quarta-feira, 21 de maio de 2008

21 de maio - Opinião

A manchete no Diário do Sul: Câmara de Vereadores pede ao Governo do Estado a reativação do DPT em Ilhéus. Até parece brincadeira. Depois de tanto tempo que este radialista grita no microfone, luta ao lado de Dr. Ruy Carvalho pela remoção do DPT do anexo ao Hospital Geral Luis Viana Filho, somente agora é que as nossas autoridades foram perceber que há algo errado com a situação!



A luta era pela REMOÇÃO do DPT para outro espaço. Chegamos até a sugerir o prédio da antiga COELBA, que estava lá abandonado. Poderia ser cedido por tempo determinado, 20 anos, sei lá, à prefeitura municipal. Mas a Coelba preferiu locá-lo para uma faculdade, ou coisa que o valha.



Fato é que por entraves burocráticos e má vontade dos responsáveis, a remoção do DPT não aconteceu, apesar do fax enviado pelo Diretor do Interior Claudemir Pires Soares Filho, informando que as providências estavam sendo tomadas e que até 31 de março o DPT estaria instalado em novo local, tal não aconteceu.



A situação no HGLVF era insustentável, especialmente com as geladeiras quebradas, o chorume escorrendo e a desconsideração em todos os aspectos tanto aos falecidos quanto às suas famílias e aos usuários do Hospital Geral. O DPT foi desativado. As necropsias passariam a ser realizadas no DPT de Itabuna, que também não está em condições aceitáveis. Mas o que acontece é que os corpos estão sendo colocados nos fundos da delegacia, da 13ª COORPIM, e ninguém queira estar na pele de quem precisa utilizar os serviços do Departamento de Polícia Técnica, seja de Ilhéus ou de Itabuna.



E somente agora os nossos vereadores resolveram levantar a voz para exigir do governo estadual uma atitude. Dr. Ruy já viajou a Salvador, já pediu - e toricamente conseguiu - mas... o que aconteceu é que enganaram Dr. Ruy!!! O governador, que é do mesmo partido que o Diretor do Hospital Geral não deu a ele a resposta digna e esperada. E nós, todos os ilheenses, sofremos as consequências de picuinhas políticas.




Nenhum comentário: