segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mutirão da Cidadania Empresarial


O gerente da agência Centro do Banco do Brasil em Ilhéus esteve hoje no Alerta Geral para divulgar o Mutirão da Cidadania Empresarial, que acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de maio, no Auditório da Ceplac, na Pç. Cairú, a partir das 8h da manhã.

Lael Carneiro explicou que o Mutirão tem como objetivo principal orientar os empresários informais para a legalização de seu negócio. Estará presentes representantes do Banco do Brasil, da Receita Federal, do SEBRAE, INSS, Associação Comercial de Ilhéus e CDL, prontos para dar as informações necessárias aos empresários.

O evento é uma parceria do BB com a FENACOM, Ministério de Desenvolvimento e Compercio Exterior, Prefeitura Municipal e Governo Federal. Tem acontecido em todo o país desde novembro de 2007, e no dia 28 de maio acontecerá simultaneamente em 16 cidades da Bahia.

Segundo Lael Carneiro, o Mutirão vem acabar com a idéia de que é difícil formalizar a empresa, mostrando vários benefícios para o empresário, quando deixar a informalidade. Ainda informou que as linhas de crédito do BB estão abertas para empresas que não tenham restrições cadastrais, sem burocracia, e com juros de menos de 1% ao mês.

O evento é gratuito e livre, e vai prestar assessoria a todos que ali comparecerem.

O gerente do Banco do Brasil ainda conversou com Gil Gomes sobre um dos serviços prestados pelo BB e ainda sub-utilizados pela população, talvez por falta de conhecimento.

O Banco Popular do Brasil, que funciona em dois locais: na loja Shopp 99 (Calçadão Paranaguá, em frente à agência do BB) e na Lucra (fundos da agência do BB), recebe todo tipo de boleto para pagamento, bastanto ter código de barras. A utilização deste serviço pela população desafogará bastante a agência.

Falando sobre a insatisfação dos clientes com o atendimento, Carneiro apontou a falta de equipamentos (terminais eletrônicos) como sendo o principal motivo. Os terminais existentes são obsoletos e insuficientes. Mas para que se renove o conjunto de terminais, é necessária uma licitação, que já houve, e a partir de então os fabricantes irão produzir os equipamentos, que em breve estarão deixando as agências do BB em melhores condições de atender seus clientes.

Outro grande motivo de insatisfação é a concentração de pagamentos na primeira semana de cada mês, o que, infelizmente, independe do banco, e precisa ser suportado pelos clientes. Mas se as agências dos Bancos Populares forem utilizadas para esses pagamentos, parte do problema será solucionado.

Nenhum comentário: