quinta-feira, 8 de maio de 2008

Programa Sentinela - Dia Nacional de combate à violência sexual infanto-juvenil


Vânia Darri, coordenadora do Programa Sentinela, que trabalha com crianças vítimas de abuso sexual e adolescentes vítimas de exploração sexual veio ao Alerta Geral divulgar as ações referentes ao Dia Nacional de combate à violência sexual infanto-juvenil.


Durante toda a próxima semana será feito trabalho de panfletagem na cidade e nas estradas, para conscientização da necessidade de denunciar todo e qualquer abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Esse trabalho de conscientização já vem sendo feito pelo Programa Sentinela nas escolas, e os dados são, segundo a coordenadora, assustadores, apesar de ainda não serem completos, pois denunciar uma pessoa da família é muito difícil, em qualquer circunstância.


Cerca de 90% dos casos de abusos denunciados aconteceram dentro de casa, e praticados por um parente (pai, padrasto, irmão) e a grande dificuldade é que, já no final do processo, quando o agressor está prestes a ser punido, a pessoa que denunciou (geralmente a mãe) retira a queixa, e assim o Ministério Público não pode fazer mais nada a respeito.


A sede do Programa Sentinela fica na Ladeira do Café, Rua Luzitânia, 18 - Centro, e está aberta a qualquer pessoa que deseje denunciar esse tipo de abuso contra crianças e exploração de adolescentes. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100.


As crianças atendidas pelo Sentinela tem acompanhamento de psicólogo, assistente social, educadores e também assistência jurídica. Atualmente o atendimento está sendo feito apenas durante o dia, não há mais o acolhimento das crianças, como já houve. Em caso de necessidade de retirar a criança de sua casa, esta pode ser levada para o Abrigo Renascer, ou a juíza da Vara da Infância e Adolescência determinará uma das "famílias acolhedoras" para recebê-la.


Amanhã será realizada uma festa comemorando o Dia das Mães, com as mães das crianças atendidas pelo Sentinela, buscando aumentar sua auto-estima com uma "tarde de beleza", confraternização e sorteio de brindes.


A programação da próxima semana se encerrará com uma Caminhada contra a Violência Sexual Infanto-Juvenil, saindo da Pç. Castro Alves (Pça da Irene) às 13:30h da sexta feira, dia 16 de maio, para a qual toda a população está sendo convidada.

Nenhum comentário: