terça-feira, 17 de março de 2009

Alerta Geral debate Porto Sul.
Hoje o nosso Programa Alerta Geral abriu espaço para ouvir a opinião do povo de Ilhéus acerca do Porto Sul, projeto anunciado pelo Governo do Estado. 15% dos ouvintes que ligaram para o programa afirmaram que são favoráveis a implantação do Porto Sul, pois segundo eles, trata-se de um projeto arrogado que vai gerar emprego, que vai trazer progresso para o município.
Porém, 85% deles disseram que são contrários, uma vez que o projeto não retrata sua realidade, os fatos reis são desconhecidos, além dos problemas que o projeto pode causar. Um ouvinte e morador do distrito de Juerana de nome Fred, disse que podemos ganhar esses empregos com o turismo, uma vez que Ilhéus é um município turístico, mas querem transformar lhe num município industrial, isso é pra Camaçari, Salvador, esses sim, são municípios industriais. Ilhéus não, Ilhéus é turístico, portanto precisamos buscar esses empregos nessa área.
A repercussão foi boa, e pelo que observamos o povo não está totalmente confiável quanto ao projeto denominado de complexo intermodal.
O secretário de Governo José Nazal, participou também do programa e disse; Temos poucas informações sobre esse projeto, na semana passada, discutimos o assunto com diversos segmentos e voltaremos a debater o assunto no próximo dia 15 de abril. O fato é que precisamos colocar o pé no chão, para não tomarmos decisão errada. O nosso porto mesmo que foi construído há 40 anos, foi muito importante, mas hoje vemos as suas conseqüências com o avanço do mar no São Miguel, São Domingos e até Ponta do Ramo, disse o secretário.
Nazal falou sobre a ZPE, afirmou que o projeto é uma realidade, e uma empresa já trabalha no sentido da implantação da Zona de Processamento e Exportação, que será na estrada Ilhéus-Uruçuca...

Cadê o Buzu?
Alunos do Distrito de Rio do Braço estão sem estudar. Segundo eles, a escola do local foi fechada, portanto foram transferidos para uma escola no Distrito de Banco do Pedro, porém não tem ônibus. A secretaria de Educação não disponibilizou o ônibus para levar os alunos de Rio do Braço para Banco do Pedro, os pais não têm dinheiro para pagar passagem, e assim, os alunos estão sem aula.
Os estudantes da Rede Estadual de Salobrinho e Banco da Vitória passam pelo mesmo drama: Também estão sem estudar por falta de ônibus.
Por outro lado a Escola da Barra que fica dentro do Batalhão da Policia Militar, até hoje não tem professor.

Adiado festival do chocolate.
O Festival do Chocolate da Costa do Cacau, não vai mais acontecer em abril. Foi transferido para 10 a 14 de junho. A proposta é posicionar Ilhéus e o sul da Bahia como produtores de cacau e chocolate de qualidade e padrão internacional, incrementar o fluxo turístico e opção de lazer, entretenimento, reciclagem e de negócios. O evento será em três espaços voltados para o público infantil e grandes produtores de chocolate do país, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães. A feira de chocolate será espaço dedicado a empresários, investidores, estudantes, dentre outros, que terão acesso às novas técnicas de fabricação e de manejo, novos equipamentos, além de outros serviços capazes de incrementar o negócio chocolate. A jornada do chocolate será espaço voltado para a reciclagem, com cursos, workshops e oficinas em que estará sendo tratada a produção do chocolate em diversas escalas. Serão abordados programas de incentivo do governo, produção cooperada, linhas de crédito, produção caseira e avaliação de mercados. Já o Planeta Chocolate pretende ser o principal atrativo das crianças que terão brinquedos, atividades educativas e praça de alimentação.

Nenhum comentário: