sábado, 7 de março de 2009

Bahia pode aumentar produção de café.
O café irrigado poderá levar a Bahia a aumentar a produção do grão. Atualmente, o estado detém a quarta posição no ranking dos estados produtores, com 2,5 milhões de sacas. Minas Gerais é o primeiro, respondendo por 50% da produção nacional, seguido do Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. Em São Paulo, a lavoura do café perde espaço para o cultivo da cana e da laranja, que pode ser ocupado pela Bahia, que assumiria o terceiro lugar no ranking nacional. A partir desta segunda-feira (9), os maiores especialistas de cada elo do agro negócio café, além de representantes de todos os estados produtores, participam do 10º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que será aberto em Salvador. No mesmo dia, acontecerá o Fórum de Secretários de Agricultura, com a participação dos secretários da Agricultura dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Rondônia. O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). A Bahia tem aproximadamente 135 mil hectares de área plantada, espalhados por 167 municípios. Destes, em pelo menos 80 esta atividade já se apresenta de forma importante e em outros 30 se sobressai como de relevante importância econômica.

Empresário envolvido em fraude na PM é investigado pela SSP.
As investigações nas contas do empresário Fernando Simões, proprietário da empresa Júlio Simões, que teve o sigilo bancário e fiscal quebrados por determinação da Justiça, serão realizada pelas Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Vencedora do fraudulento processo de licitação para a locação de 191 viaturas da PM, envolvendo o ex-comandante da Corporação, coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana, a empresa é suspeita de várias fraudes em outros estados, principalmente em Minas Gerais.Além do ex-comandante, estão presos os coronéis Jorge Silva Ramos, diretor de Apoio Logístico da PM, e Sérgio Alberto Silva Barbosa, ex-comandante do Corpo de Bombeiros, o procurador André Bahia, o tenente Antônio Durval Senna Junior e outras sete pessoas. Nos próximos dias, serão ouvidas outras testemunhas do esquema fraudulento. Os documentos e computadores apreendidos quinta-feira (5) na Operação Nêmesis já foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica para realização de perícia.
Pinheiro já admite ser secretario estadual.Em entrevista à imprensa durante o lançamento das obras do PAC na Bahia, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) admitiu, pela primeira vez, que existem conversas para o seu ingresso na administração estadual. “Ainda não conversei com o governador, devo conversar daqui para segunda”, disse. Questionado sobre qual posição ocupará, ele respondeu: “Ainda não sei, ainda vamos conversar. Obviamente que o governador deve estar fazendo conversas internas, então seria uma posição ruim dizer um lugar que eu desejo estar indo sem ter uma conversa com o governador”. O deputado reconheceu ter competência para ocupar tanto a Secretaria de Planejamento como a Casa Civil, mas afirma que é o governador que irá direcioná-lo. “Se o governador indicar, não cabe eu ficar escolhendo em que secretaria vou ficar. Se for ajudar em uma secretaria, eu estou a disposição”, declarou.

Dobradinha em perigo... O ex-comandante da Polícia Militar da Bahia, Coronel Jorge Ribeiro de Santana, foi preso em flagrante pela Secretaria de Segurança Pública quando recebia R$ 26 mil referente a propinas para que intercedesse pessoalmente na licitação para a compra de 200 viaturas para a corporação em sua gestão, encerrada no ano passado. A prisão deve ter conseqüências na pré-candidatura do coronel Gilberto Santana, que pretende disputar uma vaga de Deputado Estadual em dobradinha com Jorge Santana para Deputado Federal. Aliás, mesmo estando há quase dois anos da eleição, Gilberto Santana vem fazendo uma campanha milionária, com adesivos em centenas de carros e cooptação de cabos eleitorais a peso de ouro. (fonte:Blog políticos do sul da Bahia.)

Porto de Ilhéus está fora dos serviços de dragagem.
O porto de Ilhéus está fora dos serviços de dragagem. Isso é o que prevê o edital de licitação para o mesmo serviço para os portos de Salvador e Aratu que será publicado hoje (6) no Diário Oficial da União, pela Secretaria Especial de Portos. A informação é do ministro Pedro Brito, acrescentando que sobre o porto de Ilhéus, por enquanto, não há nenhuma obra de dragagem prevista. “Hoje, não há justificativa econômica para isso. Estamos aguardando o projeto do novo porto de Ilhéus, associado à Ferrovia Leste Oeste, para então fazer avaliação mais precisa do antigo porto”. O edital prevê a ampliação da bacia de evolução – espaço que os navios dispõem para realizar as manobras. O investimento é da ordem de R$ 100 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). Se não houver nenhum imprevisto os serviços serão concluídos em abril de 2010. No porto de Salvador o serviço de dragagem prevê a retirada de aproximadamente 2,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Com isso, a profundidade do local que hoje varia entre 8 e 12 metros, passará para 15 metros, permitindo assim a atracação de navios de maior porte (até 300 metros de comprimento) e calado (15 metros), reduzindo os custos de operação e ampliando a capacidade de movimentação de cargas do terminal. Já no porto de Aratu será recolhido 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos. A profundidade saltará dos atuais 12 metros para 15 metros. Em Aratu será feito também o serviço de derrocamento – retirada de conjunto de pedras que alteram a capacidade de navegação em determinado trecho do mar. Nos dois portos a bacia de evolução passará de 275 metros para 550 metros. (Com informações de A Tarde).

Nenhum comentário: