classe, a resposta do Secretário de Educação, dizendo que não pode conceder qualquer reajuste por conta da folha de pagamento já estar no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal é incoerente, uma vez que a Reforma Administrativa encaminhada à Câmara Municipal amplia ainda mais essa folha. Enilda se mostra indignada com o fato de administração pública, em vez de reduzir cargos comissionados e enxugar a máquina administrativa, faz contratações que ferem a Constituição Federal e se nega a negociar o que é justo com a categoria.


Ressalta ainda que o objetivo dos professores não é fazer greve. Mas se para conseguir a negociação precisar continuar no processo de paralisação progressiva (aumentando um dia a cada semana), eles irão continuar. As várias reuniões com representantes das Secretarias de Educação, Finanças e Administração não vêm trazendo qualquer resultado concreto, e em nome dos professores, Enilda pede desculpas aos alunos e seus pais, pelos transtornos causados pela paralisação, mas afirma que é a única saída possível no momento.


.......

Especial - Dia dos Namorados



Ouça o comentário de Gil Gomes, especialmente para o Dia dos Namorados.
Gil e Regina


Convite - Casa dos Artistas

Clique para ampliar