terça-feira, 6 de maio de 2008

06 de maio - Entrevista com o Prefeito Newton Lima


Era necessário que o prefeito comparecesse à mídia para esclarecer os motivos reais para a Ponte Lomanto Jr. ter sido liberada na manhã dessa terça-feira. Muita gente reclamou, muita gente chiou, e muita gente achou que a reclamação e o chiado seriam a razão de se parar a reforma.


No Alerta Geral, Newton Lima esclareceu: a obra é do governo do estado, obra pleiteada e conseguida pela deputada Ângela Sousa, extremamente necessária para Ilhéus. Numa obra desse porte, é óbvio que os transtornos sejam inevitáveis, e segundo o prefeito, a prefeitura tentou minimizar os problemas, colocando semáforos nas cabeceiras da ponte, mobilizando todos os fiscais de tráfego, alterando o trânsito...


O que acontece é que o Presidente Lula e o Governador Jacques Wagner estarão aqui em Ilhéus na próxima sexta-feira, dia 9, e o seu staff estará chegando a partir de amanhã, uma comitiva de cerca de 70 a 80 pessoas, e em torno de 20 a 30 automóveis. Como é feito usualmente, em visitas presidenciais, é exigido que a cidade tenha trânsito livre, até mesmo por medida de segurança. Assim sendo, o Secretário de Governo, José Nazal falou por telefone com o DERBA, e propôs que se suspendesse os serviços, retornando na próxima segunda-feira, e foi isso o que ficou acertado.


Nesse meio-tempo, estaria-se pensando em medidas mais eficazes para que o trantorno seja menor. Ainda mais porque ontem, apesar da interrupção da pista, não houve qualquer trabalho sendo feito.


O prefeito falou ainda sobre o que está sendo feito em termos de negociação com a ANAC e a INFRAERO acerca da liberação da pista 29 do Aeroporto Jorge Amado. Newton já entregou nas mãos do ministro Nelson Jobim um documento onde esclarece tudo o que já foi feito e a necessidade da liberação da pista, para que não haja, como ameaçado, a suspensão dos vôos da TAM para Ilhéus.


Amanhã Newton Lima estará viajando a Salvador, para discutir vários assuntos do interesse da cidade, como o Convênio de Unidade de Saúde Familiar, o Festival do Chocolate e o São João, e definir qual a participação do governo do estado nesses projetos.


Na área política, o prefeito confirma que vai realmente tentar a reeleição, para "não fugir à responsabilidade de terminar o trabalho começado e nem ser taxado de covarde por não querer encarar um mandato de 4 anos".

Nenhum comentário: