quinta-feira, 5 de março de 2009

Governador busca apoio de Lula para implantação do Porto Sul.
O governador Jaques Wagner se reuniu, na última terça-feira (3), em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro do Meio Ambiente, para solicitar apoio ao projeto de construção do Porto Sul (off shore), a ser executado a uma distância de três quilometros do litoral, com objetivo de evitar prejuízos ambientais.O governador informou que uma ponte será construída para ligar o porto ao continente e que não funcionará nenhuma indústria no local. “Temos segurança de que este projeto de construção do Porto Sul tem o apoio da comunidade local, e nossa maior preocupação é justamente evitar danos ambientais à região”, disse o governador. O ministro Carlos Minc informou que vai estudar o projeto e achou interessante a idéia da construção ser do tipo off shore, como forma de reduzir os impactos ambientais.

Adab intensifica ações para impedir entrada da Mosca-da-Carambola na Bahia.
Em continuidade às ações inerentes ao decreto Nº 11.414/09 que regulamenta a lei de defesa vegetal no estado, dentre elas, manter a Bahia livre da praga Mosca-da-Carambola, já presente no estado do Amapá, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), instalou armadilhas nos principais pontos de entrada do estado, a exemplo dos aeroportos, estações rodoviárias, portos marítimos e ceasas.O objetivo é proteger a fruticultura baiana do inseto considerado uma das principais pragas de importância econômica e quarentenária para a fruticultura mundial. A Mosca-da-Carambola é causadora de danos diretos à produção, tornando-se o maior entrave para as exportações de frutas frescas. A mosca utiliza como hospedeiro, além da carambola, as culturas da goiaba, manga, laranja, cajá, tangerina, pitanga, tomate, caju e pimenta, dentre outras. Para o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, a preocupação básica do órgão é a proteção do território baiano à introdução de pragas de importância econômica e quarentenária. “Temos implementado e desenvolvido programas de monitoramento, educação sanitária, controle, caracterização de áreas livres de pragas embasados no zoneamento, cadastramento, georeferenciamento de plantios, na determinação de incidência e prevalência de pragas em importantes culturas produzidas no estado, além de caminhar em conformidade com as diretrizes fitossanitárias do Ministério da Agricultura”.

ESPICHA VERÃO CHEGA TAMBÉM Á ILHÉUS.
As principais atrações do projeto “Espicha Verão/Praia 24 Horas” e toda a programação do evento serão divulgadas nesta quinta-feira (5), às 9h, em uma coletiva de imprensa, no Lobby Sul, Sala 03, Centro de Convenções da Bahia. O “Espicha Verão” prolonga a alta estação e promove grandes shows e apresentações da cultura popular em Salvador e, neste ano, se estende ao interior: Porto Seguro, Ilhéus, Capão (Chapada Diamantina) e Itacaré, principais portões de entrada da Bahia, nos dias 7, 14 e 21 de março. Participam da coletiva a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo, Antonio Carlos Vieira Tramm e a atriz Gessy Gesse, ex-mulher do poeta Vinicius de Moraes, um dos homenageados do evento.


INMETRO TRAÇA METAS PARA 2009.
Traçar metas e planos para o exercício de 2009. Este é o objetivo da reunião regional que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) realiza nesta quinta-feira (5), às 9h, em Salvador, com a presença de diretores de seus órgãos delegados e de representantes de todos os Institutos de Pesos e Medidas (Ipems) da região Nordeste. Durante a reunião, que acontecerá até sexta (6), o Ibametro vai sugerir a adoção de providências, a nível nacional, para baixar os altos índices de inadimplência de supermercados, padarias e outros estabelecimentos comerciais com o Inmetro - o valor referente a autos de infração já chega a R$50 milhões. Além disso, serão discutidos assuntos como o investimento do Inmetro para o Nordeste, GPS em veículos, taxímetros - geração de taxas via internet, operações especiais.

Geraldo é vice...
O deputado federal Geraldo Simões (PT-BA) vai assumir o cargo de vice-líder do PT na Câmara Federal. Além disso, Geraldo será titular da Comissão de Viação e Transporte e suplente da de Agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural. O Deputado afirmou que como titular da comissão de viação e transporte vai trabalhar bastante para conseguir recursos para importantes obras para o sul da Bahia. Na opinião de Geraldo, a duplicação da rodovia Itabuna - Ilhéus é bastante necessário, e por conta disso vai fazer o possível para conseguir a liberação de recursos para viabilizar essa obra e conseguir mais agilidade na construção do porto sul e do novo aeroporto de Ilhéus. Enquanto isso, aqui em Ilhéus quem foi escolhido para ser o líder do PT na câmara foi Paulo Carqueija...

Collor no poder...
A aliança entre o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Renan Calheiros (PMDB-AL) rendeu bons frutos ao ex-presidente. Collor derrotou hoje a senadora petista Idelli Salvatti (SC), apoiada pelo PSDB, na disputa pela presidência da Comissão de Infraestrutura da Casa. O petebista derrotou Ideli por 13 votos a dez. O líder do PT no Senado, Aloísio Mercadante (SP) disse que o partido foi desrespeitado em seus direitos, já que pela regra de proporcionalidade o PT deveria assumir a presidência da comissão, por ter a terceira maior bancada na Casa. Mercadante classificou ainda a aliança que deu a vitória a Collor como “espúria”.
A vitória de Collor, está dando o que falar... Lembrano que a Comissão de enfraestrutura e quem vai mexer com o dinheiro do PAC.

Nenhum comentário: