quinta-feira, 1 de maio de 2008

o1 de maio: Alterações no tráfego - Reforma da Ponte Lomanto Jr.

Foto: Anabel Cavalcanti


Com a interdição parcial da Ponte Lomanto Junior, a partir das 6 horas da próxima segunda-feira dia 5, haverá mudanças no trânsito no Centro e no Pontal.
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) estabeleceu algumas alterações no sistema de transporte coletivo, circulação e estacionamento de veículos, que poderão ser adaptadas de acordo com a demanda. “Também aceitaremos sugestões, que podem ser comunicadas pelo telefone 2101-6464”, disse a secretária Elza Maria Carvalho.
Os ônibus com saída dos distritos e bairros da zona norte e central, com destino à zona sul, terão seu itinerário modificado. Os via Avenida Itabuna, a partir da Avenida Canavieiras, passarão pela Rua Padre Manoel da Nóbrega. Já os ônibus via Cidade Nova, a partir da Avenida Osvaldo Cruz, entrarão na Rua Maron Pacheco. Ambos passarão pela Avenida Soares Lopes, Avenida 2 de Julho, Rua Almirante Aurélio Linhares e Terminal Urbano.

Devido a estas mudanças, serão estabelecidos pontos de embarque e desembarque na Avenida Soares Lopes próximo a Unimed, Praça Castro Alves, Praça Dom Eduardo e Rua Almirante Linhares, perto do Sindicato Rural. De acordo com a secretária, “as alterações visam dar maior agilidade ao transporte coletivo, diminuindo o número de veículos nas principais vias de acesso à Ponte Lomanto Junior”.

As principais alterações no sistema de circulação e estacionamento de veículos foram: acesso exclusivo de ônibus do transporte coletivo pela ladeira de acesso à Ponte Lomanto Junior, vindos da Avenida Princesa Isabel. Os demais veículos terão acesso apenas pela Rua Almirante Linhares. A Rua Monsenhor Evaristo (Plano Inclinado) será interditada no sentido Pontal, permitindo o acesso pela Avenida Princesa Isabel. Haverá também alteração no sentido da Praça José Marcelino, continuação da Avenida 2 de Julho, e também na Rua Maron Pacheco, sentido Avenida Osvaldo Cruz a Soares Lopes.

O acesso à Rua Almirante Linhares e Praça Cairú, em direção a Receita Federal, será exclusivo para o transporte coletivo urbano. Também será proibido o estacionamento no canteiro central da Avenida Soares Lopes e na Rua Bento Berilo e Avenida Tiradentes, nos dois lados da via.

Haverá ainda a interdição da Rua José Adry. E a pista direita da Avenida Lomanto Junior será dedicada aos ônibus.O tráfego de veículos na Ponte Lomanto Junior também será restrito. Durante a sua interdição parcial, será proibida a circulação de caminhões e bicicletas no horário compreendido entre as 07 e 19 horas. “Como são mais lentos, poderão atrapalhar o trânsito, uma vez que passam cerca de mil por hora, pela Ponte”, declarou Elza Maria.

Para facilitar a adaptação dos motoristas às alterações no tráfego, a Setrans disponibilizará seus profissionais de rua ao longo dos trechos alterados a fim de orientar os motoristas e garantir o cumprimento das mudanças. Durante 24 horas, seis agentes ficarão na Ponte Lomanto Junior, onde será instalado um semáforo manual. Caminhões-guincho também ficarão disponíveis no local.


Ainda neste final de semana, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito instalará a sinalização nos trechos alterados. Também está sendo providenciada a confecção de material informativo para ser distribuído entre os motoristas e pedestres. “Para que o tráfego não fique muito lento, sugerimos que as pessoas peguem mais caronas e utilizem o transporte coletivo, que terá prioridade nessas alterações”, sugeriu a secretária.

Nenhum comentário: