segunda-feira, 23 de março de 2009

Educação.
Hoje questionamos a falta de professores na Rede Estadual, inclusive alguns colégios que estão sem aulas por falta de professores. O Diretor da Direc-6 professor Edney Mendonça, participou do programa e disse: Realmente existe a falta de professores na Rede Estadual, mas estamos solucionando o problema com a contratação de professores através do sistema REDA. Inclusive já estamos fazendo a seleção dos professores, portanto, essa problemática na Rede Estadual esta sendo resolvida, disse Edney. Falou ainda sobre o plano do Governo do Estado para ainda este ano. Por exemplo; queremos construir um colégio em Ponta do Ramo e no Nossa Senhora da Vitória em parceria com o município, inclusive já falei com o prefeito e com o secretário Maciel, sobre o assunto, me relaciono bem com os dois, sou do PT, mas isso não vai interferir na parceria, que prever doação de dois terrenos por parte da prefeitura para implantar os dois colégios. Também vamos construir outro colégio em Inema. Afirmou Edney.
Indagado qual seria a mudança no Colégio Estadual de Ilhéus, disse ele: vamos transformar o Estadual em um grande Colégio Profissionalizante, estudos estão sendo feitos para isso, é uma grande meta.


ESCOVAR OS DENTES EVITA DOENÇAS GRAVES.
Um hábito corriqueiro como escovar os dentes pode prevenir doenças. Mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escova os dentes de forma correta. A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das conseqüências. Basta uma rotina de prevenção para ter dentes saudáveis, mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país. Com o orçamento apertado e a falta de informação, se os adultos não tiveram o exemplo, eles não ensinam as crianças que também crescem sem o hábito da escovação. São gerações de brasileiros que têm doenças nos dentes e gengivas e nem sabem do risco. Em 24 horas sem escovar os dentes, as bactérias se multiplicam 250 vezes, sem sintomas. Não causam dor, mas podem provocar, além de cáries e inflamações, doenças como pneumonia e até infarto. “Quando há uma infecção, as células do organismo vão morrendo, as bactérias vão se fortalecendo e vão caindo na corrente sanguínea. Quando elas caem na corrente sanguínea, elas podem se alojar em algum órgão do corpo. Pode ser tanto o coração quanto qualquer órgão”, explica a dentista Ilana Marques. “As pessoas que têm problemas cardíacos de válvulas estão mais suscetíveis, mas isso pode acontecer com qualquer paciente”, alerta o dentista Breno Massimo. O Ministério da Saúde informou que vai distribuir este ano 40 milhões de escovas e pastas de dente. “Os kits são para alunos de escolas públicas e pacientes atendidos pelo programa Saúde bucal”.

CASA DE PRAIA DO BAHIA VAI SER DEMIOLIDA.
Considerada por alguns torcedores um verdadeiro elefante branco, a sede de praia do Esporte Clube Bahia, localizada no bairro da Boca do Rio, deve ser demolida pela prefeitura de Salvador para a construção de um espaço de lazer. O anuncio foi feito por meio de um decreto que definiu todos os 23 quilômetros quadrados da sede um espaço de utilidade pública. Segundo nota divulgada através do site oficial do Bahia, a diretoria do clube “compreende a importância e alcance social da iniciativa” e define com a prefeitura os termos da desapropriação, que deverá chegar aos 30 milhões.

DORMINDO COM O INIMIGO.
Pensa comigo: O ministro Nelson Jobim é de qual partido? PMBD. Geddel é de qual partido? PMDB. Geddel pensa em ser governador. Se ele articula com Jobim e tira da Bahia a Superintendência da Infraero, quem fica no desgaste? Wagner. Se depois Geddel entra na jogada e consegue com Jobim a permanência da INFRAERO na Bahia, quem ganha? Ele, Geddel. E se Wagner não consegue reverter à situação quem perde? Ele, Wagner, e Geddel, fica na fita. Como na Bahia a gente vota pelo calor da emoção, Geddel levaria os loros da historia.
Ora, só doido não ver essa tentativa de decolagem de Geddel.

TOME TEATRO

A Casa dos Artistas, de Ilhéus, promoverá doze horas ininterruptas de teatro, em comemoração a passagem do Dia Internacional do Teatro, na próxima sexta-feira (27). O evento, intitulado de “Tome Teatro”, acontecerá na rua Jorge Amado, em frente à Casa dos Artistas. Contará com a participação de mais de cinqüenta artistas e grupos de Ilhéus e Itabuna. O projeto, segundo o diretor Romualdo Lisboa, é direcionado aos estudantes da rede pública e população em geral.
Será uma opção de entretenimento para as pessoas que andam no comércio, bem como de aprendizado, porque também será explanada a história do teatro no mundo. A professora Tânia Barbosa, artista residente da Casa, enfatiza que o evento, também, servirá como trabalho de formação de platéia. Quem quiser patrocinar ou apoiar, basta ligar para o (73) 3231-0785 ou comparecer à rua Jorge Amado, 39 no centro da cidade. É a oportunidade da empresa associar seu nome à arte.
Legenda da foto - (Da esquerda para a direita): Ely Isidro, Tânia Barbosa e Takaro Vitor, numa cena do espetáculo “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”.
Crédito da foto: Felipe de Paula.

Nenhum comentário: