terça-feira, 6 de maio de 2008

Vigilância Sanitária em ação


Débora Chaouí Pimenta, coordenadora municipal da Vigilância Sanitária (Visa) também foi entrevistada por Gil Gomes no Alerta Geral desta terça-feira.

Débora falou sobre as ações da Vigilância Sanitária que têm impactado dois setores importantes para a saúde do ilheense: a fiscalização das farmácias e dos açougues e estabelecimentos que vendem carne.

A fiscalização da carne é uma parceria entre a Vigilância Sanitária, o Ministério Público, Secretaria Municipal de Agricultura, ADAB e Polícia Militar.O grande objetivo é garantir que a população consuma produto de qualidade: carne de procedência comprovada e correta (matadouros do município de Ilhéus, ou matadouros estaduais e federais), e que esteja devidamente resfriada, com temperatura máxima de 7°C.

O resfriamento é o maior problema, e se verifica de maneira mais incisiva na Central de Abastecimento, onde os comerciantes insistem em manter a carne dependurada e exposta, apesar de quase todos já possuírem balcões refrigerados. Na última fiscalização foram apreendidos 122,7Kg de carne, que foram imediatamente incinerados, com a presença de representantes da Central de Abastecimento, Polícia Militar e da Visa.

Segundo Débora, é visível a melhoria em todos os açougues, especialmente nos localizados nos diversos bairros da cidade, fora da Central de Abastecimento. Ela espera o auxílio da população, que exija a carne refrigerada, parao seu próprio bem, e dos comerciantes a compreensão de que o investimento de agora terá retorno garantido, agregando valor ao seu produto.

A ação de fiscalização das Farmácias é feita em parceria com o Ministério Público e o Conselho Municipal de Saúde. Além de verificar a validade dos produtos (remédios, cosméticos, fraldas descartáveis, etc), a Visa cobra das farmácias o cumprimento da lei que exige a presença de um farmacêutico de plantão, pois do contrário o estabelecimento fica sem alvará sanitário.

Durante as fiscalizações do ano passado, nove farmácias que estavam irregulares assinaram um Termo de Ajuste de Conduta, se comprometendo a corrigir o que estava errado. Findo o prazo para o ajuste, quatro delas haviam fechado, quatro se colocaram em posição regular e apenas uma não se adequou e precisou ser interditada.

Uma das queixas dos proprietários de farmácias é que não existem farmacêuticos disponíveis na cidade, uma vez que cada farmacêutico só pode assinar por uma farmácia, mas a coordenadora municipal da Visa informa que existem, sim, profissionais disponíveis, e qualquer informação pode ser obtida na sede da Vigilância Sanitária, Rua Visconde de Mauá, 96 - Centro, ou pelo telefone 3231-7214.

Nenhum comentário: